a chicane

SÃO PAULO (que corrida!) – Para quem não se lembra, a chicane que a Stock quer passar a usar em Interlagos aparece aos 2min22s deste vídeo enviado pelo Bruno Mantovani. É da prova do Mundial de Motovelocidade de 1992 em São Paulo.

Como é que o Brasil foi perder um evento desses?

Ampliando um pouco o caso, acho que a Stock está jogando uma cortina de fumaça sobre a questão da segurança. Ao propor mudanças em Interlagos, responsabiliza a pista pelo acidente fatal de Rafael Sperafico. A pista não é culpada. Culpados são os pilotos da Stock, que acham bonito empurrar os adversários, dar toques por trás, bater. Foi isso que levou Sperafico ao muro.

Quanto à segurança dos carros, é outro assunto que a categoria tenta encobrir ao apontar o dedo para Interlagos. Pode ser que Rafael não sobrevivesse mesmo se a construção dos carros fosse outra, porque o impacto foi muito violento. Mas as gaiolas são frágeis, sim, e é uma realidade que não deve ser omitida de ninguém. Os pilotos sabem disso.

E se querem mudanças em Interlagos, a pista mais segura do país, o que vão pedir em circuitos modestos como Tarumã, Guaporé, Santa Cruz, Campo Grande e Londrina? Veremos como a comissão dos pilotos vai se comportar em relação a esses autódromos.

Subscribe
Notify of
guest

30 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Caio de SÁ
Caio de SÁ
16 anos atrás

Simplesmente RIDÍCULO, deve ser pra num ficar tão rápido né? por que esta M… de categoria não passa a ser de regularidade? seria melhor.

Pablo Habibe
Pablo Habibe
16 anos atrás

Interlagos é sim uma pista perigosa para os padrões atuais e ignorar isto só por causa do profundo amadorismo da stock que permite este “bate-bate” ridiculo em todas as corridas não vai mudar este fato. A pista poderia ter matado Alonsopouco tempo atrás e ser merecidamente banida da F1.
Pena que destruiram Jacarepaguá.

MSM
MSM
16 anos atrás

Querem tapar o sol com a peneira. O acidente foi causado pelo toque do carro de trás o piloto perdeu o controle e foi direto para os pneus que o devolveram para a pista e aí não dava para evitar o acidente. Os Stocks são mal projetados e deixam os pilotos expostos demais. Em 2009 será lançado um carro mais moderno e espero que atentem para a segurança. Interlagos não precisa ter o traçado alterado para dar mais segurança.

Marcelo Mrigo
Marcelo Mrigo
16 anos atrás

Se o Charles Jarrott estava certo, a pergunta sobre o que vão pedir em autódromos como Guaporé, Londrina, etc, é fácil de responder: Depende. Se a stock for correr nessas pistas; muita coisa. Caso contrário, provavelmente nada.
A preocupação com os pilotos é a versão politicamente correta para a verdadeira questão, que é a imagem da Stock, os prejuízos aos patrocinadores com um acidente fatal transmitido ao vivo…
Durante anos (acho que ainda hoje), no brasileiro de motovelocidade corremos entre árvores na pista de Cascavel…Nunca ninguém deu bola para os apelos dos pilotos, e até agora não ouvi nada sobre qualquer alteração na pista para este ano tbm.

Paulo Franco
Paulo Franco
16 anos atrás

Sorry, enviei antes da hora!
Já para os carros e motos pequenas (até uns 200km/h de final) acho que a chicane não é necessária.
Vai acabar com a graça da freada do S do Senna.
Vi um pancadão de F1 na primeira volta daquele GP (não lembro o ano) onde o Barrichello fez uma bela figura com um Stewart, ao vivo, bem no mesmo ponto e por incrível que me tenha me parecido naquele momento, o piloto saiu inteirão.
O cockpit segurou a barra e ninguem bateu no carro.
Concordo com o ponto de vista das gaiolas frágeis, acho que o Sperafico infelizmente não escaparia e tambem com quem falou que não vai haver nenhuma ultrapassagem ali.
Quem tentar se enfiar por dentro, vai se enroscar com o carro da frente, com certeza.
E as curvas 1, 8 e 9 de Tarumã? E a 1 e o Radiador de Guaporé? E Londrina, com seus muros, cachorros e moleques no alambrado tacando pedra nos pilotos?
Pobre comissão de segurança da Stock… vai trabalhar muito este ano!
Talvez algum recurso eletrônico para acusar algum toque mais violento… mas, e se neguinho só encostar e empurrar?
É, tá faltando educação até dentro da pista no Brasil.
Paulo Franco

Paulo Franco
Paulo Franco
16 anos atrás

Vc queria saber por que o Mundial de motos, na época ainda 500cc, saiu de Interlagos?
Por culpa desse mesmo ponto onde o Carlos Cardus tomou um chão, a moto deu no muro e voltou para a pista pegando fogo e os diretores de prova demoraram um tempão para apagar o fogo, destruindo a 250cc.
O pessoal da FIM deve ter lembrado de Monza, Curva Grande, 250cc, anos 70, Saarinen, Pasolini, pilotos mortos pelo asfalto, etc….
Adoro curvas de alta, separam os manés dos que sabem das coisas, mas no caso das motos, acho que essa chicane em Interlagos deve ser usada.
Ou tem que destruir a uns 100 metros de arquibancada.
Inviável.
O piloto de Superbike Pablo ” Baratinha” Martins caiu ali no Café e ficou desacordado no meio da pista, enquanto, de novo, a organização de prova do campeonato brasileiro de Motovelô ficava pensando se parava ou não o treino.
Mas, eu estive nesse GP.
Eu e uns poucos gatos pingados e ensopados, assistimos todos os treinos.
Ver o piloto de 125cc, Peter Oettl, na sua primeira saída para a pista, debaixo de um aguaceiro, entrar na primeira perna da descida do Lago com a traseira da moto atravessada foi fantástico. Eu pensei: ele errou e quase foi para o chão, que controle!
Na próxima volta, o bicho repetiu a manobra.
A traseira sambando, o gás aberto na hora certinha, recuperou o equilibrio, foi embora e a chuva caindo…
Quinze minutos depois, a maioria estava fazendo a mesma coisa, com aqueles pneuzinhos de bicicleta e eu comecei a entender o que era ser piloto do Mundial!
Alem disso, o # 17 do vídeo, Miguel Duhamel, era um estreante nos GPs e mesmo com uma Yamaha satélite, fez um corridaço no domingo.
O futuro penta campeão Doohan, vestindo uma bota especial, devido a uma fratura em Assen que quase termina em amputação, foi para o sacrifício e conseguiu terminar a corrida.
O pouco público, que parecia ser bem informado, o aplaudiu de pé na reta oposta.

André
André
16 anos atrás

O esporte envolve riscos. E todos os riscos inclusive pistas, pilotos e carros devem ser analisados e evitados ou diminuidos.

Paul
Paul
16 anos atrás

Dá-lhe Cesar Maia e sua “Cidade da Música”(a um custo de Meio Bilhão de Reais….)…esporte a motor no RJ, Kaput, Ruas esburacadas, Favelas invadindo por todos os lados, Saúde morrendo e matando todos os dias…e ele no BLOG dele com ironias lá de NY….vamos aprender a votar …..
Abraços.

Satoru Gonzales Naka
Satoru Gonzales Naka
16 anos atrás

Nunca uma categoria tão amadora conseguiu tanto cartaz quanto a Stock!
As gaiolas são frágeis, os carros são antiquados, fazem um barulho horrivel, o cara que larga hoje em primeiro amanhã tá em 47, é um %!$&#bate-bate sem vergonha!
No video do ITC em Interlagos ficou claro que ali não é lugar de se por um barreira de pneus, mas aquela JOÇA deveria ser muito mais resistente, bonita, elegante, inspiradora….
É o tipo de categoria que tampa o sol com a peneira, coloca uma chicane e acha lindo todo mundo se empurrando!
Execro a Stock!
Pronto falei.

Felipe Mazorca
16 anos atrás

Grande César Maia. Mais uma das suas.

Guga10
Guga10
16 anos atrás

Eu sou amigo pessoal da filha do principal organizador do GP do Rio de Motociclismo. Em uma conversa com ele a uns 4 anos atrás, ele me disse que o maior problema que ele tinha era fazer a prefeitura pagar o prometido. Ele insistia em desvincular o evento da prefeitura, tinha patrocínio suficiente para isso, mas ouviu mais de uma vez que se tentasse desatrelar o evento da Administração Municipal, não teria mais evento. É triste, mas é a verdade.

Airton
Airton
16 anos atrás

clap clap clap
Palmas pro FG!

É isso mesmo que pensei sobre a tal chicane.

Dú
16 anos atrás

Gozado, a comissão não observou aquela parede de pneus ao lado do portão defronte aos boxes? Muita panca tem acontecido na reta dos boxes. E na reforma, mais uma, pq. não fazem um túnel ligando o grid até atrás dos boxes? Linda a imagem na tv de todo mundo indo até a entrada e se instalarem, enquanto a volta de apresentação rola.

Rodolpho
Rodolpho
16 anos atrás

Na minha opinião a sequencia que vitimou o Rafael foi o totó e a barreira de peneus que devolveu-o ao meio da pista, amanhã o cara leva um totó na entrada da chicane, passa reto ,e alguém saindo da mesma acerta-o em cheio, acabam a chicane?
è nosso grande problema, não ha controle nas estradas, proibe-se a venda de bebidas alcoólicas, joga-se o problema para outros para a consciência não pesar

Eric
Eric
16 anos atrás

Não seria mais fácil arrancar uns 3 degraus da arquibancada e aumentar a area de escape???

Opala é o bom
Opala é o bom
16 anos atrás

Gostaria de saber quantos pilotos morreram na stock car quando eram usados os opalas e depois os omegas ??????

jose
jose
16 anos atrás

Se não forem tomadas providencias mais acidentes violentos acontecerão e não por culpa de Interlagos mas pela irresponsabilidade da maioria dos pilotos da stock e da fragilidade desses carros feitos a facão.

Viscondi
Viscondi
16 anos atrás

Você esqueceu de citar Brasília, o autódromo não está bom e já morreu piloto da categoria lá.
ps. Até a pista de kart que tem lá não está boa.

Rodrigo Meira - RJ
Rodrigo Meira - RJ
16 anos atrás

Olá Gomes, eu tambem enviei-lhe esse vídeo por email, mas o Bruno cheggou na frente, né?!

Quero ver como os Stock Bolhas irão caber nessa Chicane…

E concordo com vc, quando diz que estão fazendo uma cortina de fumaça colocando a culpa no autódromo de Interlagos, Padrão A FIA.

Se o chato do Charles Whitting nunca viu problema nessas partes do circuito, pq os Bolhas da Stock agora resolveram pegar no pé?

Se estão fazendo esse carnaval todo em Interlagos, imaginem o que eles deverão falar de Goiana, Tarumã, Londrina, etc e tal…

É esperar pra ver

Felipe Mazorca
16 anos atrás

Hahaha, esses caras devem estar de sacanagem. Aquilo ali é um ponto de ultrapassagem? Depois de andar 2 segundos na saída da junção? Ultrapassagem só forçando onde não dá e batendo…

Felipe Montanheiro
Felipe Montanheiro
16 anos atrás

Ridícula essa chincane, acaba com a reta…

Isso não salva ninguém…..a pista está ótima assim como está hoje.

prperalta
prperalta
16 anos atrás

Esqueci de falar,
É preciso acabar de vez com esse negócio de safety-car no meio da prova, quando embola tudo aumenta o perigo, foi num desses que o Sperafico se foi.

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
16 anos atrás

Pois é… é mais fácil dizer que a culpa é do outro do que olhar a mer.da nos fundilhos da própria cueca… vai ser mais uma freada boa para a galera da Stock praticar o que mais gosta: carrinho de bate-bate…

Askjao
Askjao
16 anos atrás

Perdendo… assim como estamos perdendo toda a nossa história automobilística.

Cesar Costa
Cesar Costa
16 anos atrás

Coisas do Cesar Maia… Desmantelou o autódromo para construir as tais arenas olímpicas e valorizar os terrenos dos amigos (o Medina com aquele terrenão enorme do Rock In Rio é um). Depois do Pan as arenas foram abandonadas e ele agora pretende entregar de mão beijada a outros amigos a exploração dos espaços. Quanto ao que restou do autódromo já está anunciando seu fim para contrução de outras tranqueiras. Seus amigos da CBA firmaram um acordo na Justiça para reconstrução do autódromo, mas parece que não estão ligando muito para isso, uma vez que a Prefeitura agora anuncia a construção de um novo autódromo em Guaratiba. Enquanto isso, aqui no Rio, o único que se movimentou e gritou pelo autódromo foi nosso amigo Buriti. Equipes, pilotos, Federação e o diabo parecem não estar se incomodando muito com isso….

prperalta
prperalta
16 anos atrás

Que m.erda, vai voar stock pra todo lado. A solução seria avançar no barranco em frente à curva do Café e fazer uma área de escape decente.

Fabricio
Fabricio
16 anos atrás

eu acho isto um tolice,,
pra começar veja os caros da nascar ando a mais de 300 km aqueles ovais, coisa de maluco, o as pancas que o caras dao nem se fala, e vc ve a segurança dos carros,
agora aqui os caras ficam nessa vamos colocar um chincane aqui outra ali, tudo pra que ficar mais segurou pra pra camuflar a falta de seguranças de carros
que fique a duvida no ar…….

Alan Bandeira Preta!
Alan Bandeira Preta!
16 anos atrás

Essa chicane é minuscula para os trambolhos da stock!

Luiz
Luiz
16 anos atrás

Eu fui nessa corrida em Interlagos em 1992! Tinha apenas 7 anos, mas me lembro! Impressionante que desde esse época o Barros corria, ele deve ser o recordista de participações na Moto GP e esse ano o Rubinho vai passar o Patrese…Vou ver se acho umas fotos e tento mandar pro FG

Marcos André
Marcos André
16 anos atrás

O Brasil não Fg o Rio de Janeiro na pessoa do Sr. Cesar Maia, fez o favor de expulsar o motociclismo e a champ car do Rj e do Brasil