Blog do Flavio Gomes
Indústria automobilística

FIM DO RETRÔ

SÃO PAULO (até que…) – A notícia não é exatamente nova ou fresquinha, mas vale registrar aqui que a Chrysler confirmou, dias atrás, o que havia prometido no ano passado: o fim da produção do PT Cruiser, primeiro carro “retrô” a fazer real sucesso na indústria automobilística de massa. Fabricado desde 2000, depois de ser […]

SÃO PAULO (até que…) – A notícia não é exatamente nova ou fresquinha, mas vale registrar aqui que a Chrysler confirmou, dias atrás, o que havia prometido no ano passado: o fim da produção do PT Cruiser, primeiro carro “retrô” a fazer real sucesso na indústria automobilística de massa.

Fabricado desde 2000, depois de ser apresentado como conceito em vários salões no final da década de 90, o PT é simpático e, garantem os que o possuem, um bom carro. E o preço não é dos mais extorsivos, embora as versões mais luxuosas e os modelos conversíveis sejam bem caras.

A linha de montagem hoje está no México e o presidente da Chrysler anunciou que se alguém quiser comprar o ferramental, os projetos e as garrafinhas térmicas de café da fábrica, é só fazer uma proposta.

Uma curiosidade é que esse segmento retrô, graças à Chrysler, tem sido bem-sucedido. Até a quase falida GM lançou uma van, ou SUV, ou furgão, sei lá como se chama isso, bastante agradável, com linhas nostálgicas. É a Chevy HHR, que se encontra com facilidade nas ruas dos EUA, mas eu nunca vi por aqui.