Blog do Flavio Gomes
Encontros

BOICOTE JÁ

SÃO PAULO (nem ficam vermelhos) – Nem preciso dizer que sou o maior entusiasta do mundo de eventos de carros antigos. De todos, dos menores aos maiores. Pois eis que fico sabendo que dos dias 10 a 12 de setembro vai acontecer no Pavilhão de Exposições do Anhembi o primeiro salão internacional de veículos antigos […]

SÃO PAULO (nem ficam vermelhos) – Nem preciso dizer que sou o maior entusiasta do mundo de eventos de carros antigos. De todos, dos menores aos maiores. Pois eis que fico sabendo que dos dias 10 a 12 de setembro vai acontecer no Pavilhão de Exposições do Anhembi o primeiro salão internacional de veículos antigos da cidade, batizado com o nome besta de “São Paulo Fashion Car 2010”. Quem promove é o Automóvel Clube do Brasil.

Vamos malhar o Judas, agora. Segue parte do release, do jeito que me mandaram:

O Automóvel Clube do Brasil tem o prazer em convidar aos Amigos Colecionadores e Admiradores do Antigomobilismo a participarem do primeiro “Salão Internacional de Veículos Antigos” da Cidade de São Paulo, em parceria com a Reed Alcântara Machado, Prefeitura Municipal de São Paulo e SP Turismo; Trata-se do São Paulo Fashion Car 2010, que será realizado de 10 a 12 de Setembro no Pavilhão do Parque de Exposições do Anhembi.

O “São Paulo Fashion Car” será um evento cultural onde teremos o resgate histórico Automobilístico através dos Automóveis Clássicos Antigos, da Moda, da Música e de Palestras técnicas sobre o tema Designer, o evento foi inserido no calendário oficial da cidade e será realizado todos os anos na semana da Pátria.

Veículos Clássicos com mais de 30 anos e em impecável estado de conservação, poderão participar da exposição, do leilão e concorrer a um dos prêmios que será oferecido aos melhores de cada categoria e ao prêmio máximo, “São Paulo Fashion Car”; Participe da Pré seleção.

Não eliminei erros ortográficos, nem de pontuação, nem a interessante palestra sobre “Designer” (não seria “design”?). Os organizadores que contratem um revisor, ou alguém que saiba escrever em português.

Não vou participar desse negócio, claro. Aliás, acho que todos os colecionadores e proprietários de clássicos deveriam boicotar esse evento. Como é que a Prefeitura tem a cara-de-pau de patrocinar um encontro de carros antigos no momento em que ela, Prefeitura, é a grande algoz dos colecionadores com essa picaretagem da inspeção veicular?

Picaretagem porque, insisto, a inspeção discrimina os carros antigos. Não contempla a diferença. Exige que carros de coleção sejam tratados como carros de uso normal. “Ah, mas os que têm placa preta são isentos”, dirá alguém. Verdade. Mas colocar placa preta nos atira nas garras dos clubes, das vistorias, dos despachantes. Se eu tenho um carro com mais de 30 anos de fabricação, deveria ter o direito de não colocar placa preta nele, não? Coloco se quiser. Se tiver grana para pagar todas as taxas. Se quiser ser sócio de um clube.

Por que a Prefeitura não aproveita o ensejo para montar um posto de inspeção da Controlar no Anhembi para colocar o selinho nos carros antigos? Ou para isentar todos os que se apresentarem, tenham placa preta ou não? Ou para discutir uma legislação específica para carros antigos em bom estado?

Não vão fazer nada disso, claro. Então, boicote ao evento. É tudo que posso sugerir àqueles que estão sendo tratados como inadimplentes pelos governos municipal e estadual porque não conseguem passar com seus clássicos por essa máfia da inspeção veicular.