Blog do Flavio Gomes
Sem categoria

Túnel virtual

SÃO PAULO (contas e mais contas) – A Renault está em fase final de desenvolvimento de um software que fará as vezes de um túnel de vento, capaz de simular qualquer pista, em qualquer condição. Mais ou menos isso. Como a FIA restringiu na base da canetada o uso de túneis de vento, monstrengos que […]

SÃO PAULO (contas e mais contas) – A Renault está em fase final de desenvolvimento de um software que fará as vezes de um túnel de vento, capaz de simular qualquer pista, em qualquer condição.

Mais ou menos isso.

Como a FIA restringiu na base da canetada o uso de túneis de vento, monstrengos que há anos vêm comendo os orçamentos das equipes, é uma boa. Aliás, não sei como ninguém fez isso antes. Computadores simulam de tudo com enorme fidelidade, por que não simulariam um sopro num carro de corrida?

E assim, daqui a algum tempo, aquelas monumentais estruturas em forma de hangar espalhadas pela Inglaterra, Japão, Alemanha e Itália (na foto, o túnel da Ferrari) vão virar ruínas, e as empreiteiras que as fizeram terão de arranjar outro meio de arrancar dinheiro dos incautos.