Blog do Flavio Gomes
Automobilismo internacional

NÚMEROS DA AMÉRICA

SÃO PAULO (a seco) – Não é por falta de fotos que deixarei a blogaiada na mão. Apenas para tentar recuperar o tempo perdido, alguns “postinhos” interessantes… O primeiro é sobre o automobilismo americano. Eu recebo todos os anos um folheto do supimpa “Performance Racing Industry Trade Show”. Que vem a ser uma feira de […]

SÃO PAULO (a seco) – Não é por falta de fotos que deixarei a blogaiada na mão. Apenas para tentar recuperar o tempo perdido, alguns “postinhos” interessantes…

O primeiro é sobre o automobilismo americano. Eu recebo todos os anos um folheto do supimpa “Performance Racing Industry Trade Show”. Que vem a ser uma feira de automobilismo que acontece em Orlando, nos EUA. Neste ano, será de 11 a 13 de dezembro.

Os números são gigantescos. A feira terá 4.200 stands, 1.450 exibidores, 45.000 visitantes e 45 países representados. Na área, de 1 milhão de metros quadrados, a turba vai poder conhecer e comprar novos produtos e tecnologias ligados ao automobilismo.

O folheto informa também que o mercado americano tem metade dos pilotos do mundo inteiro, chegando a 451 mil, divididos assim: 155 mil de arrancada (“drag racing”, no original); 137 mil que participam de provas em ovais; 86 mil que correm regularmente em pistas “normais”; 41 mil no kart; 15 mil de pistas “normais”, mas considerados profissionais; 11 mil em modalidades diversas; e 6 mil fazendo rali e provas off-road.

Ainda segundo meu prospecto, o mercado de automobilismo movimenta, nos EUA, US$ 19,5 bilhões anuais, sendo 45% dessa grana em torno dos ovais, 30% em engenharia, 12% nos dragsters, 7% nos circuitos “normais”, 4% em rali e off-road, 1% em kart e 1% em autocross.

Por fim, informa o simpático folheto que há nos EUA 1.300 “race facilities”, o que inclui autódromos, kartódromos, pistas de terra, de dragster e o escambau a quatro.

Se quiser saber mais da feira, www.performanceracing.com. Ôps, acho que o link vai funcionar…