Blog do Flavio Gomes
Automobilismo internacional

FIM DA LINHA

SÃO PAULO (e começo de outra) – A F-1 acabou para Nelsinho Piquet. Hoje, o filho do tricampeão informou através de seu site que vai correr nos EUA, na NASCAR. Não deu detalhes sobre equipe, série, carro. No comunicado, admitiu que seus 18 meses de F-1 não correram como gostaria. E filosofou sobre ambição e […]

SÃO PAULO (e começo de outra) – A F-1 acabou para Nelsinho Piquet. Hoje, o filho do tricampeão informou através de seu site que vai correr nos EUA, na NASCAR. Não deu detalhes sobre equipe, série, carro. No comunicado, admitiu que seus 18 meses de F-1 não correram como gostaria. E filosofou sobre ambição e felicidade — concordo 100% com ele que a busca da felicidade é muito mais importante do que qualquer ambição, e espero que ele esteja sendo sincero.

Na F-1, em 2008 e parte de 2009, Nelsinho foi um mau piloto e um mau desportista. Traços de sua personalidade de garoto mimado eu pude detectar quando estava na GP2, e até escrevi, na época, uma coluna sobre o assunto. Foi em Mônaco, quando ele deu chilique por causa de uma batida num treino.

No ano passado, Piquet-pimpolho angariou simpatias, inclusive deste que vos bloga, com sua atuação no Twitter, o esforço para se comunicar com seu público, a disposição para dar satisfações a quem o acompanha. Depois estourou o escândalo de Cingapura revelando uma outra faceta do rapaz, egoísta e amoral.

Nelsinho, em resumo, está em débito com o esporte que escolheu como ofício. Terá mais uma chance, de recomeçar do zero, em outro ambiente, com outros competidores, em outras pistas, com outros carros. Não sou daqueles que desejam mal a ninguém, muito menos a quem se disponha a assumir seus erros. Que o menino faça isso, agora. É jovem, saudável, tem dinheiro, pode começar uma nova vida. Se tudo que fez tiver servido de lição para que não repita as cagadas monstruosas do passado, tudo que posso fazer é torcer para que se torne uma pessoa melhor.