Blog do Flavio Gomes
F-1

NO ESCURINHO (1)

SÃO PAULO (deu certo) – Não choveu, e o primeiro dia de treinos noturnos da história da F-1 transcorreu sem maiores problemas. Ficou bonito, na TV. Não tem como ficar feio: pista bem iluminada, carros coloridos, bastante gente (mas muito espaço em algumas arquibancadas, o que é normal às sextas na maioria dos circuitos), um […]

SÃO PAULO (deu certo) – Não choveu, e o primeiro dia de treinos noturnos da história da F-1 transcorreu sem maiores problemas. Ficou bonito, na TV. Não tem como ficar feio: pista bem iluminada, carros coloridos, bastante gente (mas muito espaço em algumas arquibancadas, o que é normal às sextas na maioria dos circuitos), um monte de prédios futuristas com suas luzes acesas e suas fachadas espelhadas ao fundo, uma ponte, água, alguns iates, e tem-se o que as pessoas costumam chamar de “cenário deslumbrante”.

Eu não iria tão longe. OK, é legal, mas acho que é tudo um pouco mais do mesmo, um desperdício desgraçado de energia, um certo ar de coisa artificial que vem contaminando esses países asiáticos montados na grana, como a Coréia do Sul, a Malásia, Abu Dhabi, Dubai, a China e seus anexos… Tudo exagerado, riquíssimo, uma ostentação desnecessária. Depois não entendem por que o mundo está quebrado.

Bom, é fase. Fato é que essa exuberância feérica toda me enche um pouco o saco.

Do ponto de vista puramente esportivo, a pista é ruim. Tem algumas ondulações, mas nada tão grave, e se bobear, bate mesmo. Alguns trechos me pareceram bem estreitos. Aquela famosa frase “não perdoa erros” será ouvida durante o fim de semana e anexada aos comentários-padrão sobre Marina Bay até o fim dos tempos.

Hamilton foi o mais rápido do dia, fazendo o tempo no treino “da manhã”, o primeiro. Alonso ficou na frente na segunda sessão. A Ferrari ficou ciscando bem perto por ali, mais com Massa do que com Raikkonen.

Os tempos de volta são altos, acima de 1min40s, e é bem provável que essa prova estoure as duas horas, se houver safety-car, o que também é bem provável.

Daqui a pouco eu volto.