Blog do Flavio Gomes
Automobilismo brasileiro

LARGARAM

SÃO PAULO (acelerem, garotos) – Acho que merece o registro. Hoje foi o dia #1 da história da F-Future no Brasil. É a categoria apadrinhada por Felipe Massa que assume o lugar vago depois que a F-Renault se foi como escola para jovens pilotos. Abaixo, um resumo do que aconteceu em Jacarepaguá, onde começa neste […]

SÃO PAULO (acelerem, garotos) – Acho que merece o registro. Hoje foi o dia #1 da história da F-Future no Brasil. É a categoria apadrinhada por Felipe Massa que assume o lugar vago depois que a F-Renault se foi como escola para jovens pilotos. Abaixo, um resumo do que aconteceu em Jacarepaguá, onde começa neste fim de semana o campeonato.

O carioca Nicolas Costa aproveitou bem o conhecimento do traçado do Autódromo de Jacarepaguá e nesta quinta-feira marcou a volta mais rápida dos treinos extras da Fórmula Future Fiat, que estreia no fim de semana dentro dentro do Racing Festival juntamente com o Trofeo Linea e o 600 Hornet (moto). Nicolas marcou o melhor tempo do dia ainda na primeira sessão, com 1min17s451, seguido pelo paulista João Jardim (1min17s544) e pelo argentino Roberto Curia Jr. (1min17s576). O garoto de 18 anos não esperava o melhor tempo, mas ficou feliz com o dia de trabalho em Jacarepaguá. “Eu tinha pouca experiência com carros, e ainda com pouca asa. O Fórmula Future é ao contrário, quanto mais você acelera, mais o carro gruda no chão. É um carro muito legal para aprender, uma categoria-escola de verdade”, explicou o destaque dos ensaios. “Andar na frente hoje não faz muita diferença, o que importa é a corrida, mas é legal saber que o seu nome vai aparecer como o mais rápido no primeiro treino da história da Fórmula Future no Brasil.”

A maioria dos pilotos ficou satisfeita após o treino. Foi a primeira vez que os jovens puderam andar no Fórmula Future e aprovaram o monoposto equipado com motor 1.8 de quase 160 cavalos e que pode chegar aos 210 km/h ao final da reta. Miguel Ferreira, engenheiro da JL, empresa responsável pelos carros da F-Future Fiat, também ficou contente com o desempenho. “Nada de negativo aconteceu com o carro, nenhum problema mecânico… Vamos fazer uma revisão simples, checar os alinhamentos porque apenas um piloto ou outro deu uma escapada aqui e ali… No geral, deu tudo certo.”

No primeiro dia de contato com os carros, os pilotos puderam mexer apenas na calibragem e na asa traseira. Aos poucos, conforme forem conhecendo melhor o carro, a garotada vai aumentar o domínio sobre o carro. Os carros da Fórmula Future Fiat estão divididos por quatro boxes em Jacarepaguá e cada um deles conta com um engenheiro líder e alguns mecânicos. Dessa forma, acabam tendo mais tempo para trabalhar com cada piloto individualmente. “A gente está acostumado com o kart, onde cada um tem sua equipe e cinco mecânicos para trabalhar. E essa iniciativa do Future como categoria-escola é muito legal, porque vai rolar um rodízio de engenheiros a cada etapa e ajudar demais o piloto a se relacionar com diferentes profissionais”, aplaudiu Vinícius Alvarenga, recém-saído do kart, onde foi campeão paulista em 2006.Os tempos acumulados do dia foram:

1) Nicolas Costa – 1min17s451
2) João Jardim – 1min17s544
3) Roberto Curia Jr. – 1min17s576
4) Francisco Alfaya – 1min17s892
5) Felipes Apezzatto – 1min17s921
6) Jonathan Louis – 1min18s232
7) Vinicius Alvarenga – 1min18s270
8 ) Johilton Pavlak – 1min18s533
9) Rafael Azrak – 1min18s814
10) Felippe Granzotto – 1min20s072