Blog do Flavio Gomes
F-1

PRINCIPADAS (8) – DOCUMENT 33

SÃO PAULO (e agora?) – Vai parecer papo de louco, e é, mas se alguma equipe resolver encarar e arrumar um bom advogado, Webber perde a vitória de hoje em Mônaco. O busílis é o seguinte… Estava eu atrás do papel que descreve a infração cometida por Schumacher, para ver como foi formalizada a punição, e encontrei […]

SÃO PAULO (e agora?) – Vai parecer papo de louco, e é, mas se alguma equipe resolver encarar e arrumar um bom advogado, Webber perde a vitória de hoje em Mônaco. O busílis é o seguinte… Estava eu atrás do papel que descreve a infração cometida por Schumacher, para ver como foi formalizada a punição, e encontrei esse aqui, ó: o temível Document 33.

Trata-se da descrição de uma irregularidade cometida por Webber no pit lane. Às 13h31:24, o australiano foi flagrado pelos implacáveis radares da FIA a 70,9 km/h. Em Mônaco, a velocidade máxima permitida nos boxes é de 60 km/h, tanto nos treinos, quanto na corrida. Nos outros circuitos, a velocidade vai para 100 km/h no dia da prova.

Diz o temível Document 33 que Webber infringiu o Artigo 30.12 do regulamento esportivo da F-1. E meteram uma multa de 2.200 euros nele.

OK.

Mas fui ver de que trata, claro, o ameaçador Artigo 30.12. Ei-lo, com grifos e observações deste que vos bloga:

30.12 A speed limit of 60 km/h will be imposed in the pit lane during all free practice sessions, this will be raised to 100 km/h for the remainder of the Event. However, this limit may be amended by the stewards following a recommendation from the FIA F1 safety delegate. (É o caso de Mônaco)

Except in the race, any driver who exceeds the limit will be fined Euro 200 for each km/h above the limit (this may be increased in the case of a second offence in the same Event).

During the race, the stewards may impose either the penalties under Article 16.3a) or b) on any driver who exceeds the limit.

Oh. Na corrida, então, não vale multa. “Ah, mas foi às 13h31:24, antes da largada!”, dirá alguém. Sim, eu sei. Só estou querendo arrumar confusão. Porque o temível Document 33 especifica a “Sessão” do evento em que a infração foi cometida. E está lá: “Race”.

OK, a corrida começou às 14h locais. Mas se os comissários escreveram que a sessão foi a “Race”… Webber acelerou mais do que devia quando os carros saem dos boxes e se dirigem ao grid. Não teve vantagem nenhuma para ele, claro. Seria uma aberração puni-lo com algo mais que uma multa. Mas é mais ou menos como a história da punição a Schumacher. A letra fria e cruel do regulamento. A corrida estava sob safety car na última volta? Não estava?

Só para constar, no caso de infrações cometidas na “Race” as punições são aquelas previstas pelo Artigo 16.3 em seus itens a) e b). Vamos ver o que diz o inquestionável Artigo 16.3:

16.3 The stewards may impose any of the three penalties on any driver involved in an Incident:

a) A drive-through penalty. The driver must enter the pit lane and re-join the race without stopping.

b) A ten second time penalty. The driver must enter the pit lane, stop at his pit for at least ten seconds and then re-join the race.

c) A drop of any number of grid positions at the driver’s next Event.

Oh. Alguém se lembra de Webber ter recebido um drive-through em Mônaco? Ou um “stop & go”? Alguém falou em perda de posições no grid da próxima corrida? Ainda bem que não.

Claro que não descobri nada misterioso, não sou detetive, o documento com a infração cometida por Webber na corrida está no site da FIA, estava nos escaninhos da sala de imprensa. Ocorre que a punição dada, a multa em euros, cuja cotação, diga-se, está em baixa, não é a prevista no regulamento. Não quando esse tipo de infração acontece na sessão denominada “Race” de um evento, mesmo se a “Race” não tiver começado ainda. Sacaram como essas regras são escritas de forma esquisita?

Bem, deu por hoje. Chega de ler regulamentos. Isso é chato pacas.