MENU

sábado, 14 de março de 2009 - 17:21Stock Car

AO SABOR DA TV

SÃO PAULO (piada pronta) – O blogueiro Rafael Zakspeed alertou para a nota publicada no blog do colega Rafael Lopes. Ele informa que na prova de abertura da Estoque (dia 29 em Interlagos), a corrida não vai valer nada até os dez minutos finais. É quando a Globo entra com a transmissão ao vivo. Nessa hora, vão colocar na pista o safety-car para juntar o pelotão, oferecendo à TV um espetáculo mais, digamos, emocionante.

Se em todas as etapas isso acontecer, for parte do regulamento, não tenho nenhuma restrição. Fazíamos isso na Superclassic, para reagrupar o grid no meio da corrida. Não alterava em nada o resultado, porque na nossa categoria os mais rápidos eram mais rápidos e pronto. Mas nas primeiras voltas sempre tínhamos brigas, mesmo entre carros desiguais, até que as posições se acomodavam. Assim, a “neutralização”, como chamávamos, permitia a reedição dos duelos que aconteciam após a largada.

Ocorre que, na Estoque, as regras do jogo ficam sujeitas aos humores da Globo. Que, diga-se, não vai mostrar todas as provas do ano ao vivo, como aconteceu no ano passado — apesar disso, categoria se vende no mercado dizendo genericamente que suas etapas terão “transmissão da TV”. Assim, a primeira etapa terá safety-car nos dez minutos finais. A segunda, não sei. Pode ser nos últimos cinco minutos. Ou nas três derradeiras voltas. Ou quando o ibope cair.

Os pilotos não falam. Mas detestam essas coisas.

37 comentários

  1. Josué disse:

    Para uma categoria que deveria trocar o nome para “Campeonato PAULISTA de Stock Cars” pela quantidade de corridas que são disputadas em Interlagos (como se não houvessem outros bons autódromos pelo país) acho bem feito que isso aconteça, quem sabe assim , com o tempo apareça uma categoria realmente NACIONAL com direito a transmissão ao vivo pela TV aberta.

  2. Victor Winfield disse:

    Isso é vergonhoso! Deveria haver boicote à transmissão. Mas, infelizmente, isso poderia até prejudicar a categoria. E como o automobilismo tupiniquim já anda mal das pernas…

  3. vitão disse:

    A NASCAR é acusada da mesma “criatividade” . Caiu a audiência eles tacam um “debris on the track” e tome safety car. Tudo para evitar que alguém dispare na liderança. Os pilotos já sabem e vi uma entrevista do Kyle Bush em que ele, entre risadinhas, dizia que era impossível abrir mais de 20 segundos nas provas.
    Para o GP de F-1 a “grobo” esta’providenciando uma bazuca na entrada do S. O cabra passou a mais de 10 s de vantagem, fogo nele.

  4. Marcio Vieira disse:

    Já não assistia essa porcaria. Agora sim que não vou perder um segundo sequer na “categoria mais competitiva do mundo”

    Se é para assistir porcaria, melhor deixar na TV Senado.

  5. gtc29 disse:

    faz logo sorteio e entrega os troféus, bem mais justo…

  6. Estevão disse:

    A única coisa que acho legal da Stock é uma edição especial de um relógio que a Citizen lançou em homenagem à categoria. Para quem se interessar em ver, tá na última contracapa da Men`s Health desse mês.
    Um relógio desses eu queria. Vou ver quanto custa.
    Abs.

  7. Formiga disse:

    Eu gosto de corrida. Já tentei assistir Stock, mas não dá!!!! É muito chato, e a narração nem se fala, tenta por todo meio colocar “emoção”, “coração” em tudo.

  8. Roberto Lacombe disse:

    A GROBO deveria fazer isso também com a transmissão dos chatérrimos jogos de futebol dos campeonatos sem finais…

    O jogo corre até os 80 minutos, a partir daí apaga o placar, fica zero a zero de novo, e a GROBO começa a transmissão…

  9. Olha, a Globo acabou com o carnaval do Rio e, por conseguinte, do resto do Brasil. Acabou com o futebol regional, ao monopolizar a seleção brasileira. Quem percebeu a alegria do Ronaldo, no final do jogo com o Palmeiras, ao dar entrevista para a Globo. A gente saudável e inteligente da mídia deveria se meter mais com isso!

  10. Alexandre Medeiros disse:

    Fala Flavio…
    quando li….ri muito kra…
    mas eh isso…é um grande motivo…para não assistir…nem por osmose!
    kkkkkk
    imagina se globo mandasse no tio Bernie…de que houras seria a corrida?!?!ou o grid?!?
    sei não…axo ki o importante nesse momento mesmo além de rir muito é ter a conciencia do que aconteçe e principalmente…questionar…de forma clara e embasada….como aki no blog…e em outros também… forma que eles alienam as pessoas na kra de pau…escraxadamente…
    kkkkkk
    ai maxo…tu tem ki voltar pra Natal logo…
    pra fazer uma reportagem do Indiana Gomes na Fabrica de Sr Marcos!!

    td d bao
    valeus
    :-)

  11. leohora disse:

    faz uma corrida com só 10 minutos então….

  12. MRui disse:

    Depois vocês reclamam da Truck… o cara foi lá a partir do nada e montou uma super categoria, banca autódramos, vende ingressos para o público de verdade, enquanto isso a Stock com seus milhões não faz nada pelas pistas, não vende ingressos e não tem coragem de ir ali em Fortaleza ou Caruaru…

  13. Aliandro Miranda disse:

    Isso me lembra quando eu e alguns amigos, após corrermos pela primeira vez de kart, resolvemos fazer um campeonato. A discussão era se a primeira prova valeria pontos. Eu era contra, tinha gente que era a favor (espertamente quem venceu, por exemplo).

    Mas eu posso suscitar este tipo de discussão juntamente com meus amigos, somos amadores!

    E a Stock?

  14. A Globo é uma concessão pública.

    Eu sou “público”.

    Eu detesto a programação da Globo.

    Vou entrar lá no estúdio, pegar um microfone e falar sobre aquilo que gosto e quero ver no canal.

    Porque não pode?
    Ué, é público!

  15. márcio x-burger disse:

    Stock car parece bate bate de parquinho de diversão.

  16. Joel_RS disse:

    TC 2000 Brasil já!

    Eu me recuso a assistir esse lixo de ESTOQUE.

  17. Andre Decourt disse:

    Tem gente perdendo tempo com essa multibolha, que é muito chata…..

  18. MSM disse:

    OS únicos que podem mudar essa situação, são os pilotos, se entrassem na categoria com intenção de realizar aquilo que gostam com seriedade e profissionalismo. MAs muitos estão ali apenas para aparecer na Poderosa e vão empurrando com a barriga. Quando a categoria começar a perder interesse (lucro e audiência) para a Poderosa, esses pilotos vão ficar sozinhos no barco furado, afinal tudo na vida tem um começo e um fim, portanto, deveriam se mexer para sobreviverem o mais rápido possível.

  19. RONALDO SANTOS disse:

    Simplesmente rídiculo, já não chega a Fórmula Truque..onde é proibido queimar o radar na reta ou seja não pode acelerar, agora a ESTOQUE com essa armação. Imagine se o Cacá Senna Bueno estiver lá atrás os outros tenão que deixa-lo passar afinal de contas ele é o piloto Rede Globo e como os demais pilotos da ESTOQUE não tem amor próprio o circo esta armado com palhaços e mágicos..hahahaha

  20. Andre Benevides disse:

    Meus amigos, esqueçam essa Stock Car. Isso lá é automobilismo.

  21. Léo Engelmann disse:

    Se eu fosse você, depois dessa, não falaria mais de Estoque até que os valores de uma competição enquanto Esporte fossem respeitados.

  22. Edu [email protected] disse:

    BOICOTE GERAL !!! Mandem e-mails para seus amigos fãs de automobilismo e vamos boicotar as transmissoes da GLOBO.

    VIVA O PICA-PAU !!

  23. Renan do Couto disse:

    e a Globo não comanda o regulamento?

  24. rubem r. gonzalez disse:

    É o BBB automotivo gente!!!! Assim quer ” o grande irmão” então assim será…. ano que vêm sugiro que os treinos da categoria sejam disputadas em gincanas comandadas pelo grande Faustão, seria o máximo né? uma corrida de ovo na colher com o Tarso marques com uma perna amarrada a ivete sangalo disputando a pole com Luciano Burti amarrado a claudia leitte ( com dois “tês”), e ainda todos os carros correrem com lastro para o vencedor da etapa do BBB ir de carona com o piloto, não seria o máximo? ou quem sabe o piloto que ficar por ultimo na gincana tenha que levar o zeca camargo no colo? a menina ia adorar… acho que falei demais…..

  25. Guilherme Bezerra disse:

    RIDÍCULO. Sem mais palavras.

  26. Scargalatico disse:

    Essa da Globo é bobagem em face do que acontece nos bastidores da “Estoque”.
    Imeginem uma categoria na qual o presidente do CTDN da CBA é também empregado da VICAR, firma que promove a categoria e que pretende comandar a CBA a partir de 2ª feira.
    A coisa é tão séria que a CBA não analisa os motores dos “Estoques” facilitando à VICAR determinar quem será o campeão da temporada.
    Para isso basta fornecer os melhores motores para a equipe escohida e pronto.
    Ou será que alguem acredita que que a equipe do Andreas Mattheis foi tão superior tecnicamente às demais?

  27. Adriano disse:

    Que palhaçada. Eu até tento acompanhar a Istoqui (com “I” de inteligência – aquilo que a Globo, Vicar, equipes e até pilotos estão abdicando), mas não dá. Já é triste ter que acompanhar as corridas no plim-plim, com aquela música chechelenta de fundo, aqueles comentários terríveis. Depois uma categoria acaba no Brasil e não sabem o por quê.

  28. acarloz disse:

    É a inovação, automobilismo verdade em 10 ou 15 minutos… ridiculo !

  29. Rafael "ZakSpeed" disse:

    Se a Globo tivesse bom senso e gente inteligente trabalhando por lá, poderiam passar um VT dos melhores momentos da corrida, nesse espaço de 10 minutos.

    O pior nessa história, não é nem a Globo. E sim a Vicar, e seu presidente, Carlos Col, que aceita qualquer determinação da Globo. Sabe aqueles números gigantes no parabrisas e vidros laterais. Aquilo é imposição da Globo.

    É impressionante a capacidade de empresas e pessoas de se subjulgarem a TV Globo. Taí o futebol e a Stock provando isso.

  30. Alex Moreira disse:

    A Truck também reagrupa o grid, pelo mesmo motivo da Superclassic, acontece que isso é feito na METADE da corrida, nunca no final.

    Essa nova invenção da Globo beira o rídiculo, nunca vi um absurdo desses em se tratando de transmissões esportivas. Seria uma tentativa de alavancar o IBOPE da categoria, que fica atrás do Pica-Pau?

  31. JP disse:

    A F1 vai ficar assim. Corridas cada vez mais curtas. O própiro Massa disse que é a favor.
    Sendo assim, o que esperar do automobilismo? Os pilotos de hoje são iguais aos jogadores de futebol. Obedecem seus “mestres” como cordeirinhos.

  32. Rafael "ZakSpeed" disse:

    Valeu por noticiar FG!

    Imagina a situação: Um piloto fica uns 10s na frente do 2º colocado, e nos 10 minutos finais, juntam todo mundo. E nesses 10 minutos finais, ele e o 2º colocado batem.

    Quero ver o humor do piloto que tinha a vitória praticamente assegurada…

    Isso sem falar na possibilidade de acidentes graves nessa “relargada by Globo”

  33. Bruno disse:

    Com todo respeito à SuperClassic, mas apelar para isso numa categoria, pelomenos dita profissional como a Stock Car, é o primeiro sinal de que o Automobilismo Brasileiro está no fim. O que falta agora? Vão obrigar os pilotos a tirarem fotos com as “Celebridades do Big Brother”. Já estou até imaginando: Os chefes de equipe sintonizados na Globo vendo aquelas matérias melosas sobre os jogadores da copa de 70 ou aquelas partidinhas xoxas de Futebol de Areia que passam no Esporte Espetacular, de prontidão para avisar ao piloto que o Safety Car vai entrar…É cada uma…

  34. Fernando Carmona disse:

    Imagina se a Globo tivesse poder sobre a F1. Seria uma festa tupiniquim e a esportividade iria para o saco. Será que eles não percebem que nós não somo idiotas?
    Eu gosto de corrida de carros, vejo um monte pela TV, internet mas essa Stock Car é muito chata, só se fala de um piloto não, fazem uma produção/propaganda em cima dos outros pilotos que são os maestros do show.
    Se estão todos ganhando mais dinheiro por lá dessa maneira, como acho que estão, deixe como esta dessa forma todos tem mais comida em casa!
    abraços

  35. ALEX B. disse:

    Ah, mas Venus platinada tá de brincadeira…Porra este campeonato de “estoque” como diz o Flavinho, já é meio estranho, fajuto mesmo, cheio de bolhas e não sei o que mais!
    Agora mais esta da toda poderosa é cretinice demais! Se eu tiver coisa melhor, qualquer coisa mesmo, pra fazer, vou dar um tempo de assistir a categoria! E a competitividade, óó! Putz que noticia… não tenho mais pra quem torcer mesmo agora que o alemão parou e o Barrica continua na F-1..BAAHH…

  36. Ainda bem que ela não transmite a Fórmula Truck, senão iria estragar essa categoria também…

  37. Rafael Macedo de Souza disse:

    Isso é automobilismo ou um show encomendado para a TV?
    Eles poderiam fazer melhor: criar uma gincana e participar do se vira nos 30 do Faustão, pelo menos ia ser menos patético. E o pior é que tem gente que ainda vai no autodromo ver essa porcaria, de graça, mas vai.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *