Blog do Flavio Gomes
Comes & bebes

SALGADO E DOCE

SÃO PAULO (os dois) – Hoje bateu uma certa saudade do Rio e, por mera coincidência, recebi agora à noite um e-mail do Rodrigo Maluhy com uma bela historinha sobre os biscoitos Globo. É a reprodução de uma matéria do “JB” sobre esse ícone carioca, que é feito e distribuído do mesmo jeito há quase […]

bisgloboSÃO PAULO (os dois) – Hoje bateu uma certa saudade do Rio e, por mera coincidência, recebi agora à noite um e-mail do Rodrigo Maluhy com uma bela historinha sobre os biscoitos Globo. É a reprodução de uma matéria do “JB” sobre esse ícone carioca, que é feito e distribuído do mesmo jeito há quase meio século e nunca precisou de um anúncio em revista, jornal, rádio ou TV para se transformar num símbolo da mais bela (e mutilada) cidade do mundo. Até o site dos biscoitos mais deliciosos do planeta é lindíssimo em sua simplicidade. Não tem nada e pronto. Não é da era da internet e nunca será. Acabou.

O que é mais legal é que a fábrica nunca cresceu, nunca vendeu franquias, a embalagem nunca mudou, o sabor é o mesmo desde sempre, seus donos nunca se preocuparam em ganhar o mundo, globalizar (é até uma ironia) a marca, nada. Biscoitos Globo são feitos no centro do Rio numa pequena panificação, vendidos por ambulantes nas praias e no trânsito, e é assim que sempre foi e assim que sempre será.

Precisa mais? Quem já se sentou numa cadeira de praia no Leblon para esperar o tempo passar, pediu um saquinho do salgado e um mate, e lá ficou até o tempo passar, sabe que não — não precisa de mais nada.