Blog do Flavio Gomes
Legião urbana

LEGIONE URBANA

SÃO PAULO (mistééééério!) – Das coisas mais esquisitas que já vi, esse Uno da foto. Aparentemente, nada de excepcional. Um Uno, fim dos anos 80, começo dos 90. Meio baleado, lateral amassada, sujo. Claro que os mais observadores já notaram: a placa é de Turim, na Itália. O “I” do adesivo é típico da Europa […]

SÃO PAULO (mistééééério!) – Das coisas mais esquisitas que já vi, esse Uno da foto. Aparentemente, nada de excepcional. Um Uno, fim dos anos 80, começo dos 90. Meio baleado, lateral amassada, sujo. Claro que os mais observadores já notaram: a placa é de Turim, na Itália. O “I” do adesivo é típico da Europa e completa o quadro de autenticidade, assim como o engate que não temos por aqui. A placa dianteira era a mesma, tive o cuidado de ver. E o que tem de esquisito? Claro que os mais observadores já notaram que esse Uno está estacionado em São Paulo, ao lado do cemitério do Araçá, perto do estádio do Pacaembu. E o que um Uno com placa de Turim está fazendo em São Paulo? Como é que veio parar aqui? Alguém dando a volta ao mundo? Pode ser, mas em geral quem faz isso coloca adesivos na porta, “compartilha”, como se diz. Ou leva estepe na capota, coloca bandeirinhas nos vidros, tem site e blog.

Algum sinal, enfim, sempre aparece em carros de gente que está dando a volta ao mundo. Não parece, definitivamente, ser o caso desse Uno. Já é raro, no Brasil, exceto em regiões de fronteira, ver carros com placas estrangeiras. Lá no Sul a gente topa de vez em quando com carros da Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile. Imagino que no Centro-Oeste também apareçam alguns bolivianos ou peruanos. Mas placa da Europa? Aqui? Raro, raro demais. Outro dia vi um Porsche com placa da Holanda na Marginal, mas tinha algo escrito na porta, era provavelmente um carro trazido para algum evento, sei lá. Esse Uno, porém… É o enigma dos enigmas. Teria vindo direto da fábrica de Turim quando a Fiat pretendia lançar o Uno aqui, e acabou esquecido? Seria de alguém fugindo da máfia? Um cidadão italiano que procurava o estádio San Paolo em Napoli e lhe indicaram esta direção?

Bom, se alguém tiver outra tese, que coloque aqui…

PS: Um blogueiro abaixo notou também que a placa é antiga, porque hoje nos países da União Européia há um padrão diferente, com a letra que identifica o país sobre fundo azul na própria placa. Esse carro saiu da Itália faz tempo…