Blog do Flavio Gomes
Brasil

FEIO, TAMBÉM

SÃO PAULO (ninguém salva) – Bom dia, macacada. Tem dias em que este blog começa a funcionar tarde. Terça-feira é um desses. Paciência. Ainda não entrei na era de blogar por celular, essas coisas. Rua é rua, ficar conectado em todos os lugares e tempos escraviza. Mas vamos em frente. E com outro exemplo de […]

SÃO PAULO (ninguém salva) – Bom dia, macacada. Tem dias em que este blog começa a funcionar tarde. Terça-feira é um desses. Paciência. Ainda não entrei na era de blogar por celular, essas coisas. Rua é rua, ficar conectado em todos os lugares e tempos escraviza. Mas vamos em frente.

E com outro exemplo de descaso, como o entorno do porto de Santos. O Hélio Silveira Jr., vemagueiro do pedaço, me mandou algumas fotos de trens largados no tempo em Araraquara. “Como os aviões da VASP nos aeroportos”, ele diz. “A história do nosso transporte está sendo destruída.”

Concordo 100%. No que diz respeito aos trens, isso é ainda mais visível, porque o Brasil não investe em transporte ferroviário há décadas. O que é uma pena. É o transporte mais pontual, barato e seguro de todos. A explicação é velha: lobbies seculares de petroleiras e montadoras que levaram o país a optar por outro caminho, o dos caminhões. Equivocado, como sempre.