Blog do Flavio Gomes
DKW & cia.

BIRD, CRISPIM, MARINHO

CAXAMBU (só filé) – Uma das coisas legais do Blue Cloud é que desde a segunda edição a gente sempre traz para o encontro gente que escreveu a história da Vemag. Anísio Campos, Marinho, Jorge Lettry, Bird Clemente, Ari Rocha, Kiko Malzoni, Bob Sharp, Norman Casari, Toni Bianco, Jan Balder, Miguel Crispim (se esqueci alguém, […]

CAXAMBU (só filé) – Uma das coisas legais do Blue Cloud é que desde a segunda edição a gente sempre traz para o encontro gente que escreveu a história da Vemag. Anísio Campos, Marinho, Jorge Lettry, Bird Clemente, Ari Rocha, Kiko Malzoni, Bob Sharp, Norman Casari, Toni Bianco, Jan Balder, Miguel Crispim (se esqueci alguém, mil perdões!) são alguns dos que já vieram, para dividir suas experiências e histórias em palestras, apresentações e workshops.

Neste ano, juntamos os quatro do título deste post, e foi a primeira vez que Doutor Crispim veio. Uma alegria enorme para todos. Crispim era o mecânico-chefe do Departamento de Competições da Vemag. Um gênio. Para mim, mais que um irmão. Infelizmente perdemos Lettry neste ano, e por isso faremos hoje, sábado, uma homenagem a ele. Vai ser bacana e merecido.

Agora à noite montamos uma mesa enorme numa pizzaria aqui perto. O tempo melhorou, a chuva parou e depois de uma breve apresentação sobre a história das quatro argolas da Audi, uma delas da DKW, saímos para a tal da pizza.

Rapaz… Vocês não sabem o que é dividir uma mesa com o Bird, o Marinho e o Crispim (o Jan teve de ir a Pouso Alto para ajudar numa matéria que jornalistas alemães estão fazendo sobre a Vemag e sobre o Malzoni). Ouvir as histórias do automobilismo brasileiros dos anos 60 da boca deles é de chorar.

Chorar de rir. Porque o Bird é um moleque de cabelos brancos, um dos caras mais divertidos que já conheci. Felizmente passou tudo para o papel e no dia 17 lança seu livro — fiquem tranquilos que na semana que vem dou todos os detalhes. E o Marinho, o “Caipira”, maior piloto de DKW que já passou pelo planeta Terra, é encantador e engraçadíssimo. É incrível olhar para esses caras e lembrar o que já fizeram ao volante de um automóvel. E o Crispim? “Mereço ir para o céu sem escalas, só de ter aguentado o Bird, o Marinho e o Jorge. Na mesma vida!”, diz. Eu acrescentaria: aguentar DKW, também!

Grande turma, grande encontro. Adoro ver gente feliz, e o Blue Cloud deixa todo mundo contente, os velhos pilotos são (justamente) paparicados, pedimos autógrafos, tiramos fotos, prestamos a devida reverência a esses caras que escreveram os capítulos mais belos do automobilismo nacional.

Lá no Parque, hoje, chegaram mais alguns Passats (conheci o nosso assíduo André Passatowski, com um 4M de ajoelhar), mais Pumas, mais DKWs, e hoje deveremos atingir a marca de quase 100 carros, o que é muito bom, ainda mais com o tempo instável como anda por estas bandas.

Montei uma pequena galeria com seis fotos. A primeira, de quatro Malzonis reunidos, algo que, possivelmente, nunca aconteceu desde o Paleolítico (os alemães ficaram doidos). O vermelho é do Zavataro, uma restauração primorosa, o de corrida é do Carlos André (estamos convencidos que é o das Mil Milhas de 1966, todos os indícios apontam nesse sentido), o amarelo é do impagável Bóris Feldman e o azul é do Rodrigo Theise, de Canela. A segunda é da carreteira do Fernando Jaeger, do Rio Grande do Sul, que desembarcou da carreta fazendo um barulhão danado e trazendo várias soluções tecnológicas que Jaeger, o “Faísca”, pretende colocar na pista em breve. A terceira é das bundinhas mais charmosas do mundo.

Mais abaixo, Marinho e Crispim com o “troféu-pistão” entregue pelo vemagueiro Augusto Sanchez. O 1957 azulzinho é do Rene Witzke e, para mim, o DKW mais espetacular do Brasil (embora seja um carro alemão; mas não há nada parecido nem aqui, nem na China). E o verde é o Puma 4R, lembram? Pois é, apareceu por aqui e descobrimos que foram feitos cinco, e não quatro deste grande clássico nacional cuja história deixo para os blogueiros mais velhos contarem.

Amanhã prometo imagens de Passats e Pumas. Mas o portal Autoclassic já está com uma baita cobertura no ar, com centenas de fotos da incansável Teresa Gago, uma simpatia e uma máquina de trabalhar. Visite, porque são imagens lindíssimas de carros inesquecíveis.

Hora de dormir. Vou acordar cedo, hoje. Bem cedo.