LARGARAM

SÃO PAULO (acelerem, garotos) – Acho que merece o registro. Hoje foi o dia #1 da história da F-Future no Brasil. É a categoria apadrinhada por Felipe Massa que assume o lugar vago depois que a F-Renault se foi como escola para jovens pilotos. Abaixo, um resumo do que aconteceu em Jacarepaguá, onde começa neste fim de semana o campeonato.

O carioca Nicolas Costa aproveitou bem o conhecimento do traçado do Autódromo de Jacarepaguá e nesta quinta-feira marcou a volta mais rápida dos treinos extras da Fórmula Future Fiat, que estreia no fim de semana dentro dentro do Racing Festival juntamente com o Trofeo Linea e o 600 Hornet (moto). Nicolas marcou o melhor tempo do dia ainda na primeira sessão, com 1min17s451, seguido pelo paulista João Jardim (1min17s544) e pelo argentino Roberto Curia Jr. (1min17s576). O garoto de 18 anos não esperava o melhor tempo, mas ficou feliz com o dia de trabalho em Jacarepaguá. “Eu tinha pouca experiência com carros, e ainda com pouca asa. O Fórmula Future é ao contrário, quanto mais você acelera, mais o carro gruda no chão. É um carro muito legal para aprender, uma categoria-escola de verdade”, explicou o destaque dos ensaios. “Andar na frente hoje não faz muita diferença, o que importa é a corrida, mas é legal saber que o seu nome vai aparecer como o mais rápido no primeiro treino da história da Fórmula Future no Brasil.”

A maioria dos pilotos ficou satisfeita após o treino. Foi a primeira vez que os jovens puderam andar no Fórmula Future e aprovaram o monoposto equipado com motor 1.8 de quase 160 cavalos e que pode chegar aos 210 km/h ao final da reta. Miguel Ferreira, engenheiro da JL, empresa responsável pelos carros da F-Future Fiat, também ficou contente com o desempenho. “Nada de negativo aconteceu com o carro, nenhum problema mecânico… Vamos fazer uma revisão simples, checar os alinhamentos porque apenas um piloto ou outro deu uma escapada aqui e ali… No geral, deu tudo certo.”

No primeiro dia de contato com os carros, os pilotos puderam mexer apenas na calibragem e na asa traseira. Aos poucos, conforme forem conhecendo melhor o carro, a garotada vai aumentar o domínio sobre o carro. Os carros da Fórmula Future Fiat estão divididos por quatro boxes em Jacarepaguá e cada um deles conta com um engenheiro líder e alguns mecânicos. Dessa forma, acabam tendo mais tempo para trabalhar com cada piloto individualmente. “A gente está acostumado com o kart, onde cada um tem sua equipe e cinco mecânicos para trabalhar. E essa iniciativa do Future como categoria-escola é muito legal, porque vai rolar um rodízio de engenheiros a cada etapa e ajudar demais o piloto a se relacionar com diferentes profissionais”, aplaudiu Vinícius Alvarenga, recém-saído do kart, onde foi campeão paulista em 2006.Os tempos acumulados do dia foram:

1) Nicolas Costa – 1min17s451
2) João Jardim – 1min17s544
3) Roberto Curia Jr. – 1min17s576
4) Francisco Alfaya – 1min17s892
5) Felipes Apezzatto – 1min17s921
6) Jonathan Louis – 1min18s232
7) Vinicius Alvarenga – 1min18s270
8 ) Johilton Pavlak – 1min18s533
9) Rafael Azrak – 1min18s814
10) Felippe Granzotto – 1min20s072

Subscribe
Notify of
guest

31 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fábio
Fábio
13 anos atrás

Eu fui ver de perto e meu amigo, ninguém comentou o SHOW que esse Nicolas Costa deu não??? O menino largou na primeiora bateria na Poli, teve um probleminha na largada, foi pra oitavo, foi ultrapssando TODO MUNDO e na ÚLTIMA LARGADA a Arquibancada veio ABAIXO….o cara é DEMAIS< a gente precisa disso, tava sentidno falta de um cara corajoso no automoblismo, procurem o vídeo da corrida, é EMOCIONANTEEEE. Valew

Alan Magalhães
Alan Magalhães
13 anos atrás

Uma perguntinha. Nesse espaço, Stock vira Estoque, Youtube vira Vocêtubo e por aí vai. Por que Fórmula Future? Não deveria ser Fórmula Futuro aqui?

Verde
13 anos atrás

Legal. Mas… dez carros? É isso aí mesmo ou a tabela que não mostrou os gaiatos do 11º para trás?

Espero que traga mais gente. Grid pequeno por grid pequeno, a Fórmula Renault reunia por volta de 15 no seu último ano.

Mauro Domingos
Mauro Domingos
13 anos atrás

Acho que vai dar certo sim…
Flavio, o nome oficial é ‘Fórmula Future’ mesmo? Pergunto porque no site da RGT diz ‘Fórmula Futuro’….
Mais uma polêmica a vista….

Flavio Perillo
Flavio Perillo
13 anos atrás

10 CARROS NO GRID. QUE VERGONHA.
TÁ PIOR AINDA QUE A FORMULA3

Gustavo Mello
Gustavo Mello
13 anos atrás

Ótima notícia…. Boa Sorte e parabéns a todos os envolvidos

Gustavo Mello

Antonio
Antonio
13 anos atrás

Ué, Jacarepaguá não tinha acabado e coisa e tal ?
Está a pleno vapor pelo visto

Edu
Edu
13 anos atrás

Putz… estou querendo ir ver mas não encontro os horários nem nada na Internet… As categorias não tem nem site oficial… assim fica difícil né!

deschamps
deschamps
Reply to  Edu
13 anos atrás
Bosnich
Bosnich
13 anos atrás

Esquema relativamente acessivel .
Mas ainda acho que no Brasil o automobilismo está fora da realidade da maioria do povo.
Será que um dia teremos um automobilismo parecido com o da argentina por aqui?

João Paulo
João Paulo
13 anos atrás

Alguem sabe onde posso acompanhar as etapas da F-Future em tempo real?? TV??Internet??

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

Boa noite! Flávio, o Felipe foi inteligente, e teve uma otima sacada não? pego essa categoria que a Renalt que não para em lugar nenhum, e lançou na hora certa. Investimento em conta, e promoção para outras categorias como premio. Muito bom isso.

Felipe "Hupiscratch" Andrade
13 anos atrás

Por falar em futuro do automobilismo, alguém já soube/viu o documentário Racing Dreams ( http://racingdreamsfilm.com/ )? Alguém acha que vale a pena colocar os dirigentes da CBA pra assistir esse documentário (estilo laranja mecânica mesmo)?

Peixe
Peixe
13 anos atrás

Desde quando que “#” virou sinônimo de “número” no Brasil?
É tão difícil escrever “nº” ou “1º” ou “primeiro”?
Acho que não, afinal, até eu consigo!

Luis Albertyn
Luis Albertyn
Reply to  Peixe
13 anos atrás

Que mala.

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

Mais uma vez, parabéns a todos os envolvidos.

ALEX B.
ALEX B.
13 anos atrás

Great, man! Great! As baratas andam, so resta ver a confiabilidade e se a ESPN vai transmitir!

LMP
LMP
13 anos atrás

O Trofeu Linea ta me parecendo Stock Linea… ate agora so vi pilotos da stock car.

Vaaalney
13 anos atrás

Senhores!
Automobilismo não é um esporte barato.
Torço para que essa categoria engrene aqui no Brasil.

Carlos "Takuma" Sato
13 anos atrás

Já vi e zoei muito com Nicolas Costa (RJ) e Vinicius Alvarenga (SP).

Que prazer ver essa molecada acelerando carro de gente grande!!! Parabens a todos!!!

Espero que o Vinícios esteja alcançando os pedais direitinho, da última vez que o vi era um pirralho ainda.r.s..

Abraços!

Leonel Ameixieira
Leonel Ameixieira
13 anos atrás

Estou curioso para saber quanto uma pessoa gasta para participar deste campeonato ?

Neto
Neto
Reply to  Leonel Ameixieira
13 anos atrás

R$ 280.000,00 para o campeonato todo… se quiser treinar depois das etapas na segunda feira + R$ 55.000,00 … BARATO PRA CARAMBA!!!!!!!!!!!!!!!!

mika
mika
Reply to  Leonel Ameixieira
13 anos atrás

Tudo é barato no Brasil!

Diogo
Diogo
Reply to  Leonel Ameixieira
13 anos atrás

Neto, se você souber que a Top Race V6 argentina, com carros no mesmo nível da Stock Car brasileira custa praticamente a mesma coisa que a F-Future, você vai achar CARO pra caramba…

Fabio J
Fabio J
Reply to  Leonel Ameixieira
13 anos atrás

Será que pode pagar em 280 vezes ???

Luis Albertyn
Luis Albertyn
Reply to  Leonel Ameixieira
13 anos atrás

Vocês queriam o quê? Andar de fórmula, com equipamento de qualidade, por 50 reais a corrida? Vai andar de kart em estacionamento de supermercado então…

Correr de carro é caro mesmo e 280 mil a temporada não é nenhum absurdo para uma empresa (ou mais de uma) patrocinar.

Sergio SP
Sergio SP
13 anos atrás

A pole dos estoque foi 1min18s455.

pedro
pedro
Reply to  Sergio SP
13 anos atrás

tem razao, mas apesar da mutilacao do autodromo carioca, ele ainda permite variaveis de circuitos, sao diferentes os circuitos e extensoes.
o do linea tem uns 800 metros a menos , alem de nao passar pela curva de 90 depois do muro da Indy.
ainda nao da para comparar tempos entre os linea+formula future com os da stock(incluindo os mini).
tente com a Porsche cup e formula truck , pois usaram o mesmo circuito
abs

Gabriel
Gabriel
Reply to  Sergio SP
13 anos atrás

Acho que a Stock usou um traçado diferente. Usou as curvas 1 e 2 do oval. No Racing Festival devem estar usando a Curva Sul, até por que para as motos que correm no mesmo evento não dá para usar as curvas do oval.

Luis Albertyn
Luis Albertyn
Reply to  Sergio SP
13 anos atrás

Você me poupou a pesquisa, Sergio. estava curioso exatamente em relação a isso. Os formulinhas andam!

arnold
arnold
13 anos atrás

so cara pobre…… q inveja!!