Blog do Flavio Gomes
Brasil

AINDA A INSPEÇÃO

SÃO PAULO (é foda) – Ah, quer dizer que a tal Controlar é uma empresa privada, criada só para fazer a tal inspeção ambiental veicular em São Paulo a 50 mangos por cabeça rodante? E, segundo os testemunhos, enfiam um canudo no escapamento, acelera aí, e mandam você embora? Não verificam mais nada? O cara pode […]

SÃO PAULO (é foda) – Ah, quer dizer que a tal Controlar é uma empresa privada, criada só para fazer a tal inspeção ambiental veicular em São Paulo a 50 mangos por cabeça rodante? E, segundo os testemunhos, enfiam um canudo no escapamento, acelera aí, e mandam você embora? Não verificam mais nada? O cara pode chegar com o carro sem freio e farol, mas desde que respeite os níveis de poluição da tabelinha volta às ruas sem ser incomodado?

Alguém já fez a conta de quanto essa empresa vai faturar sem ter de gastar nada?

Já. É o melhor negócio do mundo. O mais seguro. Risco zero.

Desculpe, mas… Ninguém sabe para que serve, especificamente, o IPVA — além de esfolar nossos bolsos. “Para arrumar as estradas e as ruas”, dirá alguém. As estradas, ao menos em SP, são quase todas privatizadas e o pedágio é caríssimo. As ruas, nem preciso dizer.

Assim, não seria um gesto de grandeza de qualquer governante informar a população que a partir do dia tal do ano tal o governo, sim, o governo, e não uma empresa privada criada para tal, passaria a fazer inspeções nos veículos COM O DINHEIRO DO IPVA? Sem que tivéssemos de pagar mais uma taxa? E com o objetivo de aumentar a segurança de todos os usuários de veículos e ajudar na redução da emissão de poluentes?

Sim, tem gato nessa tuba. Desculpem-me se cheguei ao tema um ano atrasado. E que fique claro: não sou contra inspecionar veículos. Ao contrário, sou a favor. Metade da frota sairia das ruas e o trânsito iria melhorar barbaridade. Desde que 1) o governo informe direito aos coitados, nós, como isso será feito; 2) discuta com a sociedade as exceções (aqui, legislando em causa própria, há a óbvia dos carros de coleção); 3) faça sua obrigação e não cobre um extra por aquilo que já recebe para fazer; 4) faça a inspeção com seriedade, e não nas coxas, como está sendo, de acordo com os relatos da blogaiada.

Quer saber? Vão todos à merda. Vou transferir meus carros para um endereço na Lua. Tenho casa lá, muito bonita, com sauna, piscina e terraço gourmet. Se a prefeitura duvida, que vá até lá para conferir.