FEIO, TAMBÉM

SÃO PAULO (ninguém salva) – Bom dia, macacada. Tem dias em que este blog começa a funcionar tarde. Terça-feira é um desses. Paciência. Ainda não entrei na era de blogar por celular, essas coisas. Rua é rua, ficar conectado em todos os lugares e tempos escraviza. Mas vamos em frente.

E com outro exemplo de descaso, como o entorno do porto de Santos. O Hélio Silveira Jr., vemagueiro do pedaço, me mandou algumas fotos de trens largados no tempo em Araraquara. “Como os aviões da VASP nos aeroportos”, ele diz. “A história do nosso transporte está sendo destruída.”

Concordo 100%. No que diz respeito aos trens, isso é ainda mais visível, porque o Brasil não investe em transporte ferroviário há décadas. O que é uma pena. É o transporte mais pontual, barato e seguro de todos. A explicação é velha: lobbies seculares de petroleiras e montadoras que levaram o país a optar por outro caminho, o dos caminhões. Equivocado, como sempre.

oiotrem

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Ricardo Pereira de Faria Júnior
Ricardo Pereira de Faria Júnior
14 anos atrás

culpa do idolatrado JK

fiz um tempo atras um trabalho sobre a Rodoferroviária de Brasilia…
quando as ferrovias engrenaram e estavam se tornando o principal meio de transporte de “vento em polpa” o “querido” JK, para buscar financiamento para a sua grande obra se sujeitou aos caprichos americanos… enchendo a ruas de automoveis (não se seja ruim pois adoro carros) e deixou de lado um transporte seguro e estremamente economico.

Att. Ricardo

LORENTE
14 anos atrás

MEUS CAROS,,,ESSAS LOCOMOTIVAS AI,,EU RESTAURARIA TODAS,,,,DEIXARIA NOVISSIMAS,, ABRIRIA UMA TRILHA NA FAZENDA E COLOCARIA 10 KM DE TRILHOS SP PARA BRINCAR COM ESSES BRINQUEDINHOS,,OS CAMINHOES,,,DISPENSARIA TODOS E COLOCAVA LA NA FURNACA DA USIMINAS PRA VIRAREM MATERIA PRIMA NOVAMENTE…
POST MAIS FOTOS AI PRA GENTE VER FLAVIO,,,
OBRIGADO

Daniel
Daniel
14 anos atrás

Concordo plenamente com a crítica feita ao sucateamento dos trens. É curioso que, ao contrário desta nossa republiqueta de bananas, o grande e odiado satã do norte, em que pese ser o país do automóvel e ter em suas estradas grande número de (lindos) caminhões e (lindos) ônibus da Greyhound, tem seu território inteiramente cortado por trilhos e uma companhia, a Amtrak, que mesmo deficitária (auxiliada pelo governo), presta tão importante serviço à população.

Imaginem a reação de qualquer estrangeiro ao saber que um país deste tamanho praticamente não tem trens e não pratica a navegação de cabotagem… e mais, que além de decidirmos transportar toda a nossa produção através de caminhões, ainda projetamos todas as estradas passando por uma única cidade…

E ainda temos coragem de criticar outras nações.

Guilherme Corrêa
Guilherme Corrêa
14 anos atrás

Moro em São Paulo mas sou de Araraquara…quando criança dormia com o barulho dos trens passando pelo centro da cidade…saudade disso sô
abçs
guilherme Corrêa

Christian S
14 anos atrás

E também das contrutoras que também são operadoras de pedágios.

Luca
Luca
14 anos atrás

…………..retirar os trilhos, foi mais ou menos como, além de matar, enterrar o defunto de barriga para baixo………..(se acordar, vai cavocar para baixo)

Luca
Luca
14 anos atrás

….NÃO CONTENTES POR PARALISAR NOSSOS DELICIOSOS “TREM AZUL”, “TREM PRATEADO”, NOSSA LITORINAS, OS CANALHAS RETIRARAM OS TRILHOS, FATO QUE ACABOU ENCHENDO OS BOLSOS DE UMA RAÇA DA QUAL A GENTE JA ESTÁ CANSADO AQUI NO NOSSO PAIS………NÃO PRECISA NEM FALAR NÉ…………

Luis Ramos
Luis Ramos
14 anos atrás

Acho a maior vergonha nacional um país com as dimensões do Brasil não ter investido no transporte ferroviario, seja de passageiros ou de carga. Um dia visitei Itararé na divisa de SP e PR e la uma bela estação de trem, fiquei sabendo que todos os trilhos forma arrancados, isso mostra o descanso nos quatro cantos do país em todas as esferas.

Anarquista
Anarquista
14 anos atrás

Lobby de petroleiras e montadoras!? Santo Deus!
Petróleo é commodity. Eles nunca precisaram fazer lobby para que o consumo aumentasse. Locomotivas também consomem diesel, ainda mais num país com tão baixa eletrificação como o nosso.
Quanto às montadoras, dizer o quê: se elas tivessem um décimo da influência a elas atribuídas estaríamos mais que roubados. Produtores que necessitam de transportes procuram o que é disponível para resoilver seus problemas. Quem tem contrato de exportação para cumprir não quer saber se vai ter que usar trem ou caminhão para transportar o que deve. Vai usar o que estiver disponível.
O buraco aqui é mais embaixo e atende pelo nome de “EMPREITEIRAS FINANCIADORAS DE CAMPANHAS”. Pergunte a qualqer engenheiro civil onde elas ganham mais dinheiro, se na área ferroviária ou na rodoviária.
Também não custa lembrar que ferrovias, no Brasil, sempre foram do estado. Nenhuma palavra sobre má gestão, desvio de recursos de fundos de pensão, empreguismo, corporativismo, etc.? Mercado sempre houve, mas a maldita ineficiência…

YPVS
YPVS
14 anos atrás

Pior não é a Goodyear, mas a dona da ALL. GP investimentos…

Samuel
Samuel
14 anos atrás

essa lorota de lobby de empresa petrolifera e automobilistica eh velha…

o governo quer imposto!!!
ferrovia gera imposto??
rodovia se recapeia a cada 3 anos, ferrovia se arruma a cada 30,
trem consome pouco combustivel, caminhao e carro eh muito combustivel, petroleo da petrobras e impostos sobre a gasolina que eh mais de 60% cada litro de gasolina gera 1,50 de imposto

Verde
14 anos atrás

Devemos agradecer aos idolatrados presidentes Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek, duas bestas que implantaram o atraso por aqui. O surgimento da Petrobras foi o marco para o início da precarização dos transportes por aqui.

JEPeres
JEPeres
14 anos atrás

Esta foto retrata a autêntica falta de visão dos ultimos governos do estado de SP, sendo que o último que deu muita fôrça foi o Quercia (faz tempo!). Depois disso o que se vê (além de ramais totalmente abandonados) linhas tronco tomadas pelo mato e completamente canibalizadas em razão do escoamento de soja e açucar para exportação. Isto para um estado que já teve trens de nível de primeiro mundo, antes mesmo do Japão. Agora temos a decomposição total no entôrno de vias e estações, tanto na capital como em todo interior do estado de sp (na prática êstes governos (com minúsculas mesmo) inventaram com isso a cracolândia. Parece que esta foto é Araraquara, mostra locomotivas GM de 2000HP dos trens de passageiros, “muito fraquinhas” para as tonelagens atuais. Trem de passageiros então…..só existe no país o BH-Vitória.

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
14 anos atrás

Aliás, não só da Vasp, tem avião até da Transbrasil largado em aeroporto por aí, lembro de ter visto esse ano ao decolar de algum aeroporto, mas agora tá me fugindo o lugar, acho que foi Brasília, acho…

Mas é curioso que justamente as duas coisas mais renegadas pelos investimentos seriam as soluções mais precisas: ônibus e trens. Ônibus que tirariam milhares e milhares de carros das saturadas ruas, avenidas e estradas. Trens que tirariam milhares e milhares de caminhões das estradas e transportariam muito mais carga por um preço inifinitamente menor…

Mas não, melhor é baixar IPI de carros e caminhões, né? Eita Brasil velho de guerra… entra governo, sai governo (seja de que matiz for) e as prioridades de transporte nunca são tocadas e avançadas como se devem…

Cléber Porto
Cléber Porto
14 anos atrás

Flávio, reproduzo a seguir reportagem do site da EPTV Central (afiliada da Globo, em São Carlos):

“Concessionária vai retirar vagões abandonados em trilhos
Ao todo, 3 mil vagões vão deixar de ser um incomodo para a comunidade
24/11/2009
A concessionária que administra as ferrovias do Estado de São Paulo está retirando os vagões que ficam abandonados perto dos trilhos. A intenção é recuperar tudo e usar as estruturas novamente no transporte de cargas.
O volume de cargas transportadas cresceu 11% no estado. Com isso, o que antes era descartado pela concessionária que administra as ferrovias vai voltar para os trilhos. A retirada dos vagões que apodreciam às margens da malha já começou.
As equipes buscam em mais de 30 cidades paulistas essas oportunidades que por anos foram sucateadas. Ao todo, 3 mil vagões vão deixar de ser um incomodo para a comunidade. Parte é patrimônio da União.
Todos vagões devem ser retirados até o fim de janeiro. A previsão é que o custo fique em torno de R$ 3 milhões”.

Ivan
Ivan
14 anos atrás

Olá Flavio tudo bem?
Primeiramente muito legal a reportagem com o Fabio Seixas no Limite de ontem…. não sou muito fã de Gordinis mas a reportagem muito legal… parabéns.
Quanto aos trens é um verdadeiro descaso o que acontece com eles…
Aliás eu utilizo do sistema ferroviário diariamente e no meu caminho passo por diversos destes. Tentarei tirar algumas fotos e mandar para você, inclusive alguns apodrecem bem perto das ruínas da Vemag.
Abraços!

Bento
Bento
14 anos atrás

Ironicamente, um dos maiores lobbystas da indústria automobilística no Brasil, faleceu justamente num acidente rodoviário. Seu Opala foi destroçado por um caminhão em plena via Dutra…

Fato que poderia nem ter ocorrido se o trem tivesse sido a base do transporte nesse nosso país continental, que continua insistindo no anacrônico transporte por caminhões em detrimento de outros mais seguros e econômicos.

Mas sempre tem alguém ganhando com a desgraça alheia, não é mesmo???

Breno Peixoto
Breno Peixoto
Reply to  Bento
14 anos atrás

Parabéns pelo preciso comentário, Bento!

Marcelo dos Santos
14 anos atrás

E o que dizer de Paranapiacaba, uma vila inglesa exclusivamente ferroviária? Lá tem até um museu! Mas tudo, trens, museu, vila, está virando sucata.

Luis Nunez
Luis Nunez
Reply to  Marcelo dos Santos
14 anos atrás

E por ironia do destino voce só chega em Paranapiacaba de automóvel ou onibus. O trem de passageiros prometeram reativar (turistico nos moldes dos que vão para Jundiaí e Mogi das Cruzes), mas naõ saiu do papel

Ivo
Ivo
14 anos atrás

Na verdade nuncqa houve lobby de montadoras e petroleiras contra o transporte ferroviário nacional. O nosso transporte ferroviário acabou por conta de seus próprios erros de implantação e operação .

Em 1919 a Estrada de Ferro Araraquara ficou à beira da falência (por má gestão) e só não fechou as portas por que foi estatizada pelo governo paulista de Altino Arantes (que acabou estatizando também a Estrada de Ferro Sorocabana).

As ferrovias nacionais foram construídas visando uma economia de custos de construção (por isso temos ferrovias com centenas de curvas inúteis para desviar das imperfeições de terreno e ou para passarem dentro de propriedades de fazendeiros acionistas das companhias ferroviárias). Nossas ferrovias foram construídas apenas para gerar lucros aos seus construtores e acionistas, nunca para serem eficientes e lucrativas.

Com isso muitas ferrovias se tornaram anti-econômicas (algumas antes mesmo da chegada do automóvel) e assim foram desativadas, enquanto que as existentes passaram por diversas obras de retificação de traçados bancadas pelo governo durante quase todo o século XX.

Isso minou a capacidade de investimentos na modernização de ferrovias que perderam (num primeiro momento) a concorrência para o modal rodoviário.

Ike Nodari
Ike Nodari
14 anos atrás

Desde criança aprendi a gostar de trens, pois me criei brincando entre Marias-fumaças, vagões e vagonetes, lá na pequena Herval d’Oeste/SC. Vi a chegada da máquinas a diesel e, infelizmente, também vi o início do declínio e o fim total do transporte de cargas/passageiros naquela região. Trens que saiam de São Paulo e iam até a Argentina, passando por lá. Só por curiosidade: vocês sabem quem é sócia da ALL (América Latina Logística)? Goodyear. Será que essa empresa tem interesse em ampliar a malha ferroviária desse nosso Brasilililililililililil. Abraços

YPVS
YPVS
14 anos atrás

Não pode esquecer que pós privatização as ferroviárias caíram na mão de empresas como ALL e MRS.
Não tenho cabeça estatizante não, mas o que essas empresas fazem é brincadeira… A ALL desativou um monte de linhas que não davam resultado, mas que prestavam muito serviço pra algumas cidades. Os caras chegavam a vender dormente!!!

Bruno Oliveira
Bruno Oliveira
14 anos atrás

É triste ver trens abandonados assim. Seria legal ter a malha ferroviaria antiga funcionando até hoje. Ainda bem que já tive a sorte de percorrer aqui a ferrovia Curitiba-Paranaguá, que passa pela Serra do Mar. O cenário é muito lindo e andar de trem é o maximo!

agenor
agenor
14 anos atrás

Bom foi vce quem levantou a bandeira……………e vamos endoça-lo.. EXISTE EM GYN(SENADOR CANEDO) UM DEPOSITO DA CIA FERROVIARIA DO NOME INGLESA (irei ver e te mandar uma fotos) O LUGAR DEVE TER UNS 20 MIm2 DE CÉU ABERTO..DORMENTES..RSS VCE FAZ FILA DE PILHAS E PILHAS…APODRECENDO AO TEMPO…DE QUEM É A CULPA…DESISTE…TEMOS É QUE ACHAR UM MEIO DE PROTEGER O PATRIMONIO..ESSE PAIS É UM VASTO PALCO DE POUCA VERGONHA……………..QUERIA MUITO SABER..SE EXISTE NACIONALISTAS EM BSB….VAGABUNDO MEXELENCO..TEM ASO BONDES….COMO DIZIA UM AMERICANO RED NECK..QUANDO AINDA VIVIA POR LÁ..ELE FEZ UNS 500 STICKRS COM ESSE DIZER……….let´s clean america..let´s burn one cuban per day… ISSO…SE QUEIMARMOS UM POLITICO POR DIA COMEÇANDO POR BSB…EM BREVE IREMOS TER UM PAIS MAIS DIGNO……….ps BELA FOTO BELA REPORTAGEM…….. ..

Renato Passos
Renato Passos
14 anos atrás

Felizmente, posso e prefiro viajar no único trem de passageiros que circula diariamente no Brasil. A diferença, num trajeto de 220 quilômetros sem percalços na linha férrea, é apenas 15 minutos mais lento, no máximo, do que um ônibus normal.

Isso sem contar a segurança, o conforto e o visual belíssimo.

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
14 anos atrás

Aqui no Rio tem o primeiro trem elétrico do Brasil abandonado no pátio da antiga estação da Leopoldina. Pelo que sei, o trem tem 80 anos.

Consta que aquilo é um museu.

Emerson
Emerson
14 anos atrás

Realmente é ruim um país que pensa que meio de transporte se resume a carros e caminhões. Pior é que todo político gosta de dizer que em seu governo bateu recordes de produção de automóveis e tal porque reduziu IPI, etc. Não seria melhor se reduzisse o imposto de renda por exemplo? Assim beneficiaria os mais pobres que não tem dinheiro para comprar carros e incentivaria de forma mais uniforme todo o mercado.

renato
renato
14 anos atrás

E no brasil,com m minúsculo mesmo,preserva-se algo referente a qualquer coisa que tenha tido importancia?Se brasileiro tivesse memória,fernando collor nao teria sido eleito senador da república.Resumindo cada povo tem o país que merece.

Batista Haddad
Batista Haddad
14 anos atrás

Eu sou de Araraquara e moro bem perto de onde funciona a América Latina Logística, que administra e faz funcionar as “sucatas” que eles chamam de trens…

Às vezes precisam até 3 trens (!!!!) para puxar os mais de 60 vagões para carregar as coisas… dá até vergonha…

Tudo isso por causa do monopólio dos combustíveis!!!!!

E Araraquara era uma cidade que girava em torno da FEPASA!!!!! O time de futebol se chama Associação FERROVIÁRIA de Esportes, existe um museu ferroviário onde era a Estação de Trem Araraquara e existiu uma ferrovia chamada ESTRADA DE FERRO ARARAQUARA!!!!!

Patético, deprimente e triste…

Adal Avin
Adal Avin
14 anos atrás

A história das ferrovias no Brasil é uma tragédia, interesse políticos e, principalmente econômicos fizeram com que as ferrovias fossem sucateadas, acabando, ao mesmo tempo, com boa parte da história do Brasil, escrita em antigas estações e equipamentos desativados e/ou destruídos.

Quem se interessa por estações ferroviárias deve visitar o ótimo site do Ralph Giesbrecht, o endereço é http://www.estacoesferroviarias.com.br/

lculucas
lculucas
14 anos atrás

Caro Gomes, ainda tem o fato de que as estradas de ferro estão ligadas a empresas que se o transporte não foi super rentavel (por isso o maior transporte é o de minerio) eles nem aceitam

nilton
nilton
14 anos atrás

trens apodrecendo sao uma imagem de tudo que previlegia a poucos em detrimento de todos !!!

Nickcs
Nickcs
14 anos atrás

É realmente triste acompanhar o sucateamento da malha ferroviária brasileira. Principalmente depois de ver na Europa como esse tipo de transporte pode ser rápido, confortável, pontual e relativamente barato. Enquanto isso, todo santo dia as vias de São Paulo páram por causa de caminhões tombados na pista.

Antonio Carlos
Antonio Carlos
14 anos atrás

Caro FG, sou natural de uma cidade do interior de Goiás chamada Pires do Rio que, quando ainda havia transporte ferroviário de verdade neste país, era chamada de “capital ferroviária de Goiás”. Hoje, resta um monte de sucata, a antiga estação virou museu de uma cidade decadente.
Transporte público neste país há muito virou piada, sem trem, ônibus que são caminhões com gaiola, e um arremedo de metrô, como existe aqui em Brasilia, onde moro e não se faz nada sem carro. Quem ganha com isto?

Reginaldo
Reginaldo
14 anos atrás

Boa noite, Flávio. Nem precisa ir tão distante. Moro em Santo André. Basta embarcar em um trem com destino a estação da Luz que o que mais se vê ao longo do percurso são vagões (de passageiros ou de carga) e até locomotivas e trilhos, dormentes, todos apodrecendo.
Um descaso total com a velha estrada de ferro santos x jundiaĩ…

Abraços,

Reginaldo

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
Reply to  Reginaldo
14 anos atrás

Mais precisamente há um verdadeiro cemitério de vagões apodrecendo entre as estações Ipiranga e Mooca, vejo toda vez que vou de trem de Santo André ao Brás no trajeto trabalho-Canindé para os jogos da Lusa durante a semana. É simplesmente deplorável, até porque aquilo ali é espólio certamente da RFFSA, ou seja, dinheiro público criando ferrugem…

Tevez
Tevez
14 anos atrás

Isso é um crimé.

Acabar com os trens para beneficiar lobby de fabricante de caminhão, de pneus, de boteco em beira da estrada e de corruptos deveria dar paredão

hugo
14 anos atrás

mais sobre o brega da vasp http://www.youtube.com/watch?v=TtkypYB_nwM

hugo
14 anos atrás

assim como o Vasp PP-SMA que apodrece em confins o primeiro 737 da america latina… servindo a vasp por 35 anos seguidos… http://pt.wikipedia.org/wiki/Boeing_737-200_PP-SMA a história vai enferrujando a olhos vistos pelo pais