Blog do Flavio Gomes
F-1

FEZ-SE A LUZ

SÃO PAULO (melhor usar viseira fumê…) – Essa foto aí está sendo divulgada pela Philips, responsável pela iluminação da pista de Cingapura, que domingo recebe a primeira corrida noturna da história da F-1. Por estes dias, recebi várias informações sobre a corrida e a preparação das equipes para a prova. Pinguei tudo lá no meu […]

SÃO PAULO (melhor usar viseira fumê…) – Essa foto aí está sendo divulgada pela Philips, responsável pela iluminação da pista de Cingapura, que domingo recebe a primeira corrida noturna da história da F-1. Por estes dias, recebi várias informações sobre a corrida e a preparação das equipes para a prova. Pinguei tudo lá no meu bloguezinho da Bridgestone, e reproduzo aqui porque estou com preguiça de escrever tudo de novo.

– São 5.067 metros de pista, e a corrida terá 61 voltas. Os horários locais: treinos livres começando às 19h na sexta, classificação às 22h do sábado e corrida às 20h do domingo. Tire 11h e terá o horário brasileiro.

– Os engenheiros calculam que a pressão aerodinâmica será parecida com a de Mônaco. Pelos simuladores, as equipes já chegarão com um acerto básico de distribuição de peso, pressão de molas e amortecedores, relação de marchas, inclinação das asas e cargas de freios. Uma das preocupações é a temperatura do asfalto. Sem sol, ela deverá ser baixa, mesmo com temperatura ambiente alta.

– A pista é percorrida no sentido anti-horário. Tem 23 curvas, seis delas contornadas a menos de 100 km/h. A média de velocidade estimada é de 175 km/h (menos que os 200 km/h de Valência, mais que os 160 km/h de Mônaco). A velocidade máxima que será atingida deve passar um pouco dos 290 km/h.

– A iluminação será feita por 240 postes com 1.500 projetores de luz. Foram usados 108.423 metros de cabos.

– E se chover? O medo da água se dá pelos reflexos das luzes no asfalto, não pelo risco de correr com chuva num circuito de rua. Outro detalhe curioso: pilotos e mecânicos não farão adaptação ao fuso horário. A idéia é que acordem tarde, depois do meio-dia, como se estivessem na Europa, cinco horas atrás. Porque têm de estar muito despertos de noite, e sabem que vão entrar na madrugada trabalhando nos carros e fazendo reuniões. Vão tomar café por volta das 13h e almoçar lá pelas 18h ou 19h. Dormir, lá pelas 4h ou 5h da madruga.
 
– Os times pediram aos hotéis que escureçam as janelas e que o serviço de quarto seja feito só de tarde. Nada de acordar ninguém de manhã para fazer a cama e pegar roupa suja.

Já tem muitos vídeos no YouTube com simulações e informações sobre essa prova, que vai ser o maior barato. Selecionei apenas um, da Toyota, no link abaixo.