Blog do Flavio Gomes
F-1

BELGICANAS (5)

SÃO PAULO (muda um pouco) – A divulgação dos pesos de cada carro no grid do GP da Bélgica, agora há pouco, joga ainda mais dúvidas sobre o que pode acontecer na corrida de amanhã. Sabem qual o carro mais leve? O de Rubens Barrichello: 644,5 kg, mais leve até do que Fisichella, que larga […]

SÃO PAULO (muda um pouco) – A divulgação dos pesos de cada carro no grid do GP da Bélgica, agora há pouco, joga ainda mais dúvidas sobre o que pode acontecer na corrida de amanhã. Sabem qual o carro mais leve? O de Rubens Barrichello: 644,5 kg, mais leve até do que Fisichella, que larga com 648 kg. Incrível. Eu escrevi no post anterior que Rubens, Trulli e Raikkonen estariam mais ou menos com o mesmo peso. Trulli tem 656,5 kg e Kimi, 655 kg; parecidos, sim. Mas bem mais pesados do que o brasileiro, o que lhes dará umas três voltas de pista a mais, depois da primeira parada do carro da Brawn, possivelmente na volta 11.

Heidfeld e Kubica, surpreendentes pelas posições (terceiro e quinto), foram mais surpreendentes ainda porque também andaram com mais peso que Barrichello: 655 kg e 649 kg cada um, respectivamente. O alemão, assim, merece aplausos. E Trulli, segundo no grid, mais ainda. Não fosse seu crônico problema de ritmo de corrida, mereceria ser colocado como favorito à vitória.

Entre os dez primeiros, Rosberguinho é o mais pesado, 670 kg, mas não assusta. Quem aparece bem na fita é Vettel, com 662,5 kg, em oitavo. Poderá ficar umas quatro ou cinco voltas a mais na pista depois das paradas de seus principais adversários. Uma boa largada pode colocá-lo na briga. E Raikkonen pinta como forte candidato a vencer o GP belga, porque pode ganhar umas posições na primeira volta com o KERS e, a partir daí, ditar o ritmo da corrida.

Rubens optou por uma classificação agressiva, e mesmo com o carro leve ficou em quarto. Prova de que a Brawn não está mesmo muito competitiva em Spa, Button que o diga. O inglês, aliás, vai para a corrida com 694,2 kg no tanque, previsão de parada na volta 26, possibilidade de apenas um pit.

Veja abaixo os pesos e as previsões para as primeiras paradas das principais figuras em Spa, pela ordem em que estão no grid:

1) Fisichella – 648 kg – volta 12; 2) Trulli – 656,5 kg – volta 14; 3) Heidfeld – 655 kg – volta 14; 4) Barrichello – 644,5 kg – volta 11; 5) Kubica – 649 kg – volta 12; 6) Raikkonen – 655 kg – volta 14; 7) Glock – 648,5 kg – volta 12; 8 ) Vettel – 662,5 kg – volta 16; 9) Webber – 658 kg – volta 15; 10) Rosberg – 670 kg – volta 19; 12) Hamilton – 693,5 kg – volta 26; 14) Button – 694,2 kg – volta 26.

Acho que Barrichello ainda tem chances, mas são menores. Deixou de ser o favorito, a não ser que passe todo mundo na largada e abra uma grande vantagem nas 11 primeiras voltas, esgoelando-se. Raikkonen, Vettel e Trulli me parecem com possibilidades maiores de vitória, em condições normais.