Blog do Flavio Gomes
Sem categoria

a arrancada e eu

SÃO PAULO (tenho mais o que fazer) – Notei hoje, ao moderar os comentários postados em nosso humilde bloguezinho, três deles falando sobre provas de arrancada. Colocados em posts sobre outros temas, claro. E devidamente apagados, claro. Num primeiro momento não entendi tal manifestação em massa, até que me toquei que ontem, no “Limite”, li […]

SÃO PAULO (tenho mais o que fazer) – Notei hoje, ao moderar os comentários postados em nosso humilde bloguezinho, três deles falando sobre provas de arrancada. Colocados em posts sobre outros temas, claro. E devidamente apagados, claro.

Num primeiro momento não entendi tal manifestação em massa, até que me toquei que ontem, no “Limite”, li um e-mail de algum assinante da TV pedindo mais matérias sobre arrancada etc. Acho que foi por isso que esses parcos “arrancadões” decidiram sair do armário.

A gente recebe uns quatro ou cinco e-mails desses por semana lá na ESPN. “Por que o programa não fala de arrancada?”, perguntam. E a gente responde que já foram feitas algumas matérias nestes três anos, e encerra o assunto. E cada vez que chega mais um e-mail pedindo a mesma coisa, é o papo de sempre — a gente dá risada, porque os “arrancadões” (inventei o termo agora; não sei como chamar quem faz arrancada, talvez “arrancador”, sei lá) devem achar que esse negócio é a coisa mais importante do mundo. E como tiro um barato dos caras que mandam e-mails pedindo sempre a mesma coisa, acabei de descobrir que certas “comunidades” acham que eu odeio arrancada.

Bem, não odeio. Nem gosto. Simplesmente não ligo. Não acho que seja um esporte, não acho que seja corrida. É apenas um encontro de meninos exibicionistas com suas chaleiras suburbanas. No fundo, acho uma babaquice, mas não tenho nada contra, nem a favor. Não ligo para arrancada como não ligo para jogo de pólo, ou adestramento, bambolê, badminton.

Não sei bem por quê, pessoas que gostam de determinadas coisas (esportes, músicas, filmes, roupas, carros) acham que todos são obrigados a gostar também. Ora, eu gosto de corrida de carro antigo. Tem gente que acha ridículo. Eu gosto de Lada e de DKW. Há os que me consideram maluco por isso. E daí? Para mim Lada e DKW são o máximo. Por conta desse gosto sui-generis um monte de gente entra aqui e me espinafra, e nem por isso quer vê-los ardendo no mármore do inferno.

Mas eu dizia que simplesmente não ligo para arrancada, e por mim o assunto estaria encerrado assim que apagasse os três comentários, até que um blogueiro, Thomas Moraes, me mandou o link deste fórum de arrancadores, e um certo “Coxa455” colocou lá um tópico para me esculhambar.

Até aí tudo bem. Não é o primeiro, nem será o último. Então fui dar uma espiada no que os caras estavam dizendo, e me deparei com esta sequência de comentários de três internautas diferentes (reproduzo no original):

AFF QUE PAU NU CUH VO PASSA A TARDE INTEIRA HOJE MANDANDO E-MAIL PRA ESSE LAZARENTO, TOMARA QUE SEJA ATROPELADO POR UM CARRO DE ARRANCADA!

kkkkk seria uma ótima idéia atropelar mas ja que não pode alguem que o reconheça nas ruas podia pegar um gol turbo canhão e dar uma fritada na porta dele quero ver esse bundão não ficar com o cú na mão com uma espirrada de 3 kilo na porta .

VERDADE HEIN QUERIA VE O LADO DAE, MAIS TINHA QUE SER UM GOLZINHO COM UM VISUAL DE ARRANCADA PRO FDP SABER QUE O BAGULHO É LOCO, MANDA UMA REDUZIDA SEGUIDA DE UNS ESPIRO CABULOSO DA .70 DAE EU QUERIA VE O AUTOMOBILISMO DELE.

Há outros comentários, quase todos mais ou menos com esse grau de sofisticação linguística. O que me leva à conclusão de que é esse tipo de gente que faz e frequenta as provas de arrancada — que vem a ser a síntese daquilo que eu às vezes acho, com dor no coração, que se tornou boa parte da juventude brasileira, essa moçada entre 20 e 30 anos: uma geração condenada à mediocridade.

Ou eu estaria errado? Tomara. Claro que não é todo mundo que tem entre 20 e 30 anos que se comporta, fala, pensa e escreve como retardado. Mas, infelizmente, são muitos. E é triste o futuro dessa galerinha.

Em todo caso, apenas para encerrar, comunico aos interessados que graças ao esforço literário dos menininhos valentes do tal fórum, eu, que não dava a mínima, agora odeio arrancada!