Interlagos, 1967

SÃO PAULO (os nomes, os carros…) – Lembram do pôster de Interlagos by Vemag? Ontem o Dante de Camilo me mandou este cartaz das Mil Milhas de 1967, patrocinada pelos postos Lavabem (“lavamos seu carro em cinco minutos”). E mandou, junto, a lista dos pilotos inscritos — nem adianta reproduzir, porque não daria para ler nada.

Eram 50 carros, 100 pilotos. Todo mundo corria em dupla. Uma viagem… No carro #2, um Porsche 911/S, José Carlos Pace e Anísio Campos, da equipe Dacon. No #7, o Fitti-Porsche de Emerson e Wilsinho. No #9, um Karmann-Ghia/Porsche da Dacon, com Marinho e Maneco Cambacau. No #13, o DKW “Mickey Mouse” com o Volante 13 e o Roberto Dal Pont. No #15, um protótipo Regente, com Breno Fornari e Jorge Amado Truda. Na carretera #18, Camilo Christofaro e Eduardo Celidônio. No DKW #19, Charles Marzanasco e Josil José Garcia. No Mark I #21, Luiz Pereira Bueno e Luiz Fernando Terra Smith. No Mark II #22, Bird Clemente e Marivaldo Fernandes. Na Alfa Giulia GTA #23, Emilio Zambello e Ubaldo Cesar Lolli. Na Alfa Romeo TI Super #25, Waldemyr Costa e Chiquinho Lameirão. Na Alfa Romeo Zagatto #27, Totó Porto e Joaquim Mattos. No protótipo Simca #28, Ciro Cayres e Roberto Gomes. No Karmann-Ghia/Corvair #35, Carlos Alberto Sgarbi e Jan Balder. No Renault R8 #39, Pedro Vitor Delamare e Emerson Maluf. No Fusca-Okrasa #63, Luis Felipe da Gama Cruz e Alberto Leôncio Mourão. No Karmann-Ghia/Porsche #79, Sidney Cardoso e Wilson Marques Ferreira. O irmão do Sidney, Sérgio, correu com Aylton Varanda em outro KG/Porsche, #78. No GT Malzoni #95 (o #96 ficou para a dupla Hans Grum/Leopoldo Oliviera, de JK), Norman Casari e Celso Gerbasi.

Chegou até o fim da lista? Escolhi só alguns. Devo ter deixado grandes pilotos de lado. Mas leia direito. Note que de pelo menos uns 20 você já deve ter ouvido falar. Era uma safra excepcional. Agora cite dez pilotos bons correndo no Brasil. Mas bons de verdade.

Se achar cinco, estará dando canja para alguém.

Ah, alguém, ontem, perguntou que tempo se fazia nos quase 8 km de Interlagos. Nessa lista que o Dante me mandou há uma tabela de tempos e médias de velocidade. Apenas para se ter uma idéia, o recorde para um GT Malzoni (motor DKW, equipe Vemag) parece que foi um pouquinho abaixo de 4min, do Chiquinho Lameirão, o que daria uma média de 120 km/h. Os Belcar de fábrica, bem mais pesados, andavam em algo como 4min10s (a 115,2 km/h). O #96 vira na pista atual na média de 100 km/h, o que daria um tempo de 4min46s na pista antiga.

A tabela contempla tempos entre 3min30s (média de 137,142 km/h) e 5min20s (90 km/h cravados). Pelo que me lembre, de ler revistas antigas, abaixo de 4min era duro de virar em corridas longas. A turma andava ali entre 4min e 5min para manter um ritmo que permitisse chegar ao final.

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27 Comentários
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Conhecedor....
Conhecedor....
16 anos atrás

Caro Victor
conheço bem mais do que vc. pode pensar.
Para começar o nome dele era Flodoardo, naõ como vc escreveu errado.
Propositalmente tinha omitido o nome dele.
Num pais onde a idade média já é
72 anos, ele morreu jovem..
abraços

Marcio Figueiras
Marcio Figueiras
16 anos atrás

Flavio Gomes
Há um equívoco na lista o Sidney Cardoso e Wilson Marques não correram com Karman Ghia, eles corrreram com Alfa Giulia 79 o Sérgio Cardoso e Aílton Varanda que correram com o Karman Ghia Porsche 78.
Estava lendo a história do Lorena e observei isto.

Victor
Victor
16 anos atrás

Conhecedor, é melhor vc conhecer mais. Frodoaldo Arouca, o Volante 13, faleceu de doença mas nem por isso jovem. Quer dizer, depende o que vc entende por jovem.

Conhecedor...
Conhecedor...
16 anos atrás

O piloto conhecido como Volante 13
faleceu bem jovem, mas não em acidente…O Losacco, avô do piloto de hoje faleceu em Interlagos, vitima de um atropelamento nos boxes…
Colocado em uma ambulância, a mesma não conseguia sair de Interlagos, devido aos carros estacionados irregularmente…

Carlos Afonso
Carlos Afonso
16 anos atrás

Tempo bom.Sugiro que periodicamente esta coluna relembre esses grandes pilotos comentando inclusive o que fazem hoje.Por exemplo .Quem é o Volante 13, onde está o que faz………

Conhecedor...
Conhecedor...
16 anos atrás

Ao Victor
Eu estava presente no acidente do Ricardo… tinha extintores mas demoraram a chegar.
Apesar de ele ter feito o que era correto, ou seja rolou pelo chão para apagar as chamas, teve queimadura sérias.

Carlos Afonso
Carlos Afonso
16 anos atrás

Dos atuais sei o Lossaco pois o pai dele foi conteporâneo na FEI.Será possível de vez em quando falar de algum piloto daquela geração ? Onde está, o que faz,etc……

Luiz Evandro Águia
Luiz Evandro Águia
16 anos atrás

Beleza,,!! Sou amigo do Dante Di Camillo a mais de 40 anos,( ele chegou em 8o lugar nesta prova com um DKW e por uma equipe particular ( sem apoio da fabrica Vemag ) ; o motor foi preparado pelo mecanico portugues REIS.. la da oficina da Rua Martim Franciso.no bairro de Santa Cecilia em SP ; ( toda vespera de Natal varios pilotos ( Bird Clemente , Roberto Dal Pont . Jose Augusto Gontijo,, eu , e muitos outros apareciam la na oficina para participar da famosa Sardinhada a portuguesa
– eu tbm participei desta Mil Mihas..pela Equipe Torke do Luiz Carlos Fagundes o “Tigrão” com Renault 1093 de 850 cc..No 72 .em dupla com Stanley Ostrower,, Finalizamos na 17a colocação na geral , porque paramos muitas vezes nos Boxes,,com problemas, no motor…- falhava muito,,( pane elétrica )…Nossa mellhor volta foi 4,37.00 ( muito boa para um carro de 850 cc e praticamente original..( não tinha nem comando de valvulas bravo ) Na lista de inscritos aparece Luiz “Aguiar” e Stanley Ostrower mais sou eu mesmo,,,,o Águia.-
-Mas muitos anos depois eu consegui finalizar as Mil Milhas de 1983 na segunda colocação na geral com Chev Opala No 15 ( tendo Dedê Gomez e Mike Mercedes como parceiros ) corremos pela Equipe Comid / Gallery ; esse Opala StockCar foi preparado pelo Silvano Pozzi,, A prova foi vencida pelo Passat Hot Car de Vicente Correa / Fausto Wachemberg – pela equipe do mecanico Ico Cilento abraços a todos Luiz Evandro
“Aguia”

Mozart
Mozart
16 anos atrás

Curva do Sol.
Das mudanças no circuito antigo de Interlagos, a que mais lamentei, foi o fim da célebre curva do Sol
No final de 71 me inscrevi numa prova de estreantes e novatos, organizada pelo Centauro MC.
Tirei os paralamas e o farol da minha Yamaha 350 , no sábado houve o treino, cheguei a dar umas 9 voltas até o motor ir pro saco., e a minha experiencia como piloto ter se encerrado alí.
O que mais me impressionou, foi a curva do Sol, voce vinha de uma reta meio em subida, e tomava a curva á direita cum tudo. na metade da curva voce tinha que se arrumar na moto, senão ia embora, e no final era preciso fazer uma outra tomada, pra poder terminar o Sol. É claro que a moto não era nenhum foguete, tudo isto era feito há uns 80 a 90 km/h.
Mas foi um prazer inesquecível ter feito aquilo.

Ciro
Ciro
16 anos atrás

O tempo da volta é relativo né o MSM, voce quer saber o mais rapido ou o mais lento??? Po de F1 acho q o recorde foi 2e 20 alguma coisa. Na pre historia era de +-5min. Anos 60 um pouco menos……… Aí tu tem q perguntar qdo e quem né não????

Victor
Victor
16 anos atrás

A llista de chegada mostra dois mortos precocemente e que chegaram em 19 lugar com o Interlagos 33. Ricardo Moretti queimado vivo em uma corrida de fórmula V no rio de janeiro onde nem extintores existiam e Antonio Carlos Scavone, um esquecido, a quem devemos os primeiros passos com sua revista Autoesporte (a antiga e não essa de agora), ao programa Autoesporte na TV e quem iniciou as primeiras negociações para trazer a f1. Morreu no acidente de Orly com o 707 da VArig.

MSM
MSM
16 anos atrás

Valeu pela resposta FG. Quando vi o mapa de Interlagos, fiquei imaginando a eternidade que era para dar uma volta completa no circuito.

João Carlos Bevi
João Carlos Bevi
16 anos atrás

Não se esqueçam que o Fitti-Porsche abaixou o recorde que perdurava por 10 anos , virando nos treinos 3 min 31.8 s, dolocando 15 seg. na Carretera Chevrolet-Corvette do Camilão em segundo, ficando obviamente com a pole e ja na corrida, tomando a dianteira virava 3m 46 s… foi o primeiro carro a virar abaixo de 4 .

V. Maghetti
V. Maghetti
16 anos atrás

Realmente, eram outros tempos, havia pilotos de renome saindo pelo ladrão. O curioso é que, embora a mídia, de modo geral, fosse muito menos intensa (jornais, revistas especializadas, rádio, um pouco de TV… Nada de canais de TV a cabo dedicados exclusivamente a esportes, muito menos a Internet, sequer sonhada à época), todos os nomes eram MUITO conhecidos por qualquer um que curtisse automóveis e/ou corridas automobilísticas!
Acredito que jamais teremos novamente uma relação deste tamanho e qualidade!

Lembro-me bem dos Lavabem, eram praticamente monopolistas em termos de lavagem de automóveis!

[ ]s

Marcos
Marcos
16 anos atrás

Esse mapa, ao contrário do da Vemag, está correto. no outro a Curva do Sol está muito longe da reta. É só lembrar que o S do Senna liga a reta a um pedaço da Curva do Sol.

Gomes
Gomes
16 anos atrás

Ainda mais com esse número mágico…

Edu Harmel
Edu Harmel
16 anos atrás

Desconheço metade dos nomes que estão relacionados (os famosos eu sei quem são…) e pensei o seguinte: quando alguém no ano de 2052 olhar a lista da 30ª Mil MIlhas, vai ver o meu nome. Eu já vou ter morrido mas a minha participação fica na história da prova. Não é nada e não sou ninguém, mas meu nome estará la… (Grupo IV. Gol n.º 96, Dantas / Harmel / Jafet. 5º na categoria, 23º na geral) . Vou estar morto, mas isso ninguém tira de mim.

Rodrigo Romão
Rodrigo Romão
16 anos atrás

Putz, posto Lavabem.. O que tinha, aqui na 23 de Maio, perto da minha casa, fechou..

Quase tive um ataque lendo essa lista de inscritos.

Eric
Eric
16 anos atrás

Na minha lista acabei dando canja para um….

Eric
Eric
16 anos atrás

Hummmm….5 pilotos:
Ingo Hoffmann(hour concour)
Ricardo Zonta(nem tão bom assim)
Luciano Burti
Chico Serra
Djalma Fogaça
Flaviov Gomov
Mas tem ainda muito nego bom andando por aí…
Agora essa lista acima de 67 realmente é de quebrar tudo….só fera mesmo…eu que nem era nascido ainda já sabia que esses aí faziam chover no templo.
Fora o poster da Lavabem…que lindo!!!!
Até hoje tem alguns Lavabem,me lembrei agora ali no centro,abaixo do Minhocão.

Luciano, o B
Luciano, o B
16 anos atrás

1º Bino Mark I nº 21 Luiz Pereira Bueno e Luiz Fernando Terra Smith – 201 voltas 14:6’43” média 113,94 km/h
2º Bino Mark I nº 22 Bird Clemente e Marivaldo Fernandes – 194 voltas
3º Porsche 911S nº 97 Manuel Nogueira Pinto e Andrade Vilar – Portugal – 194 voltas
4º Karmann Ghia Porsche nº 76 João Varanda Filho e José A. Velloso Filho – 173 voltas
5º Carretera DKW nº 13 Volante 13 e Roberto Dal Pont – 170 voltas
6º VW nº 87 Nathanael Townsend e Fritz Jordan – 168 voltas
7º Carretera Ford nº 38 Nelson Marcílio, Zé Peixinho e Donato Malzoni – 165 voltas
8º DKW Vemag nº 74 Olivier de Challon Jolles e Delta – 165 voltas
9º Gordini nº 43 Pedro Oliver e Fausto Dabur – 163 voltas
10º Gordini Teimoso nº 91 Ernani Rodrigues e Antonio Martins Filho – 159 voltas
11º Simca Chrysler nº 82 Zoroastro Avon e Fredy O’Hara – 157 voltas
12º Alfa Romeo GTA nº 23 Emilio Zambello e Ubaldo César Loli – 156 voltas
13º Alfa Romeo TI nº 25 Valdemir Costa e Francisco Lameirão – 151 voltas
14º Malzoni DKW nº 95 Norman Casari e Celso Gerbassi – 148 voltas
15º Karmann Ghia Corvair nº 35 Jan Balder e Carlos Sgarbi – 145 voltas
16º Alfa Romeo TI nº 79 Sidney Cardoso e Wilson Ferreira – 139 voltas
17º Gordini 1000CC nº 72 Stanley Ostrower e Luiz Aguiar – 139 voltas
18º Carretera Ford nº 6 Aires Bueno Vidal e Chuvisco – 134 voltas
19º Interlagos 1000CC nº 33 Antonio Carlos Scavone e Ricardo Moretti – 132 voltas
20º Carretera Fiat nº 85 Salvador Cianciaruso e Domingos Papaleo – 128 voltas

reginaldo natrock
reginaldo natrock
16 anos atrás

5’08”. foi meu melhor tempo. Demoraaava uma volta completa.
Com aquele motorzinho era uma façanha e tanto.
Era o que eu pensava, até um outro piloto cujo nome não recordo mais, mas não era dos laureados aí, pegou a “Margarida” e baixou quase 30″.
Fazer o quê ?. chutar bola ou tocar guitarra, o bom conselho que o mestre Landi me deu…

Não tem jeito, FG, infelizmente a Pátria, usa chuteiras. Cantam o Hino Nacional no estádio, como se fossem para a guerra.

Amor pela gasosa ?, talento ?, cada vez menos!

E, os policamente corretos (esquenta não Belair), nos chamam de saudosistas e acham o Massa o máximo…

Thiago Alves
16 anos atrás

Flávio,
Esse tempo do 96 na pista velha, se colocar um piloto da época, não seria bem mais baixo ? Hehehehe
Abraços

Tohmé
Tohmé
16 anos atrás

caceta, isso é raridade.

Belair
Belair
16 anos atrás

Programão de sábado de manhã era levar o Belairzão com meu pai p/ lavá-lo no posto Lavabem da 9 de julho. Era alí na curvinha onde hoje termina o viaduto ( que não existia )no sentido bairro/centro . Voce acompanhava a lavagem por um corredor de vidro ao longo da sequencia de escovas e enxagues, uns 20 e poucos metros, talvez .Sei lá, quando se é crianca as coisas parecem enormes.Depois, era sair desfilando com o carro limpinho e esperar chegar perto de casa p/ dirigir um pouquinho.Poupem-me os políticamente corretos de seus sermões moralistas, por favor. O tráfego era MUITO menor e ,modéstia à parte, o filinho aqui já dirigia muito bem. Saudades do véio e do 57.
Em dezembro de 67 eu já tinha sido “exilado” daqui, mas lembro muito bem da grande maioria dos nomes. Realmente..quanta diferenca…

Herbert Linge
Herbert Linge
16 anos atrás

Tá tudo lindo Sr. FG, mas nem uma palavrinha sobre a última etapa dos “velhinhos” ? Ejoou de vez?

vitão
vitão
16 anos atrás

Se não “se” engano, o carro que virou abaixo de 3 min. foi a 512 S das 1.000 milhas de 1970, Conrado MAnfredini e Gian Piero Moretti (volantes Momo, lembra?) . Acho que foi 2:54 . Depois o Emerson virou 2:46 . Em 1.980, última prova no circuito completo, era 2:21, pro aí.
FG, aperta o da direita, o da direita , menino .