Blog do Flavio Gomes
Stock Car

AO SABOR DA TV

SÃO PAULO (piada pronta) – O blogueiro Rafael Zakspeed alertou para a nota publicada no blog do colega Rafael Lopes. Ele informa que na prova de abertura da Estoque (dia 29 em Interlagos), a corrida não vai valer nada até os dez minutos finais. É quando a Globo entra com a transmissão ao vivo. Nessa […]

SÃO PAULO (piada pronta) – O blogueiro Rafael Zakspeed alertou para a nota publicada no blog do colega Rafael Lopes. Ele informa que na prova de abertura da Estoque (dia 29 em Interlagos), a corrida não vai valer nada até os dez minutos finais. É quando a Globo entra com a transmissão ao vivo. Nessa hora, vão colocar na pista o safety-car para juntar o pelotão, oferecendo à TV um espetáculo mais, digamos, emocionante.

Se em todas as etapas isso acontecer, for parte do regulamento, não tenho nenhuma restrição. Fazíamos isso na Superclassic, para reagrupar o grid no meio da corrida. Não alterava em nada o resultado, porque na nossa categoria os mais rápidos eram mais rápidos e pronto. Mas nas primeiras voltas sempre tínhamos brigas, mesmo entre carros desiguais, até que as posições se acomodavam. Assim, a “neutralização”, como chamávamos, permitia a reedição dos duelos que aconteciam após a largada.

Ocorre que, na Estoque, as regras do jogo ficam sujeitas aos humores da Globo. Que, diga-se, não vai mostrar todas as provas do ano ao vivo, como aconteceu no ano passado — apesar disso, categoria se vende no mercado dizendo genericamente que suas etapas terão “transmissão da TV”. Assim, a primeira etapa terá safety-car nos dez minutos finais. A segunda, não sei. Pode ser nos últimos cinco minutos. Ou nas três derradeiras voltas. Ou quando o ibope cair.

Os pilotos não falam. Mas detestam essas coisas.