Blog do Flavio Gomes
F-1

1 CHOPPS, 9 PASTEL

SÃO PAULO (da garoa) – Os pilotos gostam de Interlagos. Por isso, não desprezaram o primeiro treino, mesmo com o chove-não-molha típico da região — que fica entre os lagos, as represas, e faz desta pista algo único, uma zona meteorológica, uma espécie de ilha de Lost com clima próprio, que não é o mesmo de […]

webber

SÃO PAULO (da garoa) – Os pilotos gostam de Interlagos. Por isso, não desprezaram o primeiro treino, mesmo com o chove-não-molha típico da região — que fica entre os lagos, as represas, e faz desta pista algo único, uma zona meteorológica, uma espécie de ilha de Lost com clima próprio, que não é o mesmo de Santo Amaro, nem de Parelheiros, nem de lugar algum; é o clima do autódromo, não do bairro.

Assim, começou com pista seca, depois teve garoa, depois chuva, depois secou. É bom mesmo a pilotaiada ir se acostumando. Vai ser assim todo o fim de semana.

Deu Webber na primeira sessão, com 1min12s463. Ano passado, a pole de Massa foi em 1min12s368. Vai ficar por aí, talvez entrem em 1min11s, lembro de voltas em 1min10s aqui, a pista é muito curta, pouco mais de 4 mil metros, e hoje algum comentarista haverá de dizer que a F-1 é muito competitiva, com não sei quantos carros no mesmo segundo.

Em pistas curtas, isso não quer dizer nada. Não acreditem nos comentaristas. Muito menos em mim.

Barrichello ficou com o segundo tempo, a 0s411 do canguru da Red Bull. Deu uma rodadinha no Bico de Pato. Foi exatamente igual a uma que eu dei nesta corrida aqui, na chuva, na frente do Passat Trovão Azul do Tranjan. Pena que essa imagem eu não tenho. Na verdade, tenho, gravada do carro do Tranjan. Mas acho que não está no VocêTubo. Bem, não importa.

De marcante neste primeiro treino, a trapalhada de Grosjean, piloto fraco, que atropelou uma placa de isopor marcando os 100 metros para a freada da Junção, colocada num lugar estúpido, no fim da zebra do Mergulho, onde às vezes se passa do ponto, mesmo. Arrebentou tudo e deu bandeira vermelha. Placa tem de pendurar, não colocar no chão.

Vettel foi o terceiro e Button, o sétimo. Na Ferrari, Kimi em décimo, Fisichella cinco posições atrás. O estreante Kobayashi foi o 18º. Ele corre no lugar de Glock pela Toyota.

Tem pouca gente em Interlagos, como é normal às sextas-feiras na maior parte dos autódromos do mundo.

Daqui a pouco tem o treino da tarde. O autódromo está cercado de nuvens bem carregadas. Eu vou aproveitar para almoçar. Ah, não sem antes dizer que a imprensa espanhola está dando que Bruno Senna assinou com a Campos e vai levar Petrobras no bolso. Todos negam, como de costume.