Blog do Flavio Gomes
Brasil

PANAIR NO AR

SÃO PAULO (não perca) – Reproduzo a valiosa dica do Beto Traballi, porque a gente andou falando da Panair por aqui, semanas atrás: O Canal Brasil exibe no sábado, dia 3 de abril, às 21h, o documentário inédito “Panair do Brasil”, na faixa “É Tudo Verdade”, com apresentação e curadoria do crítico de cinema Amir Labaki. […]

SÃO PAULO (não perca) – Reproduzo a valiosa dica do Beto Traballi, porque a gente andou falando da Panair por aqui, semanas atrás:

O Canal Brasil exibe no sábado, dia 3 de abril, às 21h, o documentário inédito “Panair do Brasil”, na faixa “É Tudo Verdade”, com apresentação e curadoria do crítico de cinema Amir Labaki. Dirigido por Marco Altberg, o documentário resgata a história da empresa pioneira na aviação comercial do país. Depoimentos de passageiros ilustres, como o jornalista Artur da Távola, o músico Milton Nascimento, a atriz Norma Bengell e o senador Eduardo Suplicy; além de testemunhos de ex-funcionários e dos herdeiros da companhia – as famílias Rocha Miranda e Simonsen – enriquecem a obra.

Narrado por Paulo Betti, o filme relata a trajetória de pioneirismo e glamour daquela que foi, durante décadas, a maior e mais querida empresa aérea – imortalizada por Elis Regina na música “Conversando no Bar”. A produção relembra também o drástico fechamento da companhia por ordem do governo militar e a luta de seus antigos funcionários e representantes por reparação moral.

Fundada como subsidiária da norte-americana NYRBA em 1929 e incorporada pela Pan American no ano seguinte, teve seu nome modificado de NYRBA do Brasil para Panair do Brasil. Responsável por toda a infraestrutura de telecomunicações aeronáuticas do país, construiu e equipou, com recursos próprios, boa parte dos aeroportos do Norte e do Nordeste. Em abril de 1946, ligou pela primeira vez a América do Sul à Europa, África e ao Oriente Médio. Após reinar durante décadas como a marca brasileira mais conhecida internacionalmente, encerrou suas atividades abruptamente, em 1965, por determinação do governo militar.

Panair do Brasil foi exibido no Festival do Rio, em 2007. No ano seguinte, participou da mostra competitiva do Festival de Belém e da Retrospectiva do Cinema Brasileiro no CineSesc, em São Paulo.