Blog do Flavio Gomes
Indústria automobilística

SAIU DO FORNO

SÃO PAULO (buena suerte)  – Não lembro bem quando foi, mas faz tempo que vi esse jipinho catarinense num Salão do Automóvel aqui em SP. Acho até que falei dele aqui. Na época, a turma da TAC, a empresa de Joinville que o projetou, queria usar motor AP. Depois, os planos mudaram. A linha de montagem […]

starkSÃO PAULO (buena suerte)  – Não lembro bem quando foi, mas faz tempo que vi esse jipinho catarinense num Salão do Automóvel aqui em SP. Acho até que falei dele aqui. Na época, a turma da TAC, a empresa de Joinville que o projetou, queria usar motor AP. Depois, os planos mudaram. A linha de montagem foi inaugurada, finalmente, no último sábado. Seguem trechos do release, que publico porque gosto de ver nascerem empresas brasileiras que fazem carros.

O mais novo jipe desenvolvido em solo brasileiro, nos domínios da TAC – Tecnologia Automotiva Catarinense, localizada em Joinville (SC), foi apresentado ao mercado em sua versão comercial no dia 12 de dezembro de 2009.

O lote exclusivo inicial dos Stark, comercializados durante o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2008, começa a ser entregue aos primeiros compradores em dezembro.

A utilização de soluções digitais é um diferencial competitivo da TAC, montadora de pequeno porte voltada para a produção em mercado de nicho com baixa escala. Ao investir em tecnologia de ponta com softwares 3D e em uma equipe de engenharia própria, a empresa conquistou independência tecnológica, além de maior agilidade, economia e segurança nas primeiras etapas do ciclo de vida do produto. Do projeto à linha de montagem em série foram mais de 38.000 horas de pesquisa e desenvolvimento do Stark a partir de modelos matemáticos, análise virtual de protótipos e elementos finitos para o dimensionamento dos componentes estruturais.

A versão final do fora de estrada traz um motor 4 cilindros, 2,3 litros, 16V Intercooler Common Rail, fornecido pela FPT – Power Train Tecnologies e projetado para equipar outros veículos do grupo Fiat, como o Ducato.

O chassi tubular é outro importante diferencial neste legítimo 4×4. Reforçado e de elevada resistência mecânica, sendo ainda recoberto por uma carroceria de painéis de plástico de engenharia, ele oferece mais segurança em trilhas, minimizando riscos ao condutor e passageiros.

Destaque também para a suspensão independente de alto curso nas quatro rodas com desenho próprio. Este sistema permite que as rodas permaneçam em contato direto com o solo, mesmo em terrenos com irregularidade severa.

Preço do Stark – R$ 98.780,00. Sistema de vendas: direto da fábrica e a partir de janeiro de 2010 também em uma revenda multimarcas em São Paulo, na Avenida dos Bandeirantes.