Blog do Flavio Gomes
Automobilismo brasileiro

E OS ENGENHEIROS?

SÃO PAULO (para pensar) – O blogueiro Edson Del Rio mandou uma mensagem muito simpática com foto ainda mais simpática que lança no ar uma reflexão. A gente vive falando aqui de categorias de base, da falta de campeonatos que formem pilotos no Brasil etc. Mas quase nunca falamos dos engenheiros. Do quanto o automobilismo […]

SÃO PAULO (para pensar) – O blogueiro Edson Del Rio mandou uma mensagem muito simpática com foto ainda mais simpática que lança no ar uma reflexão. A gente vive falando aqui de categorias de base, da falta de campeonatos que formem pilotos no Brasil etc. Mas quase nunca falamos dos engenheiros. Do quanto o automobilismo poderia se integrar às faculdades de engenharia em todo o Brasil, ajudando em sua formação.

É algo, realmente, que deveria ser considerado pela CBA. E pelas universidades, também. Tirando a FEI e uma ou outra que participa das competições da SAE, não existe essa sinergia, para usar termo que os executivos adoram.

Seguem o e-mail do Edson e a foto.

“A foto é de 1985 e o carro é uma antiga Vemaguet transformada em um off-road (foram mantidos o motor e a transmissão, e realizadas pequenas alterações da suspensão). O chassi foi drasticamente encurtado e redistribuído o peso. O projeto foi feito por estudantes de engenharia mecânica da UNESP de Ilha Solteira e posteriormente doado a um colégio técnico da cidade. As rodas são do Passat (o nacional antigo) e durante muito tempo foi a diversão da garotada que estudava engenharia nesta terra distante (para aquela época, hoje é tudo muito perto…). O Brasil apresenta fantásticos pilotos de competição com destaque no automobilismo mundial, mas e os nossos engenheiros de competição? Acredito que pela nossa competência técnica poderemos ter mais engenheiros de competição com destaque no cenário internacional. Essa é uma missão para as escolas de engenharia, principalmente aquelas que proclamam a ênfase no setor automobilístico. Competição de velocidade também necessita de engenheiros e técnicos habilidosos para obtenção de resultados. Na verdade é um time, uma equipe! E nessa equação é importante a presença dos gerentes e administradores, engenheiros, mecânicos, técnicos etc. Ver a garotada que cursava engenharia preocupada com o desenvolvimento de novos projetos, com segurança, responsabilidade e dentro do ambiente acadêmico, era sempre muito bom, mesmo que lá em Ilha Solteira, e mais de 20 anos atrás.”