LARGARAM
SÃO PAULO (acelerem, garotos) – Acho que merece o registro. Hoje foi o dia #1 da história da F-Future no Brasil. É a categoria apadrinhada por Felipe Massa que assume o lugar vago depois que a F-Renault se foi como escola para jovens pilotos. Abaixo, um resumo do que aconteceu em Jacarepaguá, onde começa neste fim de semana o campeonato.
O carioca Nicolas Costa aproveitou bem o conhecimento do traçado do Autódromo de Jacarepaguá e nesta quinta-feira marcou a volta mais rápida dos treinos extras da Fórmula Future Fiat, que estreia no fim de semana dentro dentro do Racing Festival juntamente com o Trofeo Linea e o 600 Hornet (moto). Nicolas marcou o melhor tempo do dia ainda na primeira sessão, com 1min17s451, seguido pelo paulista João Jardim (1min17s544) e pelo argentino Roberto Curia Jr. (1min17s576). O garoto de 18 anos não esperava o melhor tempo, mas ficou feliz com o dia de trabalho em Jacarepaguá. “Eu tinha pouca experiência com carros, e ainda com pouca asa. O Fórmula Future é ao contrário, quanto mais você acelera, mais o carro gruda no chão. É um carro muito legal para aprender, uma categoria-escola de verdade”, explicou o destaque dos ensaios. “Andar na frente hoje não faz muita diferença, o que importa é a corrida, mas é legal saber que o seu nome vai aparecer como o mais rápido no primeiro treino da história da Fórmula Future no Brasil.”
A maioria dos pilotos ficou satisfeita após o treino. Foi a primeira vez que os jovens puderam andar no Fórmula Future e aprovaram o monoposto equipado com motor 1.8 de quase 160 cavalos e que pode chegar aos 210 km/h ao final da reta. Miguel Ferreira, engenheiro da JL, empresa responsável pelos carros da F-Future Fiat, também ficou contente com o desempenho. “Nada de negativo aconteceu com o carro, nenhum problema mecânico… Vamos fazer uma revisão simples, checar os alinhamentos porque apenas um piloto ou outro deu uma escapada aqui e ali… No geral, deu tudo certo.”
No primeiro dia de contato com os carros, os pilotos puderam mexer apenas na calibragem e na asa traseira. Aos poucos, conforme forem conhecendo melhor o carro, a garotada vai aumentar o domínio sobre o carro. Os carros da Fórmula Future Fiat estão divididos por quatro boxes em Jacarepaguá e cada um deles conta com um engenheiro líder e alguns mecânicos. Dessa forma, acabam tendo mais tempo para trabalhar com cada piloto individualmente. “A gente está acostumado com o kart, onde cada um tem sua equipe e cinco mecânicos para trabalhar. E essa iniciativa do Future como categoria-escola é muito legal, porque vai rolar um rodízio de engenheiros a cada etapa e ajudar demais o piloto a se relacionar com diferentes profissionais”, aplaudiu Vinícius Alvarenga, recém-saído do kart, onde foi campeão paulista em 2006.Os tempos acumulados do dia foram:
1) Nicolas Costa – 1min17s451
2) João Jardim – 1min17s544
3) Roberto Curia Jr. – 1min17s576
4) Francisco Alfaya – 1min17s892
5) Felipes Apezzatto – 1min17s921
6) Jonathan Louis – 1min18s232
7) Vinicius Alvarenga – 1min18s270
8 ) Johilton Pavlak – 1min18s533
9) Rafael Azrak – 1min18s814
10) Felippe Granzotto – 1min20s072
Eu fui ver de perto e meu amigo, ninguém comentou o SHOW que esse Nicolas Costa deu não??? O menino largou na primeiora bateria na Poli, teve um probleminha na largada, foi pra oitavo, foi ultrapssando TODO MUNDO e na ÚLTIMA LARGADA a Arquibancada veio ABAIXO….o cara é DEMAIS< a gente precisa disso, tava sentidno falta de um cara corajoso no automoblismo, procurem o vídeo da corrida, é EMOCIONANTEEEE. Valew
Uma perguntinha. Nesse espaço, Stock vira Estoque, Youtube vira Vocêtubo e por aí vai. Por que Fórmula Future? Não deveria ser Fórmula Futuro aqui?
Legal. Mas… dez carros? É isso aí mesmo ou a tabela que não mostrou os gaiatos do 11º para trás?
Espero que traga mais gente. Grid pequeno por grid pequeno, a Fórmula Renault reunia por volta de 15 no seu último ano.
Acho que vai dar certo sim…
Flavio, o nome oficial é ‘Fórmula Future’ mesmo? Pergunto porque no site da RGT diz ‘Fórmula Futuro’….
Mais uma polêmica a vista….
10 CARROS NO GRID. QUE VERGONHA.
TÁ PIOR AINDA QUE A FORMULA3
Ótima notícia…. Boa Sorte e parabéns a todos os envolvidos
Gustavo Mello
Ué, Jacarepaguá não tinha acabado e coisa e tal ?
Está a pleno vapor pelo visto
Putz… estou querendo ir ver mas não encontro os horários nem nada na Internet… As categorias não tem nem site oficial… assim fica difícil né!
http://www.racingfestival.com.br
Esquema relativamente acessivel .
Mas ainda acho que no Brasil o automobilismo está fora da realidade da maioria do povo.
Será que um dia teremos um automobilismo parecido com o da argentina por aqui?
Alguem sabe onde posso acompanhar as etapas da F-Future em tempo real?? TV??Internet??
Boa noite! Flávio, o Felipe foi inteligente, e teve uma otima sacada não? pego essa categoria que a Renalt que não para em lugar nenhum, e lançou na hora certa. Investimento em conta, e promoção para outras categorias como premio. Muito bom isso.
Por falar em futuro do automobilismo, alguém já soube/viu o documentário Racing Dreams ( http://racingdreamsfilm.com/ )? Alguém acha que vale a pena colocar os dirigentes da CBA pra assistir esse documentário (estilo laranja mecânica mesmo)?
Desde quando que “#” virou sinônimo de “número” no Brasil?
É tão difícil escrever “nº” ou “1º” ou “primeiro”?
Acho que não, afinal, até eu consigo!
Que mala.
Mais uma vez, parabéns a todos os envolvidos.
Great, man! Great! As baratas andam, so resta ver a confiabilidade e se a ESPN vai transmitir!
O Trofeu Linea ta me parecendo Stock Linea… ate agora so vi pilotos da stock car.
Senhores!
Automobilismo não é um esporte barato.
Torço para que essa categoria engrene aqui no Brasil.
Já vi e zoei muito com Nicolas Costa (RJ) e Vinicius Alvarenga (SP).
Que prazer ver essa molecada acelerando carro de gente grande!!! Parabens a todos!!!
Espero que o Vinícios esteja alcançando os pedais direitinho, da última vez que o vi era um pirralho ainda.r.s..
Abraços!
Estou curioso para saber quanto uma pessoa gasta para participar deste campeonato ?
R$ 280.000,00 para o campeonato todo… se quiser treinar depois das etapas na segunda feira + R$ 55.000,00 … BARATO PRA CARAMBA!!!!!!!!!!!!!!!!
Tudo é barato no Brasil!
Neto, se você souber que a Top Race V6 argentina, com carros no mesmo nível da Stock Car brasileira custa praticamente a mesma coisa que a F-Future, você vai achar CARO pra caramba…
Será que pode pagar em 280 vezes ???
Vocês queriam o quê? Andar de fórmula, com equipamento de qualidade, por 50 reais a corrida? Vai andar de kart em estacionamento de supermercado então…
Correr de carro é caro mesmo e 280 mil a temporada não é nenhum absurdo para uma empresa (ou mais de uma) patrocinar.
A pole dos estoque foi 1min18s455.
tem razao, mas apesar da mutilacao do autodromo carioca, ele ainda permite variaveis de circuitos, sao diferentes os circuitos e extensoes.
o do linea tem uns 800 metros a menos , alem de nao passar pela curva de 90 depois do muro da Indy.
ainda nao da para comparar tempos entre os linea+formula future com os da stock(incluindo os mini).
tente com a Porsche cup e formula truck , pois usaram o mesmo circuito
abs
Acho que a Stock usou um traçado diferente. Usou as curvas 1 e 2 do oval. No Racing Festival devem estar usando a Curva Sul, até por que para as motos que correm no mesmo evento não dá para usar as curvas do oval.
Você me poupou a pesquisa, Sergio. estava curioso exatamente em relação a isso. Os formulinhas andam!
so cara pobre…… q inveja!!