Blog do Flavio Gomes
Encontros

ISSO VAI SER LEGAL

SÃO PAULO (na agenda) – Está meio longe, ainda, mas não posso deixar de anunciar esse evento. O Tiago Songa, incansável defensor do antigomobilismo, é quem está organizando. Leiam abaixo: Conhecida por ser a capital do calçado, a cidade de Franca começará 2011 sendo a capital do calhambeque. O nome “calhambeque”, que alguns podem considerar […]

SÃO PAULO (na agenda) – Está meio longe, ainda, mas não posso deixar de anunciar esse evento. O Tiago Songa, incansável defensor do antigomobilismo, é quem está organizando. Leiam abaixo:

Conhecida por ser a capital do calçado, a cidade de Franca começará 2011 sendo a capital do calhambeque. O nome “calhambeque”, que alguns podem considerar pejorativo, define os automóveis dos anos 20 e da primeira metade dos anos 30. A corrida com esses carros acontece nos dias 29 e 30 de janeiro na pista do Speed Park, um circuito fechado de 1.400 metros com toda infraestrutura para este tipo de evento. Para quem não quer testar sua destreza ao volante, será realizado um campeonato de “Marcha Lenta” para os modelos “vintage” que possuem os “bigodes” como alternativa de aceleração e avanço do ponto do motor. O Pé na Tábua será realizado pelo jornalista e antigomobilista Tiago Songa, que também é diretor da Federação Brasileira de Veículos Antigos. A expressão “pé na tábua” nasceu nos anos 20. Os assoalhos dos veículos daqueles tempos eram feitos em madeira e para poder acelerar até o final, era necessário afundar o pedal até o fundo, batendo o sapato na madeira. Assim, o motorista literalmente batia o “pé na tábua”. Informações pelo e-mail corridapenatabua@gmail.com.