Blog do Flavio Gomes
F-1

BARENITAS (8)

SÃO PAULO (e quero correr na chuva!) – Agora, o resto. A Brawn GP não brilhou como nas primeiras corridas, mas andou sempre lá, no bolo da frente. Button se classificou em quarto e Barrichello, em sexto. Desempenho discreto para quem achava que eles iriam ganhar todas as corridas da temporada, a falácia propagada pela […]

SÃO PAULO (e quero correr na chuva!) – Agora, o resto. A Brawn GP não brilhou como nas primeiras corridas, mas andou sempre lá, no bolo da frente. Button se classificou em quarto e Barrichello, em sexto. Desempenho discreto para quem achava que eles iriam ganhar todas as corridas da temporada, a falácia propagada pela Ferrari, Massa à frente como porta-voz. Bobagem, como já disse várias vezes. O carro é bom, apenas. O difusor ajuda. Mas não é tudo.

Vettel ficou entre os dois Corollas e os dois “brawnies”. Ainda não saíram os pesos, mas acho que essa turma da frente está parecida, uma ou duas voltas no máximo de diferença entre eles. Talvez a Toyota um pouco mais leve do que o normal, porque Vettel virou muito rápido no Q2, 1min32s474, o melhor tempo do fim de semana. A briga pela vitória, para mim, está entre esses três: Glock, Trulli e Vettel. Mas um “brawnie” estará no pódio, segundo meu palpitômetro.

Para Barrichello, a posição de largada, atrás de Hamilton, é pouco confortável. O mclariano é osso duro de roer e tem o KERS para evitar ultrapassagens. Rubens precisa tentar na primeira volta. Depois, pode se apertar. E ainda terá Alonso por trás. Segundo consta, o espanhol também mandou instalar um KERS no seu Logan. Mas não quis insulfilm.

Fechando os dez primeiros, a dupla ferrarista em oitavo e décimo, com Rosberguinho entre eles. Daí não sai nada, vão todos lutar por migalhas na zona de pontuação.

No Q2, a decepção ficou mais uma vez para Nelsinho, que com a voz embargada de dar dó mandou, pelo rádio, um “sorry guys” por ter escapado da pista em sua tentativa de volta rápida. Estou começando a ficar com pena do rapaz, que não parece preparado para segurar o rojão. Piquet-pimpolho terminou essa parte da classificação em 15º, enquanto Alonso passava com alguma facilidade para o Q3 com o sétimo tempo.

Empacaram igualmente no Q2 os dois ridículos BMW Sauber — equipe que, ao lado da Ferrari, é o grande fiasco da temporada. Sempre digo, a melhor coisa que a BMW fez em sua história foi em parceria com italianos da Iso, jamais com suíços, que só entendem de chocolates, queijos e bancos.

Por fim, a turma da primeira degola, sem grandes surpresas com exceção de Webber, que fez o penúltimo tempo. Teve um rala-rala com Sutil, mas não sei se foi só isso. Daqui a pouco chegam as explicações.

(Chegaram. Sutil atrapalhou mesmo, disse que estava lento para deixar um espaço entre ele e Alonso, e não viu que Webber vinha em volta rápida. Os comissários puniram-no com a perda de três posições no grid. Cai de 16º para 19º.)

Fiquei decepcionado com a Caminho das Índias, achei que depois dos bons treinos livres, pelo menos Sutil passaria para o Q2, mas esse sistema de castas da F-1 é cruel. A dupla da Toro Rosso também andou muito mal. E Bourdais, em último, está cada vez mais com o pé na cova.