Blog do Flavio Gomes
F-1

1 CHOPPS, 18 PASTEL

SÃO PAULO (estou seco) – Foi divertida a manhã interlaguística. Para quem vem aqui quase toda semana, nada muito estranho. Mas a turma que baixa por estas bandas uma vez por ano acha tudo esquisito. Uai, só porque de manhã cedinho estava garoando, depois fechou o tempo de vez, aí saiu o sol, e de […]

lachuvaSÃO PAULO (estou seco) – Foi divertida a manhã interlaguística. Para quem vem aqui quase toda semana, nada muito estranho. Mas a turma que baixa por estas bandas uma vez por ano acha tudo esquisito. Uai, só porque de manhã cedinho estava garoando, depois fechou o tempo de vez, aí saiu o sol, e de repente caiu uma tempestade? O que tem isso demais?

Tem que o primeiro treino livre não começava de jeito nenhum, porque a chuva era tão forte que o helicóptero médico não tinha como decolar, e sem helicóptero, sorry, periferia: carro de F-1 não anda. Questões de segurança.

Quando diminuiu um pouco, faltavam 18 minutos para  meio-dia, hora prevista para o fim do terceiro treino livre. Aí a pista foi liberada e todos saíram para ver como estava o circuito com aquele aguaceiro todo. Estava bem molhada, pode-se dizer. Mas nada de tão espetacular, tanto que o melhor tempo, de Rosberguinho, foi de 1min23s182, pouco mais de 10s pior, apenas, que no seco. É quase nada, para o tanto que choveu.

Faltando três minutos para o fim dos 18 disponíveis (é preciso um intervalo de duas horas entre o último treino livre e a classificação), Grosjean, na descida do Lago, perdeu o carro, que apontou para a direita, onde tem grama, e quase decolou ao bater numa pequena elevação. Acertou o guard-rail bem onde estava um fiscal, que deu aquela fechada anal e pulou para trás. Salvaram-se todos.

No fim, Williams com os dois melhores tempos e Button em terceiro. Alonso em quarto. Barrichello em 14º.

Parou de chover agora, mas a ameaça sempre existe. Vai secar bem até as 14h se não cair mais nenhum pingo. Mas é provável que o Q1 comece com pista ainda molhada. A classificação é imprevisível.

Ah, essa imagem aí no alto, totalmente sem graça, é do gráfico de chuva dos monitores da FIA.