Blog do Flavio Gomes
Automobilismo brasileiro

STREET CAR: DETALHE IMPORTANTE

SÃO PAULO (bom nível) – Está ótima a discussão abaixo sobre a nova categoria da FASP, a Street Car, para carros feitos a partir de 1995, de rua, sem preparação alguma, com santantônio e cinco de quatro pontos. Apenas gostaria de chamar a atenção para um detalhe. Tem muita gente defendendo a ideia, que permitirá […]

SÃO PAULO (bom nível) – Está ótima a discussão abaixo sobre a nova categoria da FASP, a Street Car, para carros feitos a partir de 1995, de rua, sem preparação alguma, com santantônio e cinco de quatro pontos. Apenas gostaria de chamar a atenção para um detalhe. Tem muita gente defendendo a ideia, que permitirá a qualquer um dar umas voltas em Interlagos, usando o argumento de que são um sucesso os “track days” e os festivais de regularidade que acontecem mundo afora.

O detalhe: não estamos falando aqui de “track day”, ou de dar uma passeada por uma pista de verdade com seu carro de rua. Isso é legal demais, claro, desde com controle de velocidade e sem competição corpo a corpo. Oferece-se aos não-pilotos a chance de guiar num autódromo, matar a vontade, e não tenho nada contra isso, ao contrário. Aproxima o público do esporte, é positivo.

A Street Car não é isso, porém. Nós estamos falando de corrida, corrida de carros, um contra o outro, pauleira pura. Com carros não preparados para isso e pilotos, menos ainda.

É perigoso demais. Ninguém falou, por exemplo, em vistoriar esses carros. Os amortecedores estão bons? Os freios aguentam? Os pneus estão em boas condições? Por enquanto, está tudo muito no ar. Sigo com minha opinião de que é uma temeridade.