Blog do Flavio Gomes
Futebol

RELEITURA RADICAL

SÃO PAULO (cinza e molhada) – Não tem nada a ver com carros e corridas, mas eu me ligo em marcas e logotipos, e notei na semana passada que a Topper, fábrica de material esportivo que já vestiu até a seleção brasileira em três Copas (1982/86/90), fez uma mudança radical na sua logotipia. Me chamou […]

SÃO PAULO (cinza e molhada) – Não tem nada a ver com carros e corridas, mas eu me ligo em marcas e logotipos, e notei na semana passada que a Topper, fábrica de material esportivo que já vestiu até a seleção brasileira em três Copas (1982/86/90), fez uma mudança radical na sua logotipia. Me chamou a atenção porque o novo não tem nada a ver com o velho, o que é raro nessas “releituras”. Em geral, “atualiza-se” uma marca antiga para modernizá-la, sem fugir muito do desenho original. Nem sempre o resultado é bom.

Na indústria automobilística essas mudanças são mais raras. Marcas como a Ford e a Volkswagen, por exemplo, não se alteram. A Fiat, por outro lado, mexe bastante na sua logotipia. Eu gosto, particularmente, da Audi — as quatro argolas têm uma grande força visual.

E para você, qual o logotipo de marca de carro mais legal?