Blog do Flavio Gomes
Pequim 2008

MADE IN CHINA

PEQUIM (aí é demais) – As fotos ao lado foram emprestadas do site do diário português “Expresso“. A história, suponho, já é bem conhecida no mundo inteiro. Aquela coisinha linda vestida de vermelho que cantou “Ode à Pátria” na cerimônia de abertura dos Jogos, sexta-feira, não estava cantando nada. Era playback, dublagem. A dona da […]

PEQUIM (aí é demais) – As fotos ao lado foram emprestadas do site do diário português “Expresso“. A história, suponho, já é bem conhecida no mundo inteiro. Aquela coisinha linda vestida de vermelho que cantou “Ode à Pátria” na cerimônia de abertura dos Jogos, sexta-feira, não estava cantando nada. Era playback, dublagem. A dona da voz estava em casa, vendo pela TV. É a menininha da esquerda, Yang Peiyi, 7 anos.

Como ela é gorduchinha e tem os dentinhos tortos, foi vetada pelos organizadores. Que pegaram sua voz emprestada e colocaram no rostinho perfeito de Lin Miaoke, 9 anos. Para passar uma imagem mais bem-acabada da China. Miaoke também canta. Mas é possível que não cante tão bem quanto Peiyi. Dá para imaginar sacrilégio maior com uma criança?

Quem revelou a história, com a maior naturalidade do mundo, foi o diretor musical da abertura, Chen Qigang. Tomara que ele tenha dor de garganta por uma semana.

Teve também a história dos fogos de artifício fajutos, efeitos de computador, que o mundo inteiro viu pela TV e achou o máximo. Ridículo. A China está me parecendo cada vez mais de mentirinha. Tudo “fake”. Blergh.