Blog do Flavio Gomes
F-1

1 CHOPPS, 12 PASTEL

SÃO PAULO (faltam dois dias) – Bueno, ficaram todos os pilotos no mesmo segundo no treino livre que acabou agora há pouco aqui em Interlagos. De Alonso, o mais rápido, a Fisichella, o mais lerdo, 0s961. Oh. Não se assustem. Como disse em post abaixo, a pista é muito curta. Os tempos de volta de […]

SÃO PAULO (faltam dois dias) – Bueno, ficaram todos os pilotos no mesmo segundo no treino livre que acabou agora há pouco aqui em Interlagos. De Alonso, o mais rápido, a Fisichella, o mais lerdo, 0s961. Oh. Não se assustem. Como disse em post abaixo, a pista é muito curta. Os tempos de volta de Interlagos são os menores da temporada. O traçado só não é menor que o de Mônaco, e por isso é natural que no cronômetro as diferenças sejam minúsculas.

Para que ninguém se impressione demais, é só fazer uma conta simples. Se a pista fosse 25% maior, algo como 5.385 m, uma extensão mais próxima de outros circuitos do calendário, esse 0s961 do Fisichella lanterninha viraria 1s201, aplicados os mesmos 25%.

Mas houve um certo equilíbrio, sim, especialmente nas primeiras sete posições, de Alonso a Vettel: 0s297. Escolhi sete primeiros porque nesse grupo estão os três que lutam pelo título. Deles, Barrichello foi o melhor, em terceiro. Button ficou em quinto. A surpresa foi Buemi, da Toro Rosso, em segundo.

Tião suíço ficou em primeiro quase o treino todo, até Alonso bater seu tempo no final. Ambos deram a impressão de terem conseguido suas voltas com os carros bem leves. Na Brawn, foi claro o obejtivo de trabalhar para a corrida. Rubens ficou nas últimas posições durante muito tempo, andando com o carro pesado, até tirar gasolina e cravar um tempo aceitável.

A pilotaiada andou bastante. Alguersuari, por exemplo, completou 78 voltas. A corrida terá 71. Button, com 74, e Vettel, com 72, pouco se lixando para o motor muito rodado, foram os outros que mais treinaram durante o dia. Para Barrichello, foram 70 voltas.

Fez frio, mas não choveu de verdade em Interlagos. Só um pouquinho no treino da manhã. A ameaça de água pairou sobre o autódromo o dia todo, com nuvens negras no entorno. Mas água, mesmo, necas de pitibiribas. Dizem que o tempo pode melhorar amanhã. Com asfalto frio, como hoje, as coisas não são muito boas para a Brawn. Dizem também que pode chover. Aí, pior ainda.

É bem difícil fazer alguma aposta para a classificação de amanhã. Eu ainda iria de Red Bull. O próprio tempo de Buemi, que anda com um carro clonado, feito pelo mesmo Adrian Newey, indica que os rubro-taurinos podem se dar bem aqui. Mas é meio chute, ainda.

O dia acabou sendo de Massa, que passeou à vontade pelo paddock, encontrou Alonso, deu coletiva e disse, em tradução livre deste que vos bloga, que é um saco estar num autódromo e não poder correr. É mesmo. Daqui a pouco eu volto.