AINDA A INSPEÇÃO

SÃO PAULO (é foda) – Ah, quer dizer que a tal Controlar é uma empresa privada, criada só para fazer a tal inspeção ambiental veicular em São Paulo a 50 mangos por cabeça rodante? E, segundo os testemunhos, enfiam um canudo no escapamento, acelera aí, e mandam você embora? Não verificam mais nada? O cara pode chegar com o carro sem freio e farol, mas desde que respeite os níveis de poluição da tabelinha volta às ruas sem ser incomodado?

Alguém já fez a conta de quanto essa empresa vai faturar sem ter de gastar nada?

Já. É o melhor negócio do mundo. O mais seguro. Risco zero.

Desculpe, mas… Ninguém sabe para que serve, especificamente, o IPVA — além de esfolar nossos bolsos. “Para arrumar as estradas e as ruas”, dirá alguém. As estradas, ao menos em SP, são quase todas privatizadas e o pedágio é caríssimo. As ruas, nem preciso dizer.

Assim, não seria um gesto de grandeza de qualquer governante informar a população que a partir do dia tal do ano tal o governo, sim, o governo, e não uma empresa privada criada para tal, passaria a fazer inspeções nos veículos COM O DINHEIRO DO IPVA? Sem que tivéssemos de pagar mais uma taxa? E com o objetivo de aumentar a segurança de todos os usuários de veículos e ajudar na redução da emissão de poluentes?

Sim, tem gato nessa tuba. Desculpem-me se cheguei ao tema um ano atrasado. E que fique claro: não sou contra inspecionar veículos. Ao contrário, sou a favor. Metade da frota sairia das ruas e o trânsito iria melhorar barbaridade. Desde que 1) o governo informe direito aos coitados, nós, como isso será feito; 2) discuta com a sociedade as exceções (aqui, legislando em causa própria, há a óbvia dos carros de coleção); 3) faça sua obrigação e não cobre um extra por aquilo que já recebe para fazer; 4) faça a inspeção com seriedade, e não nas coxas, como está sendo, de acordo com os relatos da blogaiada.

Quer saber? Vão todos à merda. Vou transferir meus carros para um endereço na Lua. Tenho casa lá, muito bonita, com sauna, piscina e terraço gourmet. Se a prefeitura duvida, que vá até lá para conferir.

Subscribe
Notify of
guest

126 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
rogerio
rogerio
12 anos atrás
jose s.a
jose s.a
13 anos atrás

e amigos criarao, a inspencao veicular para atrasar o lado do trabalhador , e as industrias que polui os rios e estragam o nosso ar como fica sera que polui menos que nossos veiculos .

Mario
Mario
13 anos atrás

Acho que nao vou licenciar mais nenhum carro meu…. vou andar com 50 pilas dentro do documento e subornar todos os guardas que me pararem.
Com certeza vou gastar menos do que com IPVA, DPVAT, licenciamento e Controlar, uma vez que é bem raro tal acontecimento, sem contar que pelo menos o meu dinheiro vai pra alguem que é mais pobre que essa corja toda.

Modo Foda-se ON!

ricardo
ricardo
13 anos atrás

no dia 23/02,fiz a inspeção no inmetro da minha kombi de placa bzn0322 (renavam)-617722943 ,no qual fizeram tambem analise de gases,o veiculo foi aprovado,(certificado de inspeçao n:26050).no dia 20 do mes 04, fui reprovado no controlar,me dirigi ao centro automotivo CUCA AUTO CENTER,e depois de fazer os reparos necessarios entrei na internet para reagendar o controlar,para minha surpresa não tinha vaga disponivel no prazo gratuito que é de 30 dias após a primeira inspeção,resumindo,tive que pagar novamente ja que tenho um veiculo utilitario e necessito dele como forma de trabalho,…no dia 31/05 retornei ao controlar , desta vez na vila medeiros ja que não tinha vaga na barra funda, onde pela segunda vez fui reprovado,não satisfeito retornei ao mecanico.por sorte ele tinha acabado de trazer o aparelho dele do inmetro no qual mandou fazer a aferição do equipamento,e para minha surpresa o meu veiculo estava nos parametros necessarios para a aprovação do inmetro.dia 09/06/10 duas horas antes da inspeção, passei no mecanico onde foi feita novamente a analisa de gases,no qual o meu veiculo estava bem abaixo do requerido pela controlar(tanto no GNV, quanto na GASOLINA) ja feito o licenciamento,porem com o documento retido por motivo de não ser aprovado pela controlar,fui reprovado mais uma vez,onde o limite de HCc é 700 no mecanico foi 426, no controlar foi 2016, estranho isso, ja que o veiculo foi aprovado até mesmo no CETRA “centro de engenharia de transito , inmetro-oic057/95, situado na rua anhanguera n:471-Barra Funda, tendo o veiculo com laudo aprovado carimbado e assinado pelo engenheiro Marcus Vinicius Silva Araujo-crea 5062907703,no qual tenho tudo documentado . agora qual é a solução, ja que estou com os documentos do veiculo retido e necessito do veiculo para trabalhar ,como vou pagar a pensão de meus dois filhos?como pago o carro?o aluguel?comida?,não posso nem vender o carro que é minha ferramenta de trabalho,ja que bloquearam o documento.
Oque devo fazer, virar ladrão?

BOCA LIVRE
BOCA LIVRE
13 anos atrás

PESSOAL, O SERRA DEIXOU ESSA CANALHA DO KASSAB PRA FERRAR COM TODO MUNDO COM ESSA ROUBALHEIRA DA INSPEÇÃO, ENTÃO O NEGÓCIO É NÃO VOTAR NELE.
E QUE ELE SAIBA QUANDO PERDER, QUE UM DOS MOTIVOS FOI ESSE.

rufiano
rufiano
14 anos atrás

levei hoje minha kombi 1994 pra vistoria ,ela nao passou,na mediçao de FATOR de diluiçao,opermitido era 2.5,ela conseguio atingir3.02.bom,de 13 boxes que estavam ocupados com a vistoria ,so 2 passaram,bom negocio,nÉ……

Estevao
Estevao
14 anos atrás

Saudacoes!
Nao e um comentario mais sim um pedido de ajuda a quem me puder ajudar a encontrar bibliografia sobre o historial da inspencao (sobre o seu surgimento na literatura seu estudo cientifico, abordagens diversas, enfim o conhecimento em volta do conceito).
Quem me puder ajudar, Agradeceria!

Dalmar
Dalmar
14 anos atrás

É absolutamente VERGONHOSO! Por vezes tenho vergonha de ser brasileira, e tudo por causa dessa gente. Se é verdade que o que se faz aqui na terra reflete no unverso, provavelmente essa “turma horrorosa” vai ter trôco.
Com tantos ônibus poluindo e caminhões quem sabe essa “coisa” não tende a acabar?

Maurício
Maurício
14 anos atrás

Heitor, pra montar uma emrepsa destas é simples:
– Abra o CNPJ, pegue R$1,00 emrpestado do BNDES, no dia seguinte voc~e terá R$1.000.000 e antes de tudo isso pergunte se teu padrinho no governo do Estado vai te deixar vencer a licitação com apenas R$1….

Heitor
Heitor
14 anos atrás

Como eu monto uma empressa dessa??

Maurício
Maurício
14 anos atrás

Flávio, o problema é excesso de gente no mundo, não de carro !!! CONTROLAR = Monopólio .

Como fui barrado por fumaça azul mesmo fazendo revisão e retífica, gostaria de saber se alguém tem um corante pra colocar no coletor antes de ir pra controlar, assim eu queria ver se me barrariam por NAPALM saindo do escape…

Sabrina
Sabrina
14 anos atrás

Muito simples quem não estiver de acordo com tal inspenção como eu não estou,simplesmente não a faça ! se a adesao a essa palhaçada agora no primeiro ano for baixa eles simplesmente vao desistir dessa coisa ridicula que so serve de teta pra politico corrupto sejam eles de que partido forem.Eles inventam essas coisas ridiculas e temos que engolir vemos os mesmos palhaço enfiando maços de dinnheiro na meia na cueca na televisao e ainda temos que engolir ? p min não prefiro me arriscar a perder meu carro e tomar a tal multa do que ir la que nem um cordeirinho obediente e seguir regras idiotas feitas por esse bando de mau carater que são os nossos politicos

chico rigo
chico rigo
14 anos atrás

É O JEITO DO PSDB GANHAR UM DINHEIRINHO PRA CAMPANHA DO SERRA PRA PRESIDENTE.. NOSSA SORTE É QUE LULA E DILMA VÃO GANHAR FÁCIL ESSA ELEIÇÃO!!!!
FORA PSDB
CIRO GOVERNADOR!!!

Idel Fuks
Idel Fuks
14 anos atrás

Lendo todos os comentários, achei bastante pertinente todas as opniões e gostaria de deixar algumas observações que penso ser bem interessante.
Sou usuário do carro movido a GNV. Assim optei por este combustível a pelo menos 3 anos e verifiquei algumas vantagens desde a sua colocação: Pagamento do IPVA com desconto de 30%, apenas para informar, 3 X de R$ 100,00.
Isso se tornou compensador desde que o usuário deste veículo saiba fazer a manutenção correta e use tmbm de forma correta o veículo.
Bem, agora falando da inspeção veicular: Usuário de carro a Gás é obrigado a fazer inspeção veicular todo ano para poder fazer licenciamento e obter o selo de validade do sistema pra poder rodar normalmente. Esta inspeção é validada pelo IMETRO COM CERTIFICAÇÃO E TUDO QUE TEM DIREITO, é inspecionado tudo que se pode imaginar no carro e principalmente emissão de poluentes e se o carro não estiver de acordo com qualquer ítem, não lhe dão a certificação e vc não licencia o veículo.
Por 3 anos tenho feito a inspeção e sendo validada em todas. O pagamento do ano passado foi de R$120,00 e é obrigatório.
No mês de licenciamento de meu veículo que é do ano de 2000/2001 fui informado que vou ser obrigado a fazer esta inspeção obrigatoria e aí pasmem, a explicação do pessoal do Detran foi que uma não tem nda a ver com a outra e que sou obrigado a fazer se quiser licenciar o veículo.
Agora, lendo o comentário de todos gostaria de informar que a inspeção do carro a gás é tão completa que deixa a outra no “chinelo”.
Bem, com isso podemos ver que a palhaçada continua, que a roubalheira continua e tantas outras coisas. Mas, finalmente o que me deixa muito frustrado é que não conseguimos nos unir e fazer um movimento a favor de nossos interesses enquanto indivíduos e comunidade.
Temos uma força que desconhecemos. A frota paulistana é de milhões de veículos, já pensou se todos resolvem por um dia e apenas por um dia, deixar de colcar alcool nos seus veículos, o que iria acontecer com esses caras?
Grande abraço a todos e um ótimo início de ano.
Idel.

Vando Monteiro
Vando Monteiro
14 anos atrás

Flavinho, me dê 2 minutos do seu tempo pra lhe contar uma breve história…
há uma semana atrás fui ao poupatempo de santo amaro em busca de um documento meu…
entre as 3 horas e meia que esperei pelo serviço, conversei com um rapaz que lá estava, pois um dia antes teve o seu carro roubado com todos seus documentos e lá foi pra fazer segunda via dos mesmos…
e ele ainda estava conformado, por que???
ele é separado da esposa e tem uma filha…
e paga religiosamente sua pensão…
agora me diga… se ele não fosse um cidadão em dia com seus direitos, teria sido roubado e poderia ir preso por não pagar a pensão da filha, e aí lhe pergunto, esse é um país justo com o cidadão de bem???

Luciano
Luciano
14 anos atrás

O pior de tudo é pagar a tal taxa e pensar que ela vai direto pro caixa de campanha dos demo-tucanos…Ou quem vcs acham que é o dono da tal empresa?

Clovis
Clovis
14 anos atrás

Sr Marcos, fiz a inspeção, eles passam um carrinho com um espelhinho pela frente do carro, o sr acha que com isto da pra verificar a suspenção??? alinhamento?? e os freios?? desse jeito com certeza não da. Carros de coleção ficam na maioria do tempo parados , em cavaletes para não deteriorem os pneus , ou seja , não poluem. talves só qdo da uma ligadinha pra lubrificar as peças. e olhe la. O que mais me espanta é que se voce for reprovado eles não falam qual seria a solução para resolver o problema.. só reprovam e dane-se . voce se vira com o seu mecanico.

Marcos Oliveira
Marcos Oliveira
14 anos atrás

Não é bem assim não. Outros itens são examinados no carro como pneu, estado do escapamento como um todo, verificação básica (visual) de suspensão e da parte de baixo do carro.

Entendo que no 1o ano foi feito para os carros mais novos, justamente porque o número de reprovados seria menor, para validação do sistema e infraestrutura da empresa fornecedora do serviço (a CONTROLAR).

E, antes que pense que vim defender o governo, ou a empresa, fui um dos que teve que levar o carro zero, com meros 3 meses de uso, pra vistoria no ano passado.

Este ano, quem vai enfrentar é o outro carro, 2002, turbo de fábrica. Acabei de sair de revisão em que arrumei algumas coisas em escapamento, coloquei pneus novos (os antigos, lado interno, gastam muito mais rápido), entre outras coisas. O nível de emissão de poluentes está de acordo, conforme já verifiquei com meu mecânico.

Só acho que não deveria ser anual, e, ainda assim, acho que seus reluzentes placas pretas, principalmente os 2T, deveriam se adequar às normas de emissão de poluentes.

Que planeta você pretende deixar para seus dois filhos pequenos ?

Só outro detalhe (que até me espanta de ter vindo de um cara bem informado como você): não é de hoje que rolam notícias a respeito da inspeção. Lembro do meu mecânico, a mais de 3 anos, ter ido atrás de informações para credenciamento, quando imaginava-se que a inspeção poderia ser feita em oficinas particulares. Tanto que, no meio do ano passado tratou de adquirir um medidor de emissões para fazer pré-vistoria nos carros de seus clientes.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Marcos Oliveira
14 anos atrás

Um planeta enfumaçado com óleo dois tempos.

YPVS
YPVS
Reply to  Marcos Oliveira
14 anos atrás

HUAHUAHUAHUAHUAHA
A segunda melhor resposta que vc já deu.
A primeira foi aquela do carnê de Fiesta ou consórcio de Corolla. Volto e meia me lembro e rio sozinho disso.

Fábio Aguilera
Fábio Aguilera
14 anos atrás

Sim, risco baixíssimo. Por isso, neste tipo de caso, há licitações.

Guerwin
Guerwin
14 anos atrás

O mais engraçado de tudo é que pagamos, com os impostos que já recolhemos, o salário de centenas de servidores públicos cuja função é somente a elaboração de novos impostos, taxas, contribuições. FG, vc sabe dizer se tem algum imóvel na Lua à venda?

Carioca21
Carioca21
14 anos atrás

Eu transferi a porra do meu carro do RJ pra cá por conta da mesma palhaçada do Detran de lá e inventaram esta merda aqui em SP…….fiz em Novembro e meu dinheiro até agora nada…..não sou contra a vistoria, mas a forma como tudo é feito, sem explicações, com nosso dinheiro, alguns fdp ganhando grana por conta disso…….é isso aí, vão todos a PQP !!!

Leo Moura
Leo Moura
14 anos atrás

Para um jornalista você está muito alienado…

O serviço de inspeção veicular em vigor em São Paulo é apenas para controle de emissão de gases e não de verificação de equipamentos de segurança de veículos (freios, suspensões, etc).

A inspeção veicular completa está prevista no texto do Código de Trânsito Brasileiro, mas devido a morosidade política e não devido a detalhes de carátér técnico, os programas estão apenas saindo do papel agora.

A inspeção veícular é de responsabilidade do Estado, é um serviço público e, de tal forma, como muitos outros hoje são, pode ser concedido a iniciativa privada.

Como cidadão, você não só pode reclamar do serviço, mas ir além, procurando acompanhar os políticos que te representam e que tomam decisões que nos afetam diariamente.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Leo Moura
14 anos atrás

Cara, se você está satisfeito, vai lá, pague e não me aporrinhe.

Pedro
Pedro
14 anos atrás

Apenas para fins de informação jurídica: dinheiro de impostos não pode ser vinculado, por determinação constitucional, a qualquer fim específico, exceto os elencados na CF; ele entra no orçamento do ente federativo competente para cobrá-lo (no caso, o Estado, que repassa parte da arrecadação ao município emplacador como foi dito em comentário anterior). Ver art. 167, inciso IV da Constituição.

Eu concordo que a história da “inspeção” imposta aí em SP é uma putaria sem limites, só tou esclarecendo pra que não se fale mais em “IPVA pra consertar estradas” hehehe.

Carlos Piazza
Carlos Piazza
14 anos atrás

Flávio, desde quando me conheço por gente, e ja faz um bom tempo, acostumei-me a aceitar o fato de que assuntos técnicos, neste país, são tratados com uma enorme dose de irresponsabilidade, incompetencia e superficialidade. Na verdade todos os problemas do nosso cotidiano, dos mais simples aos mais complexos, são frutos desta filosofia. É típico e pior, somos conhecidos em todo o mundo por esta característica, digamos, peculiar.
Conheço dezenas de executivos estrangeiros que simplesmente desistiram de tentar “botar ordem no galinheiro” e, ou simplesmente “puxaram o carro”, ou adequaram-se passando a aceitar o nosso famoso “nas coxas” !!!
É triste, “broxante” mas real !!!

Leonardo
Leonardo
14 anos atrás

Mais uma palhaçada dos nossos nobre governantes. A inspeção é necessária para o meio ambiente, segurança e tals… mas ter que pagar mais uma taxa que não vai me beneficiar em nada… fala sério.

Humberto 2
Humberto 2
14 anos atrás

Desculpe, passei a informação porque me passaram ela daquele jeito e fui direto na relação, sem verificar se ja havia sido o pregão. Na verdade, foram arrematados. Ia apagar mas não tinha opção.

Humberto Marques
Humberto Marques
14 anos atrás

Gomes, totalmente off topic, mas como não achei seu e-mail vai lá: interessado em arrumar irmãos para o Meianov? O Detran-MS vai leiloar dois, com preços entre R$ 500 e R$ 700. Estava lendo o Diário Oficial e lembrei de sua tara por sovitéticos (no sentido automobilístico, claro). Vai o link do Diário Oficial: http://ww1.imprensaoficial.ms.gov.br/pdf/DO7628_22_01_2010.pdf

Gabriel Souza
Gabriel Souza
14 anos atrás

Triste, muito triste… Para onde vamos? Está cada vez pior… Será que ainda há esperança ou tudo está perdido?

E os ônibus desta cidade? Também são obrigados a passar por esta “vistoria” vagabunda? Acredito que não… pois não conseguiria chegar no trabalho todos os dias.

Com aquela fumaça preta e fedida, duvido que eles seriam “aprovados”… ou seriam né, com a “mãozinha” de alguém.

A idéia da inspeção, como muitos disseram por aqui, é ótima. Mas uma inspeção de verdade, e que fosse feita pelo governo, como você sugeriu.Impossível acontecer isso, eu diria.

O pior é que é capaz de o Kibe Gordo se candidatar a governador e ser eleito. É é possível também que o Serra acabe sendo eleito presidente… o que nós temos de suportar sozinhos será dividido com todos os brasileiros… Usando uma frase que já foi usada em uma campanha eleitoral de alguém há alguns anos: “Eu tenho medo…”

Tem alguma casa à venda lá na Lua? Sabe de alguma perto da sua?

fe
fe
14 anos atrás

Fato interessante: uma moça tinha um carro com placa de São Paulo, mas foi transferida para o interior do Estado e não pode fazer a inspeção veicular, já que seu trabalho a mantinha no interior do estado durante os dias úteis.
A moça foi parada em uma blitz nessa cidade no ineterior do estado e o policial, verificando que a tal moça não tinha feito a inspeção veicular, apreendeu o automóvel.
Uma vez que a cidade não contava com posto de inspeção veicular, a moça teve que recorrer ao judiciário, requerendo a liberação do veículo, para que o mesmo pudesse ser trazido para São Paulo, onde foi feita a tal inspeção.
A cidadã teve que arcar com a multa, as custas legais, o armazenamento do carro em pátio, o transporte (até onde eu sei, o carro não poderia vir rodando até São paulo) e fianlmente, com o pagamento da tal taxa.
E assim o Poder Público se mostra alerta e operante.

Thiago Christao
Thiago Christao
14 anos atrás

Flavio, por favor leia isto !!

Estou cheio de ver neguinho passando corrente em email, reclamando barbaridades em blogs, twitters e afins, colunistas, jornalistas sérios, e todo tipo de gente por todos os meios , pra resumir, protestando contra a situacao dos impostos e “beneficios” que eles nos trazem .
Só que, reclamar, protestar só, nao basta, é preciso reagir !!
Adianta fazer carreata , sair as ruas, caras pintadas e o cacete a quatro ? Nao !! Mandam a tropa de choque, sentam o reio na gente e la se foi o protesto em vao, com alguns feridos , “vulgos vandalos” diria o governador.
Temos que protestar é no bolso meu amigo, como fizeram os moradores do Brooklin no Rio ano passado que se negaram a pagar o aumento do IPTU em uma rua esburacada, e tiveram os valores “re-analizados”. Venho dizendo isso a anos a todos meus amigos, parentes, vizinhos, conhecidos do ponto de onibus num momento de indignacao, ja tentei fazer campanha no twitter mas ninguem comprou a ideia, que é muito simples !! CALOTE NO IPVA e foda-se !! Como vao apreender 5.000.000 de carros se todo mundo deixar de pagar ? Vao roubar de quem se deixarmos de pagar ? Nao é descontado no pagamento, é um boleto e se muitas, muitas pessoas deixassem de pagar, seria uma forma de dizer, AQUI NAO CAMBADA DE ESCROTOS !!!
Precisamos só que alguem de vida publica, como voce, que tem um publico consideraval no GP e no blog pra chutar a ideia pra frente !! Deixei o pais 4 anos atras, moro na Australia e aqui nem documento o carro tem, pagamos por um selo que pode ser de 6 meses ou 1 ano, como aqueles que tivemos no fim da decada de 90 no Brasil, e ponto !! Nao tem IPVA, nao tem pedagio, as estradas sao boas e todo o sistema é justo , com certeza um modelo a ser seguido ,mas nem por isso deixo de acompanhar o que acontece no Brasil e de me indignar com certas coisas, como essa safadeza de inspecao veicular. Por favor, cidadao Flavio Gomes, passe a ideia pra frente , é a unica maneira de mostrar pra esses safados que podemos SIM reagir !!
Abraco.

Rodrigo
Rodrigo
14 anos atrás

Meu carro é 2008/2009, mas só comecei a rodar com ele em 2009, só que o documento foi feito em 30/dez de 2008.
Ou seja em 2009 era um carro zero km.
Semana retrasada chega em casa um boleto do controlar e alegando pendencia de inspeção em 2009, meu carro é final 2.
Final da história… fiz semana passada a inspeção referente a 2009 e daqui a 2 meses tenho que fazer novamente para o ano de 2010.
Controle de poluição uma ova… isso é uma nova taxa que não sabiam como cobrar anualmente.

Rodolfo Essenfelder
14 anos atrás

Em Sampa, FG, voce chegou um ano atrasado. Aqui no Rio, Cidade “Maravilhosa”, eu cheguei vários anos atrasado… 40 pilas todo ano, se eu quiser me manter dentro da lei. Concordo com tudo que voce diz, e ainda acrescento: seguro OBRIGATÓRIO DPVAT, todo mundo sabe pra que serve? E eu não posso optar por ficar fora do seguro??? É que nem contribuição sindical e alistamento militar: ninguém pode escolher ficar “by yourself”???… Continuamos na ditadura, meus caros!

SergioCJr.
SergioCJr.
14 anos atrás

Não sei se já falaram, mas a inspeção veicular é lei federal.

Por isso que deixaram de fazer a “devolução”. Isso mesmo, esse ano não se terá os 50 mangos de volta.

Mais uma informação, o Eduardo Jorge é do PT e, antes de ser secretário do meio ambiente, foi secretário de saúde na gestão da Marta.

Que o prefeito aqui só tá esfolando a gente (IPTU, Tx. Inspeção, …) e o governo também (IPVA caríssimo, …), concordo totalmente, MAS VAMOS SEPARAR AS COISAS, porque nada tem a ver a inspeção com fato de ser do PSDB ou PT, qualquer um faria da mesma forma.

Antonio VK
Antonio VK
Reply to  SergioCJr.
14 anos atrás

Exatamente!. Esse Eduardo Jorge nas entrevistas, gosta de chamar os motoristas de S.Paulo de “reizinhos sobre 4 rodas”.
Mas melhorar o transporte público sempre fica pra depois, primeiro metem a mão no nosso bolso.

Alexandre Cereja
Alexandre Cereja
14 anos atrás

Link direto do site da prefeitura para o Decreto. A parte que interessa aos colecionadores é o §4° do artigo 2°.

http://www3.prefeitura.sp.gov.br/cadlem/secretarias/negocios_juridicos/cadlem/integra.asp?alt=18112008D%20502320000

YPVS
YPVS
14 anos atrás

FG, muito bom como de costume!
Desde que eu tirei carteira (1996) essa inspeção já existia. Em todo esse tempo, se mediram gases do meu carro umas 7 vezes foi muito. sempre a máquina está enguiçada e não precisa, ou o carro é novo e tb dispensa, enfim um sem fim de desculpas.
Aqui no RJ a vistoria custa 85 pratas! Aí eles olham o esguiço d’água, os pneus, as luzes e o extintor. Pronto. 85 reais a menos pra isso. Suspensão, freios, ficam de fora.
Aí, sabe o que acontece aqui? Se vc tiver com os pneus fodidos, vc vai no borracheiro e pede um kit vistoria. O cara monta um jogo de pneus “meia vida” no carro, vc faz a vistoria e depois volta pra pegar os seus.
Aqui é foda! O cidadão tá acostumado a ser sistematicamente estuprado por decretos, impostos, taxas criados a moda cacete, e aí, cria suas formas de burlar o sistema. Aí vira o tão falado jeitinho brasileiro… E assim a gente vai.
Essas empresas que ganham licitações para explorar esses serviços nunca foram escolhida com isenção. Pode ter certeza disso!
Aqui, no Rj, qdo começaram a colocar pardal pra multar avanço de sinal, a prefeitura reduziu em 1,5s o tempo do amarelo pra aumentar a arrecadação. O MP até foi em cima, mas pergunta se deu algo?
Esse é um dos motivos da merda que a gente vive. Por causa dessa ganância e má fé, a lei tem que ser criada pra evitar esquemas, com isso engessa o sistema. Diferente dos países mais desenvolvidos em que se parte do princípio de que não há ‘má fé sempre. Mas em compensação, se vc for pego tá fodido. Aqui a lei é rígida, mas flexivelmente cumprida, qdo podia ser flexível rigidamente cumprida como vários outros países.
Vai ficando difícil viver…

Marcus Vinicius
Marcus Vinicius
14 anos atrás

Venha para Brasília. Aqui não tem inspeção, mas tem o cartel da gasolina:
Petróleo: R$ 2,77
Álcool: R$ 2,23
Diesel: R$ 2,05
E tem tb um autódromo abandonado. Dá pra vc ficar brincando nele com seu Meianov ou disputando campeonatos locais contra Corsas KinderOvo, Gol Bola, etc.

Rubens Barrichello! Eu defendo!
Rubens Barrichello! Eu defendo!
14 anos atrás

A cada dia que passa eu me torno mais cético em relação ao País, ao Estado e à Cidade. O negócio é arrecadar, pura e simplesmente. Nada volta como benefício. Só pra se ter uma idéia, a Prefeitura paulistana anunciou que pretende arrecadar R$ 450 milhões em multas, este ano. Ora, como a prefeitura pode colocar uma meta em algo que lhe foge o controle? Já que para multar é necessário o motorista infringir a lei de trânsito? Pra mim significa tolerância zero, orientação zero. Um vergonha!
Pra mim está o Governo x Povo. E claro, o Povo irá perder e feio.
Mas vamos ajudar o Haiti. Eles precisam de mais ajuda que nós. No entanto, certa vez, alguém disse: “O Haiti é aqui!”, e isso faz uns 20 anos.
Abraços

General Dególe
General Dególe
14 anos atrás

Desfrutem de seus neoliberais

Luiz Salomao
14 anos atrás

c fica falando da sua casa na lua, ja ja comeca a receber o carne do IPTU! nao podemos esquecer q quem elegeu essas tranqueiras q ai estao (a criar novas taxas) foi o povo! e vc, sera q votou certo nas ultimas eleicoes?

marcão
marcão
14 anos atrás

Primeiro: Se o seu carro for movido a GNV a taxa e de r$120,00.
Segundo: Carro antigo também tem essa vistoria (pelo menos em Osasco), o meu teve que passar por ela, e os filhos da puta encrencaram com um pivo de suspenção que deve custar ai uns 40 reais, troquei voltei lá e junto com a ficha de retorno 20 mangos, treis minutos depois já tava na rua. Aqui alegam que o carro com motor de fusca é poluidor, mas com relação a poluição gerada pelo motor nada fizeram, eles não tinham duas varetas para o escapamento, ( no meu caso é um escapamento para cada cilindro. portanto a inpeção veicular é só pra tomar a nossa grana mesmo….
Terceiro: A partir dessa noticia da casa na lua, voce deverá receber nos próximos dias um carne do IPTU da prefeitura de SP. VC não sabe que os caras de lá são Deuses e eles mandam em tudo, até na lua, cara…

E quando a essa controlar, tá na cara que tem coisa.
Uma ora ou outra a coisa vai explodir.
E mais uma vez nós estaremos com a bola vermelha na nossa napa…

Claudinei
Claudinei
14 anos atrás

Lamento que o foco seja a grana e não o cidadão. A eleição está ai…tudo bem…mas quais são as alternativas? Os bons homens se afastam da política para não se sujarem nesse mar de lama misturado agora com panetone e fumaça…

guest
guest
14 anos atrás

(Decreto municipal 50232/08)
§ 4º. Ficam dispensados da inspeção os veículos de coleção, os concebidos exclusivamente para aplicações militares e agrícolas, os concebidos exclusivamente ou especialmente adaptados para competições, os tratores, as máquinas de terraplanagem e de pavimentação, podendo a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, mediante portaria, excetuar outros veículos da frota-alvo

Cabe lembrar que os “veículos de coleção” são aqueles assim definidos pela Resolução Denatran 56, mais conhecidos por “placas pretas”.

O problema é que os proprietários dos “placas pretas”, ao acessarem o site da Controlar, verificam que seus carros estariam também sujeitos a inspeção.

Tenho recomendado a alguns amigos que consultem a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente com a seguinte pergunta: “se o art. 2º § 4º do decreto 50.232/2008 exclui os veículos de coleção da inspeção, por que meu carro aparece no site da Controlar?”. Por se tratar uma secretaria “pequena”, provavelmente vão transferir a ligação para umas quatro ou cinco pessoas até chegar ao “carregador de piano” da inspeção (se tiver sorte), que vai lhe explicar o embasamento para a resposta, seja ela positiva ou negativa, bem como – a pedido – orientá-lo sobre como instruir o processo para a dispensa de inspeção (se for o caso). Outra possibilidade é a ligação ser transferida até a alguém da assessoria jurídica da pasta, que dirá ser preciso analisar o caso, etc., mas ainda assim contando com alguma resposta, mesmo que demorada.

Importante lembrar que mesmo os veículos antigos, desde que não sejam os “placas pretas”, independentemente do ano de fabricação, terão de fazer a inspeção ambiental. Em pese as ponderações de outro “blogonauta” (Adriano Griecco, se não me engano), a Resolução CONAMA 418/2009 prevê índices de poluição a serem respeitados por carros antigos.

Evidentemente, é de se esperar que o resultado prático dessa decisão de estender a inspeção a toda a frota será de arrostar à ilegalidade muitos “velhinhos”, que não só deixarão de pagar a taxa da inspeção mas também deixarão de serem licenciados, não pagarão IPVA, seguro obrigatório, etc., e, de quebra, estarão livres para abusar no trânsito, já que não pagarão também as multas.

Por que não, por um lado, iniciar a inspeção após o quarto ano de registro de veículo (como na Europa), limitando também a veículos com até 10 ou, no máximo, 15 anos de fabricação? Afinal, após essa idade, ou os carros estão sendo bem cuidados (e não provaocam problemas ambientais) ou estão “detonados”, já sem estarem pagando impostos, taxas e multas.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  guest
14 anos atrás

Por favor. coloque o link de onde está escrito esse negócio da placa preta, porque não vi em lugar algum.

guest
guest
Reply to  guest
14 anos atrás

FG, é o seguinte:

A Resolução 56/1998 do Contran (http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/resolucao056_98.doc), editada graças aos esforços de alguns antigomobilistas, de que destaco o Roberto Nasser, diz no caput do art.2º: “O disposto nos artigos 104 e 105 do Código de Trânsito Brasileiro não se aplica aos veículos de coleção”

Pois bem: o CTB (http://www.denatran.gov.br/ctb.htm) trata no art. 104 da avaliação “das condições de segurança, de controle de emissão de gases poluentes e de ruído”; no art.105 dos “equipamentos obrigatórios dos veículos” (cinto de segurança, encosto de cabeça, etc.)

Logo, os “placas pretas”. s.m.j., não são sujeitos à inspeções veiculares.

Grande abraço!

guest
guest
Reply to  guest
14 anos atrás

Ah, é preciso lembrar que a Resolução Contran 127/2001 alterou a “idade” do veículo postulante à placa preta para 30 anos.

Antonio VK
Antonio VK
14 anos atrás

APOIADO! APOIADO! APOIADO! Com toda certeza, a tal de Controlar deve ter sido muito boazinha com os políticos que aprovaram a tal lei. Um grande incentivador dessa inspeção é o incompetente secretário do verde e do meio ambiente de S.Paulo, Eduardo Jorge Martins Alves Sobrinho, vai ser muito ajudado nas suas futuras campanhas pela Controlar.
Agora, melhorar o padrão do oleo diesel brasileiro, que tem uma quantidade enorme de enxofre, ao contrário dos outros países, ninguém tem peito pra fazer.

ricardo74mg
ricardo74mg
14 anos atrás

Alguns esclarecimentos se fazem necessários para que não se perca a credibilidade da reclamação.
O IPVA tem sua arrecadação dividida entre Estado (50%) e Município (50%) onde o veículo é emplacado. Portanto, esses palhaços que emplacam em outros estado não apenas cometem o crime de sonegação fiscal como desgastam as nossas acarpetadas ruas e nada contribuem para sua conservação. São tão ordinários quantos políticos que roubam.

Segundo: “teoricamente” a empresa em questão foi vencedora em uma licitação para que se fizesse tal inspeção, o que, convenhamos, é melhor ser feita por particular do que pelo Estado e toda a sua estrutura burocrática e ineficiente. Já imaginou ir ao DETRAN para isso? Não podemos entrar no mérito e achar que a empresa é desonesta. O negócio apresenta risco zero para ela em termos, até porque a mesma não ficará com o valor integral da taxa (que é do Estado/Município) e somente receberá sobre os carros que efetivamente fizerem a inspeção.

Terceiro: São Paulo fez uma c*gada com essa escala de inspeção, que vai sim, com o tempo, abranger todos os veículos, exigindo-se, não sem razão, níveis de poluição condizentes com a idade do veículo. Lembro também que INICIALMENTE a inspeção será apenas de poluição, até porque é uma demanda mais urgente do que farol e seta, que mal e porcamente já é feita pela polícia/autoridade de trânsito.

Finalmente: cabe a cada um de nós, cidadãos, controlar efetivamente a política. Pergunto: quem aqui se lembra em quem votou para qualquer cargo público e teve o bom senso de cobrar de seu eleito alguma posição? Lamuriar, esbravejar é fácil, quero ver quem é homem de ir atrás de um político e exigir alguma coisa. Onde está a mobilização? Acabou, depois das Diretas e do impeachement?

Valmir Passos
Valmir Passos
14 anos atrás

Não houve transparência nenhuma na concorrência para esse serviço. Não se sabe ao certo quem é o dono da tal Controlar. Sem dúvida, um grande negócio, mais um grande golpe no cidadão. O mais estranho de tudo foi a insistência do “fantástico prefeito” de Sampa nesse serviço ano passado. Enfim, mais um imposto, sem retorno nenhum para o contribuinte. E assim caminhamos, na mão dessa corja política brasileira.

Banana Joe
Banana Joe
14 anos atrás

Essa inspecção é mais uma forma de ganhar $$$ as custas de quem trabalha. É igual a industria das multas por velocidade dos pardais.
Coloquem de uma vez uma coisa na cabeça: o governo só quer arrecadar. Não está nem aí pra segurança. Aliás quanto mais gente morrendo no transito melhor, pois serve de desculpa pra aumentar o valor das multas e implantar essas vistorias de araque que só vão vistoriar mesmo nossos bolsos.
E nisso não há corrente partidária e ideologia que dê jeito, pode ser do PSOL, PT, PSDB, PMDB, DEM…pouco importa o que vale é sugar nosso suado dinheirinho ganho com ruas esburacadas, estradas sem segurança, roubo de carros crescendo a galope e etc.

Decio
Decio
14 anos atrás

Eu transferi TODOS os meus carros pro interior… Desde os decaves até o descartavel de uso normal..

Ivo Mamede
Ivo Mamede
14 anos atrás

Não estou defendendo ninguém, até pq nem moro em SP, é apenas uma informação técnica. O IPVA, por ser um imposto e não uma contribuição ou algo semelhante, não pode ter a sua arrecadação destinada a determinado serviço, ele simplesmente faz caixa para o ente público não sendo obrigatório o seu gasto com serviços de veículos ou estradas , por exemplo, já a CIDE (acho q a silga é essa) é diferente, a sua arrecadação tema um gasto obrigatório em estradas, pois é uma contribuição.

Elisandro Antonio Gasparrini
Elisandro Antonio Gasparrini
14 anos atrás

Vendo os seus posts dos últimos dias sobre SP:
– Mega enchentes.
– Inspeções veiculares
– Trânsito infernal.
– Descaso do governo municipal e estadual.
– Pedágios.

Bom aqui em SC, no interior, na capital já está quase como SP, ainda não temos nada de pedágio, podemos andar + de 1000 Km sem pagar um tostão extra. As estradas estão sendo todas reformadas e ou construídas. Não temos inspeções veiculares, não existe enchentes e o mais legal você em 10min chega aonde você quer.

Bom, não seria tão necessário ir até a Lua, aqui a gente aceita os seus carros, sem problemas, e ainda eles vão ficar bem perto do #96. Fuja desse lugar enqunato é tempo!

Lenços Kleenex
Lenços Kleenex
14 anos atrás

Aqui no Rio tem vistoria… aí você põe o seu carro semi-novo, conservado com critério, na rua e é atropelado por uma jabiraca sem freios, pneus carecas, lanternas quabradas, e o sujeito vira pra você e te diz que não tem nem seguro nem dinheiro.

Não nos esqueçamos da indústria do extintor de incêndio, que precisa ser trocado periodicamente, e do falecido estojo de primeiros socorros.

O novo processo para obter habilitação é um primor de sofisticação, com leitura de digitais e o escambau. Quanto dinheiro não foi gasto nisto? Quem forneceu os equipamentos? Meu sobrinho acaba de tirar a habilitação e mal consegue andar na faixa de rolamento.

Ou seja, nossas leis são feitas para enriquecer uns poucos, sempre com as melhores das intenções, mas continuamos a ser um dos países com o maior número de mortes por acidentes automobilísticos…

Somo o povo ideal: pagamos nossos impostos como o gado caminha para o matadouro.