Blog do Flavio Gomes
F-1

BRIATORE FREE

SÃO PAULO (por que não me surpreendo?) – Podem esculhambar Max Mosley à vontade, mas foi sob sua gestão que Flavio Briatore foi banido do esporte, e é sob a gestão de Jean Todt que ele voltará. O ex-dirigente da Renault e a FIA chegaram a um acordo que foi divulgado hoje. Briatore retira o […]

SÃO PAULO (por que não me surpreendo?) – Podem esculhambar Max Mosley à vontade, mas foi sob sua gestão que Flavio Briatore foi banido do esporte, e é sob a gestão de Jean Todt que ele voltará. O ex-dirigente da Renault e a FIA chegaram a um acordo que foi divulgado hoje. Briatore retira o processo que movia contra a decisão da entidade de bani-lo até o fim dos tempos, e a FIA permitirá que ele volte a atuar no automobilismo — na F-1, especificamente, depois do final da temporada de 2012; em outros campeonatos chancelados pela FIA, depois de 2011.

No texto que a assessoria de Flavione enviou, ele diz que aceita sua parcela de culpa pelo que aconteceu no GP de Cingapura de 2008, já que era diretor da equipe, mas nega qualquer responsabilidade pessoal no episódio. E, igualmente, não reconhece fundamento na decisão do Conselho Mundial que o puniu no ano passado. A FIA, pelo jeito, concorda.

Seus planos para o futuro são desconhecidos. Ao menos deste que vos bloga.

Pat Symonds também teve sua pena de cinco anos reduzida. Nelsinho Piquet, que bateu de propósito naquela corrida, como se sabe, não recebeu punição formal alguma, mas se transformou num piloto errático que, ultimamente, tem se dedicado a correr em várias categorias.

Não mudo muito o que achava na época do escândalo. Para mim, Nelsinho não foi vítima. Foi agente da picaretagem, fez uma grande cagada, denunciou tudo motivado pela demissão iminente, tavez nunca falasse nada se tivesse o emprego garantido. Aí, para mim, o maior de seus pecados. Fez tudo movido por interesses muito pessoais. Mas se arrependeu, é jovem, e não faria sentido pendurá-lo na cruz.

A FIA diz que Briatore e Symonds se arrependeram, também. E se um, Nelsinho, merece ser perdoado, não vejo por que não perdoar os dois, também. Mesmo peso, mesma medida.  Briatore é um escroque, Symonds é indefensável nesse caso, Nelsinho, idem. Cada um que busque seu caminho, agora. Para mim, independentemente das penas formais, todos estão pagando pelo que fizeram.