Blog do Flavio Gomes
Indy, IRL, ChampCar...

15 SEGUNDOS

SÃO PAULO (oh, que bela) – Este vídeo, enviado pelo Edison Guerra, foi colocado no ar pela SPTuris, a empresa que cuida de turismo na cidade. É uma apresentação de São Paulo para os fãs da Indy, suponho. São 8min26s laudatórios à maior cidade do Brasil etc e tal. Aquele papo que a gente ouve […]

SÃO PAULO (oh, que bela) – Este vídeo, enviado pelo Edison Guerra, foi colocado no ar pela SPTuris, a empresa que cuida de turismo na cidade. É uma apresentação de São Paulo para os fãs da Indy, suponho. São 8min26s laudatórios à maior cidade do Brasil etc e tal. Aquele papo que a gente ouve sempre: milhões de pizzas por dia, zilhões de bares e restaurantes, trilhões de teatros e shoppings, bilhões de hotéis, ões, ões, ões.

De corrida, mesmo, são 15 segundos. Uma imagenzinha da F-1 em Interlagos, uns carrinhos da Indy correndo não sei onde, e basta. Quase nenhuma pista sobre… a pista! Quando se menciona o Anhembi, fala-se en passant que haverá um circuito. Nenhuma palavra, claro, sobre o trânsito caótico, o rio de merda ao longo do qual os carros vão correr, os problemas de segurança. É até compreensível. Num vídeo institucional desses, fala-se apenas o que a cidade tem de bom, e a cidade tem mesmo muita coisa legal. Eu adoro aqui. Quem assiste a esse vídeo deve ter vontade de vir correndo.

Mas me digam, com sinceridade: isso não é propaganda política? Custava falar um pouco do circuito, de como vai ser essa corrida, dos boxes, dos desafios técnicos? Afinal, é uma corrida de carros, não? Custava fazer uma animaçãozinha por computador, mostrar onde os carros vão passar, acelerar, frear, curvar? Precisavam fazer esse horário eleitoral disfarçado, que se encerra com os carimbos da prefeitura e do governo estadual?

Isso aí deve ter custado dinheiro.