Blog do Flavio Gomes
Indy, IRL, ChampCar...

ESCÁRNIO

SÃO PAULO (gosto dessa palavra) – Eu, claro, já desisti de colocar a boca no trombone. Mas não posso deixar de registrar reportagem do UOL sobre o legado da Indy em SP, que se traduz em guard-rails, zebras e blocos de concreto abandonados no entorno do Anhembi. Porque um cara da SPTuris teve a manha […]

SÃO PAULO (gosto dessa palavra) – Eu, claro, já desisti de colocar a boca no trombone. Mas não posso deixar de registrar reportagem do UOL sobre o legado da Indy em SP, que se traduz em guard-rails, zebras e blocos de concreto abandonados no entorno do Anhembi. Porque um cara da SPTuris teve a manha de dizer que aquilo é… atração turística!

Puta que pariu. Mostrem-me uma alma, uma só, que foi até o Anhembi para ver de perto os históricos guard-rails abandonados da Indy, que encerro a carreira aqui.

Meses atrás, quando comecei a chiar por conta desses esculacho urbanístico, o então (ou atual, sei lá) secretário de Esportes Walter Feldman entrou no meu Twitter para contestar a chiadeira e garantiu que estava em curso uma licitação para a “retirada dos equipamentos”. Isso foi em maio. Era uma evidente mentira, porque agora a SPTuris diz que nada vai ser retirado e tal.

Uma vergonha, mais uma, para esta cidade que há anos é tratada assim por suas autoridades. Eles fazem o que querem, mentem descaradamente, passam o dia pensando em proibir coisas e fiscalizar a vida privada de todo mundo (cigarro, luminosos, puteiros, radares, inspeção veicular, ônibus fretados, motocicletas, outdoors, relógios digitais, tudo é alvo, sem critério algum, sem discussão pública, autoritarismo puro) e não fazem picas.

Para se ter uma ideia, no começo do mês, dia 3, entrei com processo na Secretaria do Verde e do Meio-Ambiente para solicitar isenção da inspeção para meus carros com motores dois tempos. Não que eu não quisesse levá-los, apenas pelo prazer sádico de entupir as máquinas da Controlar, esse consórcio privado que virou uma fábrica de dinheiro para fazer aquilo que o Estado deveria fazer sem cobrar nada, já que o que não falta por aqui é imposto para ter carro (IPVA, licenciamento, seguro obrigatório, pedágios, multas). É que fui orientado pela própria Controlar a fazer isso, porque seus equipamentos não estão preparados para medir a fumaça dos dois tempos.

Hoje é dia 30, e até agora não me deram resposta, os processos estão parados. E são dificílimos de analisar… É preciso olhar a marca do carro e conferir se seu motor é dois tempos ou não. Algo que levaria, digamos, uns dois minutos. Aqui, justiça seja feita: o pedido de isenção para minha Lambretta, que não necessita de abertura de processo (com motos o procedimento é diferente, não me perguntem por quê), foi resolvido rapidinho.

Isso significa que não posso licenciar meus DKWs e meu SAAB. E, portanto, não posso rodar com eles. E como alguns já passaram do prazo do licenciamento, é possível que meu nome seja enviado à Fazenda do Estado porque estou atrasado com minhas obrigações, e assim tornar-me-ei um inadimplente aos olhos do governo.

Esta cidade é um inferno.