Blog do Flavio Gomes
Motoland

SÓ O NOME

ZWICKAU (cansa, isso) – Recebo press-release (e como recebo…) informando que amanhã, sexta, em Curitiba, “o visionário Guilherme Hannud Filho, criador da moto Amazonas” relança a marca no Brasil. Hannud filho, a quem não conheço e por isso não negarei o rótulo de visionário, poderia escolher melhor sua assessoria, ou orientá-la a não cascatear. Porque […]

ZWICKAU (cansa, isso) – Recebo press-release (e como recebo…) informando que amanhã, sexta, em Curitiba, “o visionário Guilherme Hannud Filho, criador da moto Amazonas” relança a marca no Brasil. Hannud filho, a quem não conheço e por isso não negarei o rótulo de visionário, poderia escolher melhor sua assessoria, ou orientá-la a não cascatear. Porque lá pelas tantas o texto diz que “a lendária moto Amazonas (…) chega ao Paraná. Há 17 anos afastada do mercado, a marca de fabricação nacional retorna com novidades que prometem virar sensação”.

As novidades, poderia dizer logo de uma vez o texto, são exatamente as motos. Chinesas, importadas da Loncin, se bem me lembro do que li no site do Tite no ano passado. Pequenas, 125 cc e 250 cc. Nada de fabricação nacional. E nem sombra da verdadeira Amazonas, a “Motovolks” com motor a ar de Fusca, 1.600 cc, do final dos anos 70 e início dos 80 — cuja história está muito bem resumida no BestCars. E Hannud, pelo que sei, não foi exatamente o criador da Amazonas. Comprou a fábrica e ficou com a marca. O problema desses press-releases é esse. Tentam, com joguinhos de palavras, chamar a atenção para uma coisa e dizer outra. Quando li as primeiras linhas do texto, já comecei a me perguntar onde iriam arrumar motores de Fusca para relançar a Amazonas…

Bem, nada disso importa muito. Apenas queria dizer a vocês que se lerem por aí que a Amazonas vai voltar, essa da foto acima, é mentira. Não vai. A marca Amazonas será estampada em motos chinesas. Só isso. E boa sorte à nova Amazonas. Aliás, está havendo uma invasão de motos chinesas no Brasil que dá até medo…