Blog do Flavio Gomes
F-1

VALENCIANAS (7)

SÃO PAULO (já levou) – A vitória de Hamilton na Hungria não foi casual. E ele mostrou isso agora há pouco em Valência. Das equipes grandes que começaram o ano de forma ridícula (a saber: Ferrari, BMW Sauber, Renault e McLaren), só mesmo o time prateado trabalhou direito. O resto ficou remendando os carros. Algumas, […]

SÃO PAULO (já levou) – A vitória de Hamilton na Hungria não foi casual. E ele mostrou isso agora há pouco em Valência. Das equipes grandes que começaram o ano de forma ridícula (a saber: Ferrari, BMW Sauber, Renault e McLaren), só mesmo o time prateado trabalhou direito. O resto ficou remendando os carros. Algumas, como a BMW Sauber, nem isso.

A McLaren entra na briga por vitórias até o fim do ano, o que é bom para a Brawn. Os marca-textos têm apenas de se preocupar em ficar perto da Red Bull, e isso já aconteceu em Valência. Apesar do grande carro, os rubrotaurinos ainda enfrentam certas oscilações. A de hoje foi de Webber, apenas nono no grid. Vettel se virou e larga em quarto, com Button em seus calcanhares. Barrichello foi o melhor deles e ficou em terceiro.

Kovalento ter feito o segundo tempo é o sinal mais claro da volta da McLaren ao palco dos protagonistas. A Ferrari segue coadjuvante, apesar do sexto de Raikkonen mais do que razoável. Badoer, coitado, foi patético. Último. Mas nem é tanto culpa dele. O fato é que hoje, para guiar um F-1, o cara tem de estar em plena atividade. Alguns meses parado, e tchau. Luca não guiava havia oito meses. A Ferrari terá de repensar a questão do substituto de Massa nas próximas corridas. Já estou achando que Schumacher não encara. Gené pode ser uma opção. Mas eu iria atrás de gente que está correndo (ou estava), como Bourdais e Nelsinho.

Alonso abriu mão do brilhareco e ficou em oitavo. Grosjean foi o 14º. Passou tranquilo pelo Q1, até porque teve a vida facilitada pelas presenças quase certas de Badoer e Alguersuari na primeira degola, e no fim não fez muito mais do que faria Nelsinho. O Q1 também mandou para o espaço Nakajima, um piloto fraquíssimo, Trulli, de uma Toyota que despencou, e Fisichella, que precisa parar de correr.

O Q2 despachou Heidfeld, que terá problemas para achar vaga em 2010, Sutil, que vem andando bem com a Caminho das Índias, Glock, Grosjean e Buemi. E o Q3 foi um show prateado, com Lewis fazendo sua primeira pole no ano, 1min39s498. Quem chego mais perto, Kovalainen à parte, foi Barrichello, 0s065 atrás. Vettel, o quarto, ficou a 0s291 de Hamilton.

O campeão do mundo é claríssimo favorito à vitória amanhã. No ano passado, Massa largou na pole e liderou a corrida toda com grande facilidade. A pista valenciana não é grande coisa para ultrapassagens. Deve ser uma corrida sem grandes emoções. A Brawn vai ficar marcando a Red Bull de Vettel e não creio que lutará para ganhar. Button só vai se preocupar, daqui para a frente, em abrir alguns pontinhos de Webber e Vettel, ou então não deixar que eles diminuam demais a diferença.

Gola Profonda, meu informante secreto da Ferrari, ainda não telefonou para falar de Badoer. Estou aguardando.