Blog do Flavio Gomes
Museus & coleções

O OCASO DA ULBRA

SÃO PAULO (iminente) – É mais do que preocupante a situação do Museu de Tecnologia da Ulbra, em Canoas (RS), o maior acervo de carros antigos do Brasil. No final do ano passado, os veículos foram lacrados pela Justiça — o museu permaneceu aberto, mas os carros não podem ser retirados do local. A universidade […]

SÃO PAULO (iminente) – É mais do que preocupante a situação do Museu de Tecnologia da Ulbra, em Canoas (RS), o maior acervo de carros antigos do Brasil. No final do ano passado, os veículos foram lacrados pela Justiça — o museu permaneceu aberto, mas os carros não podem ser retirados do local. A universidade tem dívidas enormes, é acusada de sonegar impostos e o juiz do caso resolveu lacrar o acervo para que ele não fosse retirado do local na surdina.

Hoje, a Ulbra anunciou que está encerrada sua parceria com a GM, que mantinha 73 carros no museu. Eles já estão sendo retirados do local. É evidente que a GM teme que seus veículos sejam incluídos em eventuais confiscos para pagamento de dívidas. Como estavam cedidos por comodato, não estão sujeitos à decisão judicial que lacrou o acervo do museu. Para onde vão? Não tenho a menor idéia.