Blog do Flavio Gomes
F-1

KOREANAS (1)

SÃO PAULO (antes tarde) – Gostei da pista, deve ser divertida para guiar, mas a corrida vai ser ruim. É o que deu para depreender dos treinos da madrugada de hoje em Yeongam. Asfalto muito sujo, areia para todos os lados, canteiro de obras ainda… em obras. Mas tudo bem. Não é a primeira vez, […]

SÃO PAULO (antes tarde) – Gostei da pista, deve ser divertida para guiar, mas a corrida vai ser ruim. É o que deu para depreender dos treinos da madrugada de hoje em Yeongam. Asfalto muito sujo, areia para todos os lados, canteiro de obras ainda… em obras.

Mas tudo bem. Não é a primeira vez, nem a última, que um circuito é entregue com coisas para fazer. Estranho que tenha acontecido na Coreia do Sul, tão rica e eficiente. O cenário ainda é meio desolador, mas parece que o plano é fazer com que uma cidade seja erguida em torno e dentro do autódomo, cheia de arranha-céus e construções futuristas. Que se espere chegar o futuro, pois.

Webber saiu muito na frente, especialmente de Vettel, que ficou mais de 1s atrás. Com pneus duros e usados foi mais rápido que todos. Com pneus moles, bem mais rápido. Alonso segue sendo o cavaleiro solitário a desafiar os rubrotaurinos, mas precisa desesperadamente que alguém tire pontos do australiano. De preferência Massa, que continua tendo enormes dificuldades para andar no ritmo do companheiro. A McLaren é que pode ajudar, afinal, porque seus dutos mágicos funcionam bem nas grandes retas de Yeongam.

Kubica foi outro destaque, como sempre, e a Sauber deu um salto de qualidade nas últimas corridas. Acho que tem um pouco a ver com a experiência de Heidfeld, mais novo do que De la Rosa mas, por outro lado, muito mais útil que o espanhol com cara de paisagem. Heidfeld é um cara que merece estar na F-1. Só que ainda não tem vaga para 2011. E dificilmente terá. Na Sauber já sabe que não fica, diante da chegada de Sergio Pérez e seus pesos dourados.

Quanto ao circuito, é trabalhoso para os pilotos. Muitos trechos sinuosos, muitas mudanças de direção, muros perigosos e esquisitos e uma entrada de box que arrepia. O asfalto tem lá suas ondulações, mas considerando o fato de que a última camada foi colocada há poucos dias, até que ficou bom. Não teve tempo de curar, ainda, e há uma certa preocupação com sua resistência. Mas se até agora não aconteceu nada, é provável que nada aconteça até domingo.

A Red Bull é favorita à pole de novo, o que não é surpresa alguma. Alonso vai ter algum trabalho com Hamilton. Largar na frente vai ser muito importante. Eu achava que essa corrida iria eliminar de vez dois candidatos ao título, os dois da McLaren, como um paredão do Big Brother. Mas Hamilton e Button ganharam uma sobrevida. O que é ótimo para o campeonato.