Blog do Flavio Gomes
F-1

A NOVA F-1 (2)

SÃO PAULO (John Locke morreu ou não?) – Seguindo com nossa série exclusiva dos projetos da F-1 para o ano que vem, apresentamos o protótipo do carro da US F1. Como se percebe, a tendência é mesmo pela eliminação das asas traseiras, com pequenos apêndices aerodinâmicos laterais. O uso de faróis também está se disseminando, […]

SÃO PAULO (John Locke morreu ou não?) – Seguindo com nossa série exclusiva dos projetos da F-1 para o ano que vem, apresentamos o protótipo do carro da US F1. Como se percebe, a tendência é mesmo pela eliminação das asas traseiras, com pequenos apêndices aerodinâmicos laterais. O uso de faróis também está se disseminando, por conta dos horários de certas corridas.

A grande novidade no projeto de Peter Windsor (a equipe não contratou nenhum engenheiro, para reduzir seus custos) é a asa dianteira em forma de pára-choque (ou seria parachoque, ou paraxoque?) modelo “pinus”. Tal configuração será usada para facilitar as ultrapassagens, cutucando o carro da frente. O volante na horizontal é algo tido como revolucionário, segundo os especialistas.

Como se vê, o protótipo usa pneus com ranhuras na frente, o que prova que no ano passado já estava pronto. Os pneus traseiros são para chuva extrema. Motor Cosworth, mas o time está negociando com a Ford para batizá-lo. O uso das bandeiras, embora pareça apenas estético, tem função aerodinâmica.