Túnel virtual
SÃO PAULO (contas e mais contas) – A Renault está em fase final de desenvolvimento de um software que fará as vezes de um túnel de vento, capaz de simular qualquer pista, em qualquer condição.
Mais ou menos isso.
Como a FIA restringiu na base da canetada o uso de túneis de vento, monstrengos que há anos vêm comendo os orçamentos das equipes, é uma boa. Aliás, não sei como ninguém fez isso antes. Computadores simulam de tudo com enorme fidelidade, por que não simulariam um sopro num carro de corrida?
E assim, daqui a algum tempo, aquelas monumentais estruturas em forma de hangar espalhadas pela Inglaterra, Japão, Alemanha e Itália (na foto, o túnel da Ferrari) vão virar ruínas, e as empreiteiras que as fizeram terão de arranjar outro meio de arrancar dinheiro dos incautos.
Espero que a Renault não se dê mal nesse processo e por conseguinte atrapalhar a carreira do Piquet. As inovações são bem vindas e demoram a dar resultados positivos, mas vou torcer para que a Renault consiga dar um salto de qualidade no desenvolvimento do carro e possa fazer frente as outras equipes.
isso sim é um blow job !
Eu tinha falado sobre o fim dos túneis de vento no meu blog.
Só tem um fato mesmo sobre os custos dos times na F1: Um time sempre gasta tudo aquilo que pode arrecadar.
Ou seja, tudo que é proibido de um lado, gera desenvolvimento do outro.
Achei absurdo limitarem motores antes de limitarem aerodinamica, dada a inutilidade dela no nível da F1. Motor evolui muitas coisas, como processos de fundição e forja, e cálculos de massa, suistemas de refrigeração. Mesmo não gerando nenhuma nova tecnologia, se a grana da F1 fosse para os motores, teria um desenvolvimento mais aproveitavel pela indústria.
Computadores para simulações de tunel de vento sempre existiram, mas funcionavam em parceria com os próprios túneis.
Esses apêndices que a gente vê são “imaginados” pelo computador, e depois testados no túnel de vento.
O que a Renault está fazendo é o desenvolvimento de um software que não dependa tanto dos túneis, pois agora eles terão funcionamento limitado.
Mas sobre a “facilidade” de se simular os túneis, eu discordo. Os computadores mais rápidos do mundo simulam algo como 10 moléculas de ar de precisão.
Ou seja, podemos considerar que os melhores computadores funcionam com uma precisão 10 vezes menor que um tunel real.
Isso com computadores do tamanho de vários caminhões enfileirados.
Bom, acho que o Gomes tava sendo irônico com esse “simular um sopro”. Como os outros já falaram aqui, mecânica dos fluidos é uma das áreas mais complicadas das física, e que demanda recursos computacionais assustadores até pra simular coisas simples.
Mas eu imagino que coisas similares já existam em outras equipes, a Renault apenas deve ter feito “mais marketing” sobre o assunto.
Pagando pra ver.
Podemos até discutir o quão longe é o futuro , mas que o futuro da aerodinamica está nos modelos computacionais , não tenho dúvida .
Assim como não tenho duvidas de que os primeiros a conseguir resultados melhores do que os obtidos por túneis de vento certamente pagarão mais caro por estes resultados do que se tivessem utilizados túneis . Porque ? Simples: inovação custa caro em qualquer coisa e qualquer lugar . Mas na F-1 inovação não custa caro ; custa caríííííssimo ….
Raramente comento aqui, mas vejo quando criticam o FG por qualquer coisa porque ele gosta de Lada, DKW e tem idéias de esquerda radicais. Aí a gente abre o blog e vê o Ricardo Divila comentando neste espaço. Acho que esse tipo de audiência prova muita coisa sobre o FG. Os que não gostam dele devem se morder nessas horas…
Caro Flavio
A renault esta um pouco atrazada com o uso de CFD, a que esta mais avancada eh a BMW, o sistema de uma serie de computadores acoplados para fazer um massive computing array ajudou no pulo de performance que tiveram este ano, usando “Albert”, que usa 530 micro-processadores 64-bits AMD Opteron desde 2004, e software da Fluent ( O mesmo que eu uso, mas nao a esse nivel!).(veja- http://www.fluent.com/solutions/brochures/motorsports-mb-elec.pdf )
Mais- http://www.fluent.com/about/news/newsletters/06v15i2/a1.pdf e http://www.f1-country.com/f1-engineer/cfd.html
O CFD eh usado para os detalhes, e se usa o tunnel para confirmar o resultado, mas em breve tempo os tuneis serao realmente obsoletos…por enquanto ainda sao uteis… abracos Ricardo
Eu havia comentado sobre a adoção da simulação virtual quando o FG escreveu sobre a limitação do uso dos túneis de vento…
No final das contas, vão sofisticar tanto os softwares de simulação que eles vão se tornar tão caros quanto o uso dos túneis de vento…
Olha, sou engenheiro e posso dizer o seguinte: isso é mais marketing do que realidade.
Nao é tao simples assim simular escoamentos compressíveis computacionalmente, em qualquer condição, e em qualquer pista e de qualquer modo, principalmente quando aparece a tal da turbulência…
Um “sopro” de um carro de corrida nao é nenhuma baba não, senhor Gomes.
Simular escoamentos computacionalmente (mecanica dos fluidos computacional) é uma area de pesquisa aberta, com muitas incognitas e poucos resultados totalmente cosolidados, que mobiliza muitos pesquisadores atualmente.
Assim, caso a Renault faça ao pé da letra o que está dizendo (caso ela consiga), não pensem que isso irá baratear a categoria. Isto exige um custo computacional violento (ou seja, ela precisara de alguns supercomputadores, ala NASA) e de muita mao de obra muito qualificada (mais do é preciso para manusear um tunel de vento).
Essa é mais uma daquelas historias tipo aproveitar energia das freadas, papai Noel, cegonha,…
Flavio…
O problema não é o computador.
Problema vai ser inventar uma nova forma de lavar dinheiro.
Té mais.
E agora?
O que MM vai inventar?
Será que vai proibir o uso de simuladores daqui a alguns anos?
A notícia, como vc disse Flavio Gomes é alvissareira, mas vamos esperar a reação dos experts da FIA.
Se isso realmente acontecer.
Eu penso que isso tudo é positivo para o Nelson Piquet Jr.
Por que? Porque não iremos ouvir aquela balela do Alonso de que a equipe ganhou 6 décimos graças ele.
E tem mais, neguinho (ex-manager do Alonso), já tá falando que o Nelson tem que ser humilde…
Hahahaha!!
O passarinho me contou que Alonso já está sabendo pelos “amigos” que tem dentro da Renault, que o seu companheiro de 2008 é o mais rápido que ele já enfrnetou.
Ou seja, antes de começar a temporada, a gang já tá dizendo para botar cabresto no Nelson Piquet Jr..
Sei não?
Acho que a sua previsão vai se repetir. O Alonso terá outro “Hamilton” na vida dele.
Caramba… não imaginava que um túnel de vento era um monstro desses por fora.
Na verdade esta tecnologia já existe faz algum tempo e todas as equipes usam. A Renault pode estar aprimorando seu processo, mas CFD todas usam…
Flavinho, tenho uma F1Racing gringa de janeiro ou fevereiro desse ano explicando bastante sobre isso e a BMW já usa isso há um bom tempo.
Não fizeram isso antes porque os modelos computacionais de dinãmica dos fluidos erão extreeeeeeemameeeeeeeeente complexos e imprecissos. Teses e mais teses de doutorado para melhorar o código computacional.
Um problema aparentemente trivial como o fluxo de ar através de uma lâmina fina fixa que pode se deformar demora (no CESUP – UFRGS) 24 horas para rodar! imagina um carro de F1 cheio de penduricalhos e em movimento!!!
Também me surpreendi com o ineditismo… CFD é algo manjado há alguns anos. Depende de computadores parrudos… mas isso a F1 consegue fácil. O importante mesmo é construir bem o modelo, senão a Renault vai sofrer como a Honda e seus túneis descalibrados.