Blog do Flavio Gomes
Pequim 2008

CHICKEN OR BEEF?

PEQUIM (under fog) – Longas viagens não me incomodam, necessariamente. Acho que já me acostumei, e depois de 24 horas de avião, com uma paradinha em Madri que não deu nem tempo para tomar um café, desembarcamos deste lado do planeta às 5 da matina locais. Falo na primeira do plural porque viemos num grupo […]

PEQUIM (under fog) – Longas viagens não me incomodam, necessariamente. Acho que já me acostumei, e depois de 24 horas de avião, com uma paradinha em Madri que não deu nem tempo para tomar um café, desembarcamos deste lado do planeta às 5 da matina locais.

Falo na primeira do plural porque viemos num grupo de 21 pessoas da ESPN Brasil. Eu, escalado pela TV e pelo iG. Como sempre, dupla jornada. Fora o resto, que vou ter de dar um jeito de cumprir. 

Mas dou um jeito.

Dizia que longas viagens não me incomodam, necessariamente, porque duas poltronas me bastam, e no vôo da Air China, nas duas pernas, dei sorte. Vim sem ninguém do lado e dormi como criança. Li um livro quase inteiro, “Criança 44”, ótimo. Estou chegando ao fim. Trouxe mais dois. Livros fazem parte do meu kit de sobrevivência.

Não tinha voado Air China, antes. Decepção. “Chicken or beef?”, perguntavam as aeromoças. Tratando-se de China, pensei que viria algo como “cat or dog?”, ou “mosca frita ou escorpião?”, mas nada disso. “Chicken or beef”, como em qualquer companhia aérea ocidental.

Como já estive na China antes, acho que vim preparado para o que veria em Pequim. De cara, um aeroporto monumental. De cara, uma fotinho com Huanhuan, que vem a ser o mascotinho vermelho dos Jogos. Representa a chama olímpica. “Extrovertido e entusiasta”, dizem os textos oficiais. Ele me abraçou extrovertida e entusiasticamente. As pessoas tiraram fotos.

A imigração foi tranquila, há facilidades para quem chega com uma credencial no peito. Foi assim em Xangai há alguns anos, quando a F-1 correu lá pela primeira vez. A China quer mostrar ao mundo que pode fazer parte dele sem grandes traumas. E tudo começa nos aeroportos. A primeira impressão de um país, não se enganem, está sempre no aeroporto.

Agora, vamos à cidade. Antes, fotinhos…