Blog do Flavio Gomes
Imprensa

VAMOS FAZER A LISTA

SÃO PAULO (nossa lista é melhor que a deles) – Ontem caí na besteira de comprar uma edição especial da “Bravo!” que trazia uma lista de 100 objetos que entraram para a história do design. Gosto de design e de listas. Mas não gosto da revista. Em todo caso, não tinha nada para ler durante […]

SÃO PAULO (nossa lista é melhor que a deles) – Ontem caí na besteira de comprar uma edição especial da “Bravo!” que trazia uma lista de 100 objetos que entraram para a história do design. Gosto de design e de listas. Mas não gosto da revista. Em todo caso, não tinha nada para ler durante o lanche da tarde e comprei. Queria ver se eu tinha algum daqueles objetos listados.

Tinha. Garrafa de Coca-Cola, um Fusca, um cubo mágico, uma Olivetti Valentine, uma caneta Bic Cristal, um canivete suíço, um ventilador desenhado por Peter Behrens, um Zippo, uma La Pavoni, um vidro de Shoyu (!), um isqueiro Bic, CDs (! de novo) e uma cafeteira Moka Express. Nada mau.

Mas a lista é uma picaretagem total. De 100 objetos escolhidos, nada menos do que 32 são cadeiras/bancos/sofás. Na “carta do editor”, o próprio diz que a lista da revista se baseia (chupa, seria mais honesto) em “levantamentos e rankings anteriores, principalmente os feitos pelos estudiosos britânicos Charlotte J. Fiell e Peter M. Fiell”. E continua: “Mas, como de hábito (…), a ordem final coube à redação de BRAVO! e aos colaboradores convidados”.

Não sei quem são os colaboradores. Mas todos certamente gostam de sentar, tamanha a quantidade de objetos criados para esse fim relacionados entre as coisas mais bem desenhadas de todos os tempos. Carros, há três: Fusca, Ferrari Testarossa e Cadillac Eldorado. Pode ser uma listinha mais besta e sem sal do que essa? Como esquecer o Citroën 2 CV, por exemplo, ou mesmo o DKW? O que um Cadillac Eldorado tem de especial? E uma Testarossa? Blergh. Fora as imagens escolhidas, que prefiro nem comentar.

Para anular a nulidade dessa lista, e me convencer a não devolver a revista e pedir meus R$ 14,95 de volta, vamos fazer uma lista aqui. Só de carros, e só pensando no design. Mandem aí uma listinha, digamos, dos cinco carros de melhor design de todos os tempos. Depois a gente faz um levantamento para escolher os cinco mais votados, que tal?