Blog do Flavio Gomes
F-1

SUZUKAS (3)

SÃO PAULO (tomarei chás) – CQD, diria o professor de matemática: Vettel em primeiro, Webber em segundo. 1min30s785 para Tião Alemão, 0s068 à frente de Marcos Canguru. E a Red Bull parte para uma dobradinha daqui a pouco em Suzuka, inclusive porque não vai chover. Hamilton, o terceiro mais rápido, surpresa do dia, foi 0s384 […]

SÃO PAULO (tomarei chás) – CQD, diria o professor de matemática: Vettel em primeiro, Webber em segundo. 1min30s785 para Tião Alemão, 0s068 à frente de Marcos Canguru. E a Red Bull parte para uma dobradinha daqui a pouco em Suzuka, inclusive porque não vai chover. Hamilton, o terceiro mais rápido, surpresa do dia, foi 0s384 pior. Mas não vai poder incomodar muito, porque larga em oitavo — trocou o câmbio.

Herdou a segunda fila o excepcional Kubica, que terá Alonso ao seu lado na segunda fila. Fernandinho não brilhou e foi 0s567 pior que Vettel. É muita coisa. Para mostrar que é mesmo El Fodón de las Astúrias, terá de fazer mágica hoje. Amanhã. De madrugada, enfim. Bom, hoje é hoje no Japão. Hoje.

O primeiro time, dos que foram ao Q3, fechou com Button em quinto, Rosberguinho em sexto, Barrichello em sétimo, Hülkenberg em nono e Schumacher em décimo. A Williams passou a ser a quarta força do campeonato já há algum tempo, pelo menos em classificações — Kubica à parte, claro. A Mercedes ensaiou andar bem, mas no fim andou apenas discretamente. Eu achava que Schumacher seria capaz de alguma surpresa em Suzuka, mas ficou na ameaça.

Não houve disputa pela pole. Vettel fez um tempo bom o bastante na primeira volta, 1min30s792, e poderia ter ido embora para o hotel comer um temaki e tomar saquê. Mas quis garantir e baixou mais um pouquinho. Foi sua oitava pole no ano, 13ª na carreira. Se vencer, e Webber tiver algum azar improvável, recoloca-se na disputa com muita força.

Alonso vai ficar por ali, à espreita, sem arriscar muita coisa. Talvez tenha trabalho com Kubica na largada. Mas vai atrás do pódio para garantir seus pontinhos preciosos. E Hamilton, como parte um pouco mais para trás, poderá ser o homem-show da corrida. Sem direito de errar mais uma vez.

O resto do treino teve como único resultado surpreendente a atolada de Massa no Q2. O brasileiro larga em 12º, justo na semana em que o presidente da Ferrari pediu para que ele ajudasse Alonso. Mas, desse jeito, vai roubar pontos de quem? Kobayashi? Petrov? Foi, realmente, uma decepção enorme. Fez voltas todas tortas, desequilibradas, quase amadoras. É a terceira pior posição dele no grid em 2010. Nas outras duas, teve problemas no carro. Portanto, pode-se dizer que foi seu pior treino na temporada.

Lá atrás, no planeta das nanicas, a Lotus desgarrou mesmo das outras duas, e Di Grassi fez um trabalho honesto, ficando à frente de Glock, Senninha e Sakon de Grana Yamamoto.

O bom é que não precisamos esperar mais um dia inteiro até a corrida. É daqui a pouco. Quem aguentar o sono que assista. Suzuka é daquelas pistas onde se corre de verdade.