Blog do Flavio Gomes
Sem categoria

a chicane

SÃO PAULO (que corrida!) – Para quem não se lembra, a chicane que a Stock quer passar a usar em Interlagos aparece aos 2min22s deste vídeo enviado pelo Bruno Mantovani. É da prova do Mundial de Motovelocidade de 1992 em São Paulo. Como é que o Brasil foi perder um evento desses? Ampliando um pouco […]

SÃO PAULO (que corrida!) – Para quem não se lembra, a chicane que a Stock quer passar a usar em Interlagos aparece aos 2min22s deste vídeo enviado pelo Bruno Mantovani. É da prova do Mundial de Motovelocidade de 1992 em São Paulo.

Como é que o Brasil foi perder um evento desses?

Ampliando um pouco o caso, acho que a Stock está jogando uma cortina de fumaça sobre a questão da segurança. Ao propor mudanças em Interlagos, responsabiliza a pista pelo acidente fatal de Rafael Sperafico. A pista não é culpada. Culpados são os pilotos da Stock, que acham bonito empurrar os adversários, dar toques por trás, bater. Foi isso que levou Sperafico ao muro.

Quanto à segurança dos carros, é outro assunto que a categoria tenta encobrir ao apontar o dedo para Interlagos. Pode ser que Rafael não sobrevivesse mesmo se a construção dos carros fosse outra, porque o impacto foi muito violento. Mas as gaiolas são frágeis, sim, e é uma realidade que não deve ser omitida de ninguém. Os pilotos sabem disso.

E se querem mudanças em Interlagos, a pista mais segura do país, o que vão pedir em circuitos modestos como Tarumã, Guaporé, Santa Cruz, Campo Grande e Londrina? Veremos como a comissão dos pilotos vai se comportar em relação a esses autódromos.