Blog do Flavio Gomes
F-1

TAPAS (7)

SÃO PAULO (zzzz) – Puta corrida chata do cacete. Pronto. Tudo dito sobre o GP da Espanha. Até mais tarde. Brincadeira… Mas é quase isso. Porque foi chata, mesmo, o que é previsível, em se tratando de Barcelona, que tem sido palco dos piores GPs da F-1 nos últimos anos, apesar de a pista ser […]

SÃO PAULO (zzzz) – Puta corrida chata do cacete. Pronto. Tudo dito sobre o GP da Espanha. Até mais tarde.

Brincadeira… Mas é quase isso. Porque foi chata, mesmo, o que é previsível, em se tratando de Barcelona, que tem sido palco dos piores GPs da F-1 nos últimos anos, apesar de a pista ser técnica e interessante. O problema é que ela é ruim para a F-1, para o tipo de carro “aerodependente” que a categoria usa, é ruim de passar e tudo mais.

De bom, dá para contar nos dedos de u’a mão o que aconteceu. A largada do Alguersuari, por exemplo, que lembrou meu Meianov. Schumacher passando o Button na volta do pit stop e, depois, segurando o inglês sem cometer erros, divertindo-se com uma disputa, afinal. Foram mais de 40 voltas, e não passou. E teve mais? Acho que não.

Teve, sim, um Vettel apagado, que não conseguiu passar Webber na largada, teve um pit stop ruim, uma parada extra para troca de pneus, um fim de prova complicado com freios em petição de miséria, mas chegou ao pódio porque Hamilton, coitado, estava em segundo e furou o pneu na penúltima volta, enorme castigo para o mclariano.

Com isso, o rabudo do Alonso chegou em segundo. Rabudo porque não fez nada demais na corrida, sabedor de suas possibilidades limitadas com um carro que não é nada disso, e graças ao pneu de Hamilton e aos infortúnios de Vettel ganhou duas posições em relação à que estava no grid. Não é tonto, vai somando seus pontos.

Schumacher teve seu melhor resultado, um quarto lugar celebrado, certamente, com Button em quinto, Massa igualmente apagado em sexto (tocou no dalit Chandhok, mas não deu em nada), Sutil se virando para pontuar em sétimo, Kubica menos brilhante em oitavo com o Lada amarelo, Barrichello em nono sem pedradas e graças a uma bela largada e Jaiminho fechando os pontos e foi isso, e nada mais.

Nas nanicas, Senna-sobrinho largou bem, mas na terceira curva foi na sujeira e bateu sozinho. Os dois virginianos chegaram ao final em ritmo de GP2, assim como a Lotus de Trulli. Gosto muito das pequenas, mas elas estão ficando sem graça. Não pela lentidão, mas por uma certa falta de charme. Sei lá. Podiam inventar alguma coisa. Encher os boxes de gostosas peladas. Chamar artistas plásticos para pintar os carros. Fazer os pilotos descerem de paraquedas no grid. Alguma coisa. Elas precisam de marqueteiros. Lentidão, apenas, não empolga.

No campeonato, Button tem 70 pontos, Alonso encostou com 67, Vettel foi a 60 e Webber a 53. Olha o tamanho do prejuízo para Hamilton, que está em sexto com 49 e poderia ter saltado para 67, para ocupar a vice-liderança. Massa vai ficando para trás em relação a Ferdandón, El Fodón. São 18 pontos, e está precisando de um brilhareco para mostrar que está na briga.

Semana que vem tem Mônaco, vamos ver se a coisa melhora um pouco. Hoje foi de doer.