Blog do Flavio Gomes
Sem categoria

Interlagos, 1967

SÃO PAULO (os nomes, os carros…) – Lembram do pôster de Interlagos by Vemag? Ontem o Dante de Camilo me mandou este cartaz das Mil Milhas de 1967, patrocinada pelos postos Lavabem (“lavamos seu carro em cinco minutos”). E mandou, junto, a lista dos pilotos inscritos — nem adianta reproduzir, porque não daria para ler […]

SÃO PAULO (os nomes, os carros…) – Lembram do pôster de Interlagos by Vemag? Ontem o Dante de Camilo me mandou este cartaz das Mil Milhas de 1967, patrocinada pelos postos Lavabem (“lavamos seu carro em cinco minutos”). E mandou, junto, a lista dos pilotos inscritos — nem adianta reproduzir, porque não daria para ler nada.

Eram 50 carros, 100 pilotos. Todo mundo corria em dupla. Uma viagem… No carro #2, um Porsche 911/S, José Carlos Pace e Anísio Campos, da equipe Dacon. No #7, o Fitti-Porsche de Emerson e Wilsinho. No #9, um Karmann-Ghia/Porsche da Dacon, com Marinho e Maneco Cambacau. No #13, o DKW “Mickey Mouse” com o Volante 13 e o Roberto Dal Pont. No #15, um protótipo Regente, com Breno Fornari e Jorge Amado Truda. Na carretera #18, Camilo Christofaro e Eduardo Celidônio. No DKW #19, Charles Marzanasco e Josil José Garcia. No Mark I #21, Luiz Pereira Bueno e Luiz Fernando Terra Smith. No Mark II #22, Bird Clemente e Marivaldo Fernandes. Na Alfa Giulia GTA #23, Emilio Zambello e Ubaldo Cesar Lolli. Na Alfa Romeo TI Super #25, Waldemyr Costa e Chiquinho Lameirão. Na Alfa Romeo Zagatto #27, Totó Porto e Joaquim Mattos. No protótipo Simca #28, Ciro Cayres e Roberto Gomes. No Karmann-Ghia/Corvair #35, Carlos Alberto Sgarbi e Jan Balder. No Renault R8 #39, Pedro Vitor Delamare e Emerson Maluf. No Fusca-Okrasa #63, Luis Felipe da Gama Cruz e Alberto Leôncio Mourão. No Karmann-Ghia/Porsche #79, Sidney Cardoso e Wilson Marques Ferreira. O irmão do Sidney, Sérgio, correu com Aylton Varanda em outro KG/Porsche, #78. No GT Malzoni #95 (o #96 ficou para a dupla Hans Grum/Leopoldo Oliviera, de JK), Norman Casari e Celso Gerbasi.

Chegou até o fim da lista? Escolhi só alguns. Devo ter deixado grandes pilotos de lado. Mas leia direito. Note que de pelo menos uns 20 você já deve ter ouvido falar. Era uma safra excepcional. Agora cite dez pilotos bons correndo no Brasil. Mas bons de verdade.

Se achar cinco, estará dando canja para alguém.

Ah, alguém, ontem, perguntou que tempo se fazia nos quase 8 km de Interlagos. Nessa lista que o Dante me mandou há uma tabela de tempos e médias de velocidade. Apenas para se ter uma idéia, o recorde para um GT Malzoni (motor DKW, equipe Vemag) parece que foi um pouquinho abaixo de 4min, do Chiquinho Lameirão, o que daria uma média de 120 km/h. Os Belcar de fábrica, bem mais pesados, andavam em algo como 4min10s (a 115,2 km/h). O #96 vira na pista atual na média de 100 km/h, o que daria um tempo de 4min46s na pista antiga.

A tabela contempla tempos entre 3min30s (média de 137,142 km/h) e 5min20s (90 km/h cravados). Pelo que me lembre, de ler revistas antigas, abaixo de 4min era duro de virar em corridas longas. A turma andava ali entre 4min e 5min para manter um ritmo que permitisse chegar ao final.