Ó a Renault, ó! (corrigido)
SÃO PAULO (agora, só em dezembro) – Os testes de Barcelona acabaram há pouco e a Renault, com Kovalainen, fechou o período de três dias com o melhor tempo de todos: 1min20s659, superando o recorde da pista com controle de tração, 1min21s066 do Coulthard em 3 de maio, durante testes, também. Mas aí descobriram que ele cortou a chicane e não valeu. Então quem ficou na frente foi Felipe Massa, com 1min21s044, tempo melhor que aquele do Coulthard, também.
Só aí já temos um tema para discutir. Os carros não ficarão mais lentos sem o controle de tração. Aliás, nunca ficam. Ficarão mais difíceis de guiar. O que é outra coisa. Falando em controle de tração, e apesar daquela derrapada do Schumacher mostrada abaixo, ninguém deve esperar grandes mudanças, não. No mapeamento de motor, atualmente, é possível conseguir efeito parecido com o que hoje é tarefa da centralina. Engenheiro de F-1 resolve rápido as coisas.
Bem, deu Massa, com Kovalainen em segundo e Montagny, se despedindo da Toyota, em terceiro. Esses três e mais Vettel superaram o tempo do Schumacher de ontem. Bourdais continua andando perto do alemão, adaptando-se rapidamente ao carro e à categoria. Vai ser legal essa dupla de “Tiões”.
A Force India conseguiu andar na frente da Honda com Klien. Robert Doornbos foi trazido das trevas para treinar com a Red Bull. Foram 20 pilotos na pista. O relato do treino está aqui. Os tempos, aí embaixo.
João , vc viajou !!
ele nem testou nesse dia !! se tivesse andando , viraria em 1:20 com um pé nas costas !!! é só comparar os tempos dos dias , em média o pessoal melhorou 1 s , ou seja a pista estava mais rápida , talvez por uma temperatura mais amena !!
tomara que ele participe dos testes em Jerez tb , prá dar outro cacete em todo mundo de novo
De fato, quando o Schumacher põe tempo em todo mundo, ele é um gênio que merece uma estátua, mas quando os outros botam tempo nele ninguém arrisca um simples artigo .. rs … é como eu sempre digo: tem muito comentarista deixando a imparcialidade de lado. Michael é um ótimo piloto, e não precisa dessa demonstração de torcida explícita (ainda mais quando oriunda de especialistas em automobilismo). Sobrou torcida, e faltou jornalismo.
Se alguém estiver afim de saber o que penso sobre a nova centralina da F1, tem um texto que levei o dia inteiro escrevendo no meu blog, acessem lá!
Se alguém estiver afim de saber o que penso sobre a nova centralina da F1, tem um texto que levei o dia inteiro escrevendo no meu blog, acessem lá!
Ao Sergio, a Honda é a prova de que não basta ter a grana, mas também as pessoas certas, como a Reanult e a Red Bull vem mostrando, a própria Willians com a competência do seu ainda dono. O que a Honda precisa é separar de vez a influência que exerce a presidência da Honda Motors na Honda Race, assim como o Vasco cai pelas tabelas quando o Eurico se mete na direção técnica do futebol vascaino. Um fio de cabelo não é nada numa careca, mas numa sopa…
fabricio ,essa de até minha avó é de doer hein !! eu ouvi isso do Lauda , falando que até um macaco andaria rápido , ele foi andar com a Jaguar , por coincidencia nessa mesma pista , e não conseguiu nem andar em linha reta
fabricio , vc viaja !! pena que o cara não andou hj !! viraria em 1:20 fácil !! e seria o mais rápido de novo !! os tempos tem que ser comparados no mesmo dia , sob as mesmas condições !!
estou com uma leve impressão que até meu kadett dá pau na Honda….
Se o Scumi estivesse aí hoje seria o primeiro de novo, só bobo levanta dúvida.
hoje todo mundo (4) anda melhor do que o schumi entao todo mundo fala que a pista tava mais rapida pode até ser mais se fosse o inversso nao ninguém pegaria este parametro em conta, quando o schumacher bota 0.5s no massa todo mundo ri mas nao ve que o massa teve acidente e o alemao andou 30 voltas a mais !!!
e um dia a mais depois pode falar que faz um ano que ele nao andou ertc e tal mas o carro ta sem traçao e é novo pra todos e ele afinal conduz faz 15 anos até minha vo daria volta rapida com a ferrari hehe !!! (so o barrichelo que ainda não talvez daqui à 30 anos quem sabe ?)
A Renault está mostrando que é uma das grandes, tem uns “moleques” irados por lá, que mandam a bota e seguram bem no volante. Tá prometendo pra 2008…
Não. Eu odeio Física. E Química.
Vettel, Vettel… Alemão, McLaren-Mercedes… Sei não. Seria até interessante e pôr ele pra dar um caldo no Hamilton no ano que vem.
TC hoje em dia é um programa de computador, os caras só vão mudar de “lugar”, em vez de atuar no motor vai atuar no acelerador por exemplo.
até porque o TC pode ser enviado via rádio no meio da fala, isso é + uma falácia da F1 p vender o peixe
Wagner , não viaja !! se o cara tivesse andando hj , faria 1:20 com um pé nas costas !!!
Tomara que ele teste em Jerez tb , prá dar mais uma surra
Sem controle de tração é mais jóia. Quero ver todo mundo andando de lado.
Caro Flávio,
Lei de física: “para cada ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade”.
Seus comentários não deveriam respeitar esta lei e estar equalizados com os comentários elogiosos ao Schumacher efetuados ontem?
o kovaillanen melhorou 0,7 s de ontem prá hj !! com ctz a pista estava mais rápida hj !! deveria estar com a temperatura mais amena !!
Fabiano , Schumacher se tivesse andado hj ,com ctz viraria na casa de 1:20 !!
hj com ctz a pista estava mais rápida , tanto que a grande maioria dos pilotos melhoraram !! o Couthard melhorou 1 s , por exemplo !! o que é vale de parametro , é o teste de ontem , pois os tempos foram feitos sob as mesmas condições , e oalemão cravou 0,5 s no Massa
Massa meteu 7 decimos em cima do badoer enquanto que schumacher meteu 5 decimos. nada mal para o massa
Zeze , se ele tivesse andado hj , com ctz viraria na casa de 1:20 !! ctz absoluta
Preguiça de digitar?
E a coluna Warm Up de quinta, como fica?
Fica pra sexta?
Assim vão descontar do seu salário, cuidado…
“O fim do TC vai separar os homens dos meninos”, ” agora os pilotos vão se destacar dos robôs”, ” agora a pilotagem vai prevalecer como nos velhos tempos”, “blá blá blá”….
No fim das contas, não mudou nada, os tempos podem até melhorar, ninguém está cometendo erros crassos…
A única decepção por enquanto estão sendo os dois pilotos da BMW, o resto continua como sempre.
E a “molecada” está se dando muito bem, com TC ou sem.
Qual vai ser a justificativa para desmerecerem os pilotos da F-1 atual? o manjado câmbio manual?
O fim do controle de tração não vai mudar grande coisa na F-1. Vocês se lembram quando os carro asa foram proibidos? E do fim da era turbo? A evolução não para e como disse o FG os engenheiros vão encontrar uma maneira de compensar. Se tiver alguma pista daquela época com o mesmo traçado tenho certeza que os tempos hoje são menores.
Na verdade, o melhor tempo do dia foi de Heikki Kovalainen, em 1min20s659, mas a marca do finlandês da Renault foi desconsiderada após ter sido detectado que ele cortou a chicane. Sendo assim, o melhor tempo ficou com o brasileiro da Ferrari, em 1min21s044.
Eu penso que a proxima sessão, daqui a semanas, irá demonstrar com mais ‘pé no chão’, como os carros estarão se comportando sem o CT. Não se pode negar que qualquer um que sente num F1 , é por sua própria natureza um fora de série e, dentre esses, há os extraordinários. Faltou o MS, nesse último dia para dar a ‘média’ do treinamento.
Mesmo assim, fica a pergunta; para onde vai Alonso? Será que ele vai encarar outro ‘osso’ duro como o Kovalainen, já que ele irá querer a posição de número um inconteste? Sei não. Ainda acredito numa reviravolta a lá MS na Ferrari decrépita e, posteriomente mega vitoriosa, fazendo isso com a Honda. Se acontecer isso, e ele conseguir, faltarão adjetivos para elogia-lo.
E no box da Force India teve ter uma montanha de palitos de incenso para ajudar…. :-))
Percebi que só o Kovalainen treinou pela Renault todos esses dias. Já não seria um indício que Alonso vai mesmo para lá e que Nelsinho vai rodar nessa?